PUBLICIDADE
Os haletos orgânicos são compostos resultantes da substituição de um ou mais hidrogênios em moléculas de hidrocarbonetos, por átomos de halogênios, que podem ser o flúor, o cloro, o bromo ou o iodo.
A nomenclatura oficial desses compostos segue a seguinte regra abaixo:
Regras de nomenclatura de haletos orgânicos.
O prefixo “mono” praticamente não é usado. Note que os halogênios são tratados, nesse caso, como se fossem um radical, isto é, como um substituinte alquila.
Veja alguns exemplos:
Em haletos orgânicos com várias ramificações além do halogênio, segue-se a regra dos menores números, pois, conforme dito, os halogênios são apenas radicais, assim como os demais substituintes alquila, por isso eles não possuem nenhuma preferência. Além disso, se existirem insaturação e ramificações, a numeração da cadeia principal começa o mais próximo da insaturação e não do halogênio.
Também é necessário numerar a posição em que saem as ramificações e as insaturações e colocar os radicais em ordem alfabética, conforme mostrado a seguir:
Observe, nesse último caso, que o nome dado não foi 3-cloro-5-metil-hexano, porque, conforme dito, devemos seguir a regra dos menores números.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química