Topo
pesquisar

Alotropia do Enxofre

Química

A alotropia do enxofre é uma propriedade que esse elemento tem de formar várias substâncias simples diferentes. Seus alótropos principais são: rômbico e monoclínico.
PUBLICIDADE

Alotropia é a propriedade que certos elementos químicos possuem de formar diferentes substâncias simples, isto é, substâncias formadas apenas por um único tipo de elemento.

As diferentes substâncias formadas são chamadas de formas ou variedades alotrópicas ou de alótropos.

Esses alótropos podem se diferenciar por dois motivos principais, que são:

1. Sua tomicidade: a quantidade de átomos que forma a molécula;

2. Estrutura: O arranjo dos átomos no retículo cristalino é diferente em cada forma alotrópica.

O enxofre (S) é um elemento que possui a maior variedade de formas alotrópicas, incluindo as moléculas de S2, S4, S6 e S8, que se diferenciam pela quantidade de átomos em cada molécula. Todos esses alótropos do enxofre podem ser encontrados em locais propícios a erupções vulcânicas, entre as temperaturas de 444,6 ºC e 1 000 ºC.  No entanto, acima de  1 000 ºC, o S2 começa a se dissociar em enxofre atômico (S0).

No entanto, os alótropos mais importantes do enxofre são dois: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.

Ambos são formados pela mesma fórmula molecular, S8, sendo que a diferença entre os dois está no arranjo espacial dos átomos no retículo cristalino.

Estrutura cristalina do enxofre (S8)

Conforme se pode ver na imagem abaixo, o enxofre rômbico se apresenta na forma de cristais amarelos e transparentes, enquanto o monoclínico tem a forma de agulhas e são opacas:

Formato de cristais e de agulhas do enxofre rômbico e monoclínico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre essas duas formas alotrópicas do enxofre, o rômbico é o mais comum. Ele possui densidade igual a 2,07 g/cm3 a 20 ºC, ponto de fusão igual a 112,8 ºC e ponto de ebulição igual a 444,6 ºC.

O monoclínico tem densidade de 1,96 g/cm3 a 20 ºC, ponto de fusão igual a 119 ºC e o mesmo ponto de ebulição do enxofre rômbico. Em condições ambientes, ambos são um pó amarelo, inodoro, insolúvel em água e muito solúvel em sulfeto de carbono (CS2).

Uma área de armazenamento do enxofre em pó

O enxofre possui várias utilizações industriais, sendo que a principal é na produção do ácido sulfúrico, H2SO4, que, por sua vez, é bastante utilizado na fabricação de diversos produtos. Devido a sua importância econômica, muitas vezes o consumo do ácido sulfúrico pode indicar o grau de desenvolvimento de um país.

Outra aplicação importante do enxofre é na vulcanização da borracha, que é a adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um polímero tridimensional, com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias carbônicas.  Isso torna a borracha natural mais resistente e flexível, pronta para diversos usos, como a fabricação de pneus.

O enxofre também é utilizado na produção da pólvora negra, inseticidas, cosméticos e produtos farmacêuticos, como antibióticos à base de sulfa.

* Créditos editorial pela imagem: <a data-cke-saved-href="http://www.shutterstock.com/gallery-252589p1.html?cr=00&pl=edit-00" href="http://www.shutterstock.com/gallery-252589p1.html?cr=00&pl=edit-00" "="" rel="nofollow" target="_blank">emran / Shutterstock.com


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Mineiro de enxofre em cratera do vulcão, com a mínima proteção num ambiente de trabalho perigoso, em 2010, na Indonésia*
Mineiro de enxofre em cratera do vulcão, com a mínima proteção num ambiente de trabalho perigoso, em 2010, na Indonésia*

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Alotropia do Enxofre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alotropia-enxofre.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Entre as aplicações e características descritas a seguir, qual delas se refere ao enxofre?

a) Cortar blocos de granito;

b) Desinfecção da água;

c) Bom condutor de calor e eletricidade;

d) Produção do ácido sulfúrico;

e) Produção de energia em uma célula de um ser vivo.

Questão 2

Alotropia é a capacidade que um determinado elemento possui de dar origem a susbtâncias simples diferentes, mesmo tendo apenas um tipo de átomo. O elemento químico enxofre apresenta duas importantes formas alotrópicas, que são:

a) Enxofre monoclínico e grafita

b) Enxofre rômbico e monoclínico

c) Enxofre branco e vermelho

d) Enxofre rômbico e fulereno

e) Enxofre rômbico e diamante

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola