Topo
pesquisar

Campo magnético uniforme

Física

Campo magnético é uma região em volta de um ímã onde ocorre um efeito magnético, sendo esse efeito percebido pela ação de uma força magnética.
O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã
O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã
PUBLICIDADE

A figura acima nos mostra um ímã em forma de ferradura coberto por limalhas de ferro. De acordo com esta figura fica fácil entendermos o conceito de campo magnético. Sendo assim, em física definimos o campo magnético como sendo o espaço em volta do ímã onde se manifesta sua ação.

Em um ímã as linhas de indução magnética, por convenção, sempre saem do polo norte e chegam até o polo sul.  Com relação à figura acima, podemos verificar que perto dos polos, onde as propriedades magnéticas do ímã se manifestam com maior intensidade, as linhas de indução magnética estão mais próximas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campo magnético uniforme

Dizemos que um campo magnético é uniforme quando o vetor indução magnética apresenta características semelhantes, isto é, quando possui a mesma intensidade, direção e sentido. Concluímos que no campo magnético uniforme as linhas de indução são retas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas.

Obtemos um campo magnético uniforme entre duas faces polares (norte e sul), planas e paralelas. Vejamos a figura abaixo:

O campo praticamente uniforme entre duas faces polares norte e sul


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Campo magnético uniforme"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/campo-magnetico-uniforme.htm. Acesso em 24 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola