Organometálicos são os compostos orgânicos que possuem pelo menos um átomo de metal ligado a um átomo de carbono. Normalmente os metais que formam esse tipo de substância são: magnésio (Mg), zinco (Zn), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg).
Dentre os organometálicos mais comuns estão os organomagnésios, mais conhecidos como compostos ou reagentes de Grignard, cujo metal ligado ao carbono é o magnésio, e ele, por sua vez, está ligado a um halogênio, que pode ser um dos seguintes elementos da família 17 da Tabela Periódica: flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br) e iodo (I).
Os compostos organometálicos são normalmente tóxicos, pois possuem metais que se acumulam no organismo e são mais solúveis em compostos orgânicos do que outros compostos inorgânicos que têm a presença desses metais. Um exemplo em que isso pode ser visto é quando garimpeiros ou indústrias jogam compostos organometálicos em lagos e rios. Os resultados são graves problemas para a saúde dos usuários dessas águas (tanto humanos como animais), como também outros problemas ecológicos.
A seguir temos três exemplos de compostos organometálicos presentes em nosso dia a dia:
• Cloreto de etil-mercúrio (H3C ─ CH2 ─ HgCl): esse composto pode ser usado como fungicida na preservação de sementes. Entretanto, seu uso é muito perigoso, pois, por possuir mercúrio, ele é altamente tóxico, principalmente para o sistema nervoso;
• Butil-lítio (H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ Li): esse composto é usado como iniciador de polimerização para a produção de elastômeros, isto é, polímeros com propriedades elásticas;
• Tetraetil-chumbo (ou chumbotetraetila): por muito tempo esse composto foi usado como antidetonante na gasolina, pois aumentava sua octanagem e o rendimento do motor. No entanto, junto com a queima da gasolina, esse composto liberava chumbo para o meio ambiente, causando a poluição da atmosfera. Esse chumbo é tóxico, polui o meio ambiente e é especialmente perigoso porque afeta o cérebro, ocasionando efeitos na coordenação motora.
Estrutura do Tetraetil-chumbo.
Assim, em seu lugar está sendo usado outro organometálico: o ferroceno, que possui em sua estrutura dois anéis ciclopentadienila em cada lado de um ferro, conforme mostrado nas estruturas químicas abaixo:
Estrutura do ferroceno.
A nomenclatura dos organometálicos segue o seguinte esquema:
Exemplos:
CH3
│
CH2
│
H3C ─ CH2 ─Al : trietilalumínio
│
CH2
│
CH3
H3C ─ CH2 ─ CH2 ─ Li : propil-lítio
Se for um composto de Grignard, temos:
Exemplos:
H3C ─ CH2 ─ MgCl : Cloreto etil-magnésio
H2C ═ CH ─ MgBr : Brometo de vinil-magnésio
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Compostos Organometálicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-organometalicos.htm. Acesso em 27 de janeiro de 2021.
Indique a nomenclatura do composto de Grignard mostrado a seguir:
H3C ─ CH2 ─ MgCl
a) cloreto de fenil magnésio
b) propil-magnésio-cloro
c) cloreto de etil-magnésio
d) etil-cloreto de magnésio
e) cloreto de magnésio etílico
Considere as reações genéricas a seguir:
R ─ X + Mg → R ─ MgX
R ─ MgX + RX →R ─ R+ MgX2
Com base nessas reações, complete as equações indicando os nomes de A e B.
H3C ─ CH2 ─ Br + Mg → A
A + H3C ─ CH2 ─ Br → B + MgBr2
a) brometo de metil-magnésio e butano.
b) brometo de etil-magnésio e etano.
c) brometo de magnésio etílico e butano.
d) brometo de magnésio etílico e etano.
e) brometo de etil-magnésio e butano
Mais Questões