close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Decomposição

A decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias que promove a degradação da matéria orgânica e a liberação de nutrientes ao meio.

O processo de decomposição é responsável por degradar a matéria orgânica
O processo de decomposição é responsável por degradar a matéria orgânica
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados. Esse processo é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois garante a ciclagem de nutrientes.

O que é decomposição?

Decomposição é um termo usado para descrever os processos em que a matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes. Esse nutrientes são devolvidos ao meio e podem ser reaproveitados por outros organismos. Assim sendo, podemos concluir que os decompositores são organismos fundamentais para a realização dos ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, pois liberam essas substâncias para que possam ser reutilizadas.

Quem são os decompositores?

Os organismos chamados de decompositores são as bactérias e os fungos, que são capazes de realizar o processo de decomposição como forma de adquirir energia. Existem decompositores aeróbios, os quais necessitam de oxigênio para realizar suas atividades, e os anaeróbios, os quais não necessitam de oxigênio.

Fatores que interferem na decomposição

Diversos fatores interferem no processo de decomposição, tais como temperatura, umidade e oxigênio. A temperatura é fundamental para a decomposição, pois o calor é um importante fator de aceleração do processo, garantindo uma maior reprodução dos micro-organismos. A umidade também é importante porque garante um local adequado para a proliferação dos fungos e bactérias, além de gerar um ambiente propício para a germinação de esporos. O oxigênio, por sua vez, permite que ocorra a respiração celular e é fundamental para decompositores aeróbios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que aconteceria se não houvesse decomposição?

A decomposição é um processo que faz com que alguns nutrientes retornem à natureza. Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.

Quando é importante que não ocorra decomposição?

A decomposição é responsável por destruir nossos alimentos, sendo assim, evitá-la é um procedimento importante nesses casos. Nós fazemos isso diariamente ao colocar alimentos na geladeira, evitando, assim, a proliferação de bactérias e fungos e o início precoce da decomposição.

A não decomposição também é importante para a Paleontologia. O surgimento de fósseis só é possível por causa de um soterramento rápido e de uma baixa taxa de decomposição. Alguns mamutes foram encontrados intactos no gelo, o que indica que a decomposição não ocorreu nesses seres, provavelmente em virtude das baixas temperaturas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Decomposição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm. Acesso em 16 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(PUC-CAMPINAS) Ao queimar o bagaço da cana para obter energia, o homem está desempenhando um papel comparável ao nível trófico dos:

a) Produtores primários

b) Desnitrificantes

c) Decompositores

d) Predadores

e) Parasitas

Exercício 2

(UDESC) Analise as proposições abaixo a respeito da energia nos ecossistemas.

I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Esse processo é chamado de fotossíntese;

II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida;

III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional: tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores;

IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes;

V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência por meio da decomposição da matéria orgânica morta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Estude agora


Especiação

Especiação envolve vários acontecimentos ou processos que resultam na formação de novas espécies. Essa sucessão...

Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Hrokheimer

Um dos livros mais importantes da filosofia contemporânea, “Dialética do esclarecimento” faz uma crítica à...
FC
+ Novo FlashCard
Novo
Visão Geral
Visão Geral
Testar Conhecimentos
Play
Informações
Info
Editar FlashCard
Delete FlashCard