Whatsapp

Haletos orgânicos

Química

PUBLICIDADE

Na Química Orgânica, os compostos que apresentam átomos de Halogênio se classificam como Haletos orgânicos. O que seria um Halogênio? Átomos pertencentes ao grupo 7 A da Tabela Periódica: Cloro (Cl), Bromo (Br), Flúor (F), Iodo (I). Todos estes fazem parte da chamada família dos Halogênios.

Os Haletos orgânicos são representados por R – X onde X = Cl, Br, F, I.


2 – cloro 2 – metil – butano

Repare que o Cl está ligado a uma cadeia de hidrocarbonetos.

Exemplos de Haletos Clorados (Cl):

CFC’s

Sigla para Clorofluorcarbonetos, os populares freons. Estes Haletos são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

DDT

Abreviatura de Dicloro-difenil-tricloroetano, um inseticida que ficou mundialmente conhecido por sua eficiência em controlar doenças transmitidas por insetos (febre amarela, malária, tifo).

Gás lacrimogêneo

Também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. O gás lacrimogênio também possui o elemento Cloro como grupo substituinte.

Clorofórmio


Triclorometano

A presença dos três átomos de Cloro classifica o composto orgânico como Haleto, o mesmo ficou popularmente conhecido como Clorofórmio. Foi muito usado como anestésico em cirurgias, mas foi substituído por causar parada respiratória nos pacientes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Haletos orgânicos proporcionam ação spray
Haletos orgânicos proporcionam ação spray

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Haletos orgânicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/haletos-organicos.htm. Acesso em 17 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(EsPCEx-SP) Tornou-se uma mania entre os alunos de diversas idades o hábito de carregar no lugar da antiga borracha o corretivo líquido. Muitos destes corretivos contêm diclorometano como solvente, que é prejudicial à saúde, por ser tóxico e muito volátil. Sua fórmula molecular é:

a) (C2H2)Cℓ2

b) CH2Cℓ2

c) C2Cℓ2

d) C2H2Cℓ2

e) CH3CH2Cℓ

Questão 2

Considere os pares de haletos orgânicos a seguir e indique em cada par aquele que provavelmente apresenta o maior ponto de ebulição:

a) I. 1-cloropropano e II. 1-bromopropano.

b) I. 1,2-diclorobutano e II. 1,3,-triclorobutano.

c) I. iodeto de t-butila e II. iodeto de isopropila.

d) I. 2-iodopropano e II. 2-clorobutano.

e) I. 1-tetraclorometano e II. diclorodifluorometano.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprofunde seus conhecimentos sobre reações de adição conhecendo esse tipo de reação com os ciclanos. Clique e confira!
Conheça as diferentes formas de classificação dos haletos orgânicos.
Clique para conhecer as principais características e a nomenclatura IUPAC das substâncias orgânicas denominadas de cloretos de ácido.
Nesse texto, você verá a composição química do clorofórmio, quais eram as suas antigas aplicações e por que hoje ele não é mais utilizado como anestésico em cirurgias.
Os compostos organoclorados são muito conhecidos em razão dos problemas ambientais que os pesticidas constituídos por eles causam. Saiba mais aqui!
Aqui você encontrará os grupos funcionais que identificam as principais funções orgânicas existentes.
Será que o vinagre neutraliza mesmo os efeitos do gás lacrimogêneo? Descubra se isso é verdade ou mito, além de ver também meios de se proteger.
Clique e aprenda quais são os tipos e como ocorrem as reações de adição em alcenos.
Conheça a montagem e os produtos formados em reações de substituição em alcanos.
Conheça as reações de substituição no benzeno e veja como montar as equações referentes a esses processos.