Haletos orgânicos

Química

PUBLICIDADE

Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos. O que seria um Halogênio? Átomos pertencentes ao grupo 7 A da Tabela Periódica: Cloro (Cl), Bromo (Br), Flúor (F), Iodo (I). Todos estes fazem parte da chamada família dos Halogênios.

Os Haletos orgânicos são representados por R – X onde X = Cl, Br, F, I.


2 – cloro 2 – metil – butano

Repare que o Cl está ligado a uma cadeia de hidrocarbonetos.

Exemplos de Haletos Clorados (Cl):

CFC’s

Sigla para Clorofluorcarbonetos, os populares freons. Estes Haletos são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

DDT

Abreviatura de Dicloro-difenil-tricloroetano, um inseticida que ficou mundialmente conhecido por sua eficiência em controlar doenças transmitidas por insetos (febre amarela, malária, tifo).

Gás lacrimogêneo

Também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. O gás lacrimogênio também possui o elemento Cloro como grupo substituinte.

Clorofórmio


Triclorometano

A presença dos três átomos de Cloro classifica o composto orgânico como Haleto, o mesmo ficou popularmente conhecido como Clorofórmio. Foi muito usado como anestésico em cirurgias, mas foi substituído por causar parada respiratória nos pacientes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Haletos orgânicos proporcionam ação spray
Haletos orgânicos proporcionam ação spray

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Haletos orgânicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/haletos-organicos.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(EsPCEx-SP) Tornou-se uma mania entre os alunos de diversas idades o hábito de carregar no lugar da antiga borracha o corretivo líquido. Muitos destes corretivos contêm diclorometano como solvente, que é prejudicial à saúde, por ser tóxico e muito volátil. Sua fórmula molecular é:

a) (C2H2)Cℓ2

b) CH2Cℓ2

c) C2Cℓ2

d) C2H2Cℓ2

e) CH3CH2Cℓ

Questão 2

Considere os pares de haletos orgânicos a seguir e indique em cada par aquele que provavelmente apresenta o maior ponto de ebulição:

a) I. 1-cloropropano e II. 1-bromopropano.

b) I. 1,2-diclorobutano e II. 1,3,-triclorobutano.

c) I. iodeto de t-butila e II. iodeto de isopropila.

d) I. 2-iodopropano e II. 2-clorobutano.

e) I. 1-tetraclorometano e II. diclorodifluorometano.

Mais Questões