Topo
pesquisar

A Lei de Lenz

Física

Aproximação e afastamento de um ímã próximo a uma espira
Aproximação e afastamento de um ímã próximo a uma espira
PUBLICIDADE

Faraday, em seus estudos e experimentações, percebeu que a corrente induzida que aparecia no circuito mudava de sentido constantemente, ou seja, em um dado momento ela estava em um sentido em outro ela estava em sentido contrário ao primeiro. Apesar de perceber esse acontecimento, Faraday não conseguiu chegar a uma lei que indicasse como determinar o sentido da corrente induzida. Foi somente no ano de 1834, poucos anos após a publicação dos trabalhos de Faraday, que o físico russo Heinrich F.E. Lenz apresentou uma regra, atualmente conhecida como Lei de Lenz, que permite indicar o sentido da corrente induzida.

Quando um ímã se aproxima de uma espira, surge uma corrente induzida sobre ele. Essa corrente faz surgir um campo magnético, cujo sentido pode ser determinado pela regra de Àmpere. Ao aplicar essa regra verifica-se que o campo magnético tem sentido oposto ao campo magnético do ímã. Se fizermos o contrário, ao afastarmos o ímã da bobina perceberemos que a corrente induzida surge em sentido contrário à situação anterior e ao utilizar novamente a regra de Àmpere é possível perceber que o campo magnético criado pela corrente induzida tem o mesmo sentido do campo magnético do ímã.

Ao fazer essas observações Lenz concluiu que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Assim sendo, Lenz formulou uma lei que ficou conhecida como a Lei de Lenz e pode ser enunciada da seguinte forma:

A corrente induzida em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ele cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurélio da Silva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "A Lei de Lenz"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-lei-lenz.htm>. Acesso em 26 de maio de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa incorreta em relação à lei de Faraday-Lenz:

a) Ao aproximarmos um ímã de um material condutor, induziremos sobre ele uma corrente elétrica.

b) Uma mudança no fluxo de campo magnético sobre um condutor produz neste uma corrente elétrica cujo campo magnético opõe-se à variação do fluxo de campo magnético externo.

c) Uma mudança no fluxo de campo magnético sobre um condutor produz neste uma corrente elétrica cujo campo magnético favorece a variação do fluxo de campo magnético externo.

d) Se a velocidade relativa entre uma fonte de campo magnético e um condutor for nula, não haverá formação de corrente elétrica neste.

e) Mantendo-se constante o fluxo de campo magnético sobre um condutor, não haverá formação de corrente elétrica neste.

Questão 2

Assinale a alternativa, entre as alternativas abaixo, que ilustra uma situação em que não ocorrerá o surgimento de uma corrente elétrica induzida sobre um condutor:

a) Quando a fonte de campo magnético afastar-se do condutor.

b) Quando a fonte de campo magnético e o condutor moverem-se na mesma direção e sentido com velocidades iguais.

c) Quando a fonte de campo magnético e o condutor moverem-se na mesma direção, em sentidos opostos e com velocidades iguais.

d) Quando a área do condutor exposto ao campo magnético de um ímã variar em função do tempo.

e) Quando o condutor estiver girando com velocidade constante em um ponto próximo a um ímã.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola