Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Transdutor

Física

O transdutor é um dispositivo que transforma uma magnitude física, como temperatura, pressão ou posição, em sinal elétrico.
Os sensores de calor utilizam o transdutor para converter energia térmica em sinal elétrico.
Os sensores de calor utilizam o transdutor para converter energia térmica em sinal elétrico.
PUBLICIDADE

O transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro. Ele pode converter, por exemplo, uma magnitude física, como posição, velocidade, temperatura, luz, entre outras, em um sinal elétrico normalizado. Essa propriedade é utilizada principalmente por sensores.


Esquema de funcionamento de um transdutor

Um exemplo de transdutor é o microfone, que transforma energia sonora em sinal elétrico. Outro exemplo é o alto-falante, que funciona de forma inversa ao microfone, convertendo sinais elétricos em energia sonora.

Muitas vezes os transdutores e os sensores são tratados como se tivessem a mesma função, mas, na verdade, eles têm papéis diferentes. O sensor detecta uma variável física, que pode ser a pressão, a temperatura ou a intensidade de uma força, e o transdutor transforma essa medida em uma grandeza fácil de ser medida. Ele transforma um sinal de temperatura em um sinal elétrico, por exemplo.

Apesar de não serem o mesmo dispositivo, muitas vezes os transdutores e os sensores podem vir integrados, por isso acabam sendo chamados apenas como transdutores.

Os transdutores podem ser classificados como:

  • Ativos: geram um sinal elétrico em resposta a um estímulo e não precisam receber energia externa para produzir um sinal de saída;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Passivos: precisam ser excitados por uma fonte externa de energia para produzir um sinal de saída;


Esquema de funcionamento de transdutor passivo

  • Simples: Quando a transdução é feita em apenas um estágio, como é o caso de um sensor de posição que produz uma variação de tensão elétrica na presença de um material magnético;

  • Compostos: quando a transdução é feita em vários estágios entre o sinal de entrada e o de saída da magnitude física, que, por sua vez, é transformada em grandezas intermediárias durante o processo, conforme mostra a figura a seguir:


Esquema de funcionamento de um transdutor composto

Transdutores do corpo humano

O corpo humano é dotado de transdutores, e um exemplo é a nossa visão: a retina possui milhões de células fotorreceptores que recebem energia luminosa e transformam-na em impulsos eletroquímicos, que em seguida são decodificados pelo cérebro.

A audição também é um exemplo de transdutor do corpo humano. O ouvido recebe a energia sonora nas vibrações do ar, e essa energia é transformada em sinais elétricos no ouvido interno, que, por sua vez, são transmitidos pelo nervo até o cérebro. 


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "Transdutor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transdutor.htm. Acesso em 04 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é vetorial, isto é, em cada ponto do espaço ele apresenta um módulo, uma direção e um sentido específicos. O campo elétrico é responsável pelo surgimento das forças de atração e repulsão entre cargas elétricas. Suas unidades são o Volts por metro ou Newtons por coulomb.
Veja aqui as características de funcionamento de um microfone e seus principais tipos.