PUBLICIDADE
A radiologia tem por finalidade gerar imagens através de métodos de diagnósticos não invasivos e promover o tratamento de algumas patologias; situações nas quais as ferramentas utilizadas são as radiações ionizantes.
O desenvolver da área radiológica está associado às diversas áreas, porém em seu alicerce encontramos a física.
No ano de 1895, Wilhelm Conrad Röntgen (Físico nascido na Alemanha) descobriu os raios x quando estudava a luminescência produzida por raios catódicos e fez aplicação dos mesmos quase que imediatamnte.
Wilhelm Conrad Röntgen e a primeira radiografia;
que fora feita da mão de sua esposa.
Em 1896, Antoine Henri Becquerel (físico nascido na França) descobriu acidentalmente o fenômeno da radioatividade; proceso esse que consiste em elementos que possuem instablidade nuclear (excesso de energia), na busca de estabilidade acabam por emitir energia sob a forma radiante gama, alfa e beta.
Antoine Henri Becqerel descobriu o fenômeno
que hoje auxilia no tratamento do câncer.
O reconhecimento do uso de algumas faixas de radiação voltadas para diagnóstico e terapia foi reconhecido quase que imediatamentee, a partir daí a radiologia começou a nascer.
Aparelhos do tipo: raios x convencional, tomógrafo, mamógrafo, pet/ct, gama-câmara, spect, gamógrafo, foram criados para acompanhar e atender às nossas necessidades.
Atualmente, a área radiológica possui várias ramificações, veja algumas:
• Radiologia médica
• Radiologia odontológica
• Radiologia metalúrgica
• Radiologia ambiental
• Radiologia científica
• Radiologia alimentícia
• Radiologia de projetos
Esse ramo da ciência de grande importância encontra-se sobre um alicerce científico, o seu desenvolver está baseado em grande parte sobre ele.
Radiologia e física, uma ligação entre áreas de conhecimentos diferentes que deu certo.
Por Frederico Borges
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola