PUBLICIDADE
Os conceitos de química orgânica começaram a se desenvolver a partir do século 19, a partir daí um número significativo de compostos orgânicos foram sendo descobertos, e diante da enorme variedade tornou-se necessário um método sistemático para nomeá-los.
A nomenclatura dos alcanos está diretamente relacionada ao número de átomos de carbono na cadeia, confira em Nomenclatura dos alcanos.
Os prefixos na nomenclatura de alcanos se baseiam em números gregos. O sufixo "ano" é adicionado ao final de cada nome para identificar a molécula como um alcano. Por exemplo, propano é um alcano com três átomos de carbono, hexano é um alcano com seis átomos de carbono, e assim por diante.
A nomenclatura dos alcanos serve de base para todos os outros compostos orgânicos. Portanto, se você compreende a regra para nomear os hidrocarbonetos mais simples saberá nomear também outros mais complexos.
Os nomes dos dez primeiros alcanos ficaram mais conhecidos por serem empregados constantemente. Conheça então a nomenclatura para alcanos com mais de 10 C (carbonos):
A nomenclatura exposta neste contexto foi sistematizada pela Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada).
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!