Whatsapp

Alcanos

Química

PUBLICIDADE

Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).

A estrutura física dos alcanos é de cadeia carbônica acíclica (alifática), saturada e homogênea, ou seja, cadeia aberta que apresentam simples ligações entre átomos de carbono. 


Metano

Como os alcanos se apresentam?

Os alcanos, conforme o número de átomos de carbono, podem apresentar-se em condições ambientes, nas fases sólida, líquida ou gasosa. Assim, os alcanos de cadeia normal de um a quatro carbonos são gases, de cinco a dezessete carbonos são líquidos e de dezoito carbonos em diante são sólidos. Os alcanos puros são incolores, os gasosos e os sólidos são inodoros e os líquidos têm cheiro característico (gasolina, por exemplo).

Onde podemos encontrar os alcanos?

Os alcanos estão na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na cera mineral.

Os alcanos são todos apolares. Desse modo, são insolúves em solventes fortemente polarizados, como a água, porém são solúveis em solventes apolares, como o benzeno, e em solvetes fracamente polarizados, como o àlcool.

Os compostos de cadeia aberta como o alcano foram denominados alifáticos (do grego aleifatos = gordura) no sentido de lembrar a sua natureza gordurosa.

Os alcanos são também chamados parafinas, devido ao fato de serem pouco reativos, ou seja, por apresentarem pouca afinidade com outros compostos (parum affinis = pouco afim). Assim sendo podemos dizer que são bastante estáveis, por isso só reagem com reagentes energéticos em condições energéticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas para que servem os alcanos? Eles são utilizados, dentre outras coisas, como matéria-prima para a preparação de muitos compostos na indústria petroquímica e também como combustível.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química orgânica - Química - Brasil Escola

Alcanos são utilizados na preparação da gasolina.
Alcanos são utilizados na preparação da gasolina.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Alcanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcanos.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

De acordo com a fórmula molecular, forneça a nomenclatura para os seguintes alcanos:

a) C5H12
b) C4H10
c) C3H8
d) C6H14
e) C7H16
f) C10H22

Questão 2

Os alcanos se encontram na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Escolha dentre as opções abaixo aquela que apresenta as principais fontes desses hidrocarbonetos.

a) minerais em geral, biogás, lixo orgânico.
b) gás natural, xisto betuminoso e cera mineral.
c) dejetos de animais e vegetais, hulha, águas amoniacais.
d) carvão coque, gás combustível, compostos aromáticos.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aqui você encontrará os grupos funcionais que identificam as principais funções orgânicas existentes.
Aqui neste texto você encontrará a definição do grupo funcional dos alcadienos, verá alguns exemplos deles no cotidiano e como é realizada a sua nomenclatura.
Conheça a montagem e os produtos formados em reações de substituição em alcanos.
Clique e conheça a reação química utilizada para produzir alcanos, a síntese de Wurtz!
Clique e aprenda quais são os tipos e como ocorrem as reações de adição em alcenos.
Conheça sobre o gás metano. Aprenda quais são as suas características e suas aplicações. Saiba quais riscos o composto oferece à saúde humana.