PUBLICIDADE
As reações de adição são aquelas em que se adiciona um reagente a uma molécula orgânica.
Elas acontecem principalmente em compostos insaturados, especialmente alcenos, e ocorrem conforme mostrado genericamente abaixo, em que a dupla ou tripla ligação é rompida. Na realidade, a ligação pi (π), que é mais fraca que a ligação sigma (σ) da dupla, é rompida, permitindo a adição de átomos ou grupos de átomos aos carbonos que participavam da insaturação.
As reações de adição mais comuns são:
1. Adição de Hidrogênio (Hidrogenação ou reação de Sabatier-Senderens): Reação com gás hidrogênio (H2), catalisada por metal. Se a reação for de um alceno, produz um alcano:
2. Adição de Halogênios (Halogenação): Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica. Porém, desses, os mais utilizados são: Cl2 e Br2. Nesse caso, há a formação de um dialeto de alquila:
3. Adição de Halogenidretos (Hidro-Halogenação): Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio, por exemplo, o cloreto de hidrogênio da reação abaixo, com formação de um haleto de alquila:
É importante lembrar que esta e a próxima reação seguem a regioquímica de Markovnikov, em que o Hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado.*
4. Adição de água: Essa reação de hidratação ocorre em meio ácido como catalisador e há a formação de um álcool. Com exceção do eteno, os outros alcenos somente originam álcoois secundários nessa reação:
* Para uma explicação mais detalhada sobre a Regioquímica de Markovnikov, leia o texto “Regra de Markovnikov” .
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química