Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ponto de Fusão e Ebulição – Propriedades Periódicas

O ponto de fusão e de ebulição são propriedades periódicas dos elementos, pois eles variam com a variação dos números atômicos ao longo da Tabela Periódica.

O tungstênio (W) é usado em filamentos de lâmpadas porque ele possui alto ponto de fusão e grande resistência ao calor
O tungstênio (W) é usado em filamentos de lâmpadas porque ele possui alto ponto de fusão e grande resistência ao calor
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O ponto de fusão e ebulição são, repectivamente, as temperaturas em que os materiais passam do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso ou a temperatura máxima em que o líquido pode permanecer nesse estado físico em uma determinada pressão.

Os pontos de fusão e ebulição dos elementos químicos da Tabela Periódica variam de acordo com os seus números atômicos, o que significa, então, que são propriedades periódicas.

Na Tabela Periódica, a ordem de crescimento das temperaturas de fusão e ebulição dos elementos químicos segue o seguinte esquema de setas:


Crescimento do ponto de fusão e de ebulição na Tabela Periódica

Veja que, quando consideramos os elementos pertencentes a uma mesma família do lado esquerdo da Tabela, os pontos de fusão e ebulição diminuem conforme o número atômico do elemento aumenta, ou seja, de baixo para cima. Isso pode ser visto nos valores dos pontos de fusão e ebulição a 1 atm para os elementos da família 1 mostrados a seguir:


Pontos de fusão e ebulição dos elementos da família 1

Já do lado direito da Tabela Periódica ocorre o contrário, o sentido do crescimento do ponto de fusão e de ebulição dos elementos pertencentes a uma mesma família aumenta de cima para baixo. Por isso, os elementos com menores temperaturas de fusão e ebulição estão situados na parte superior da Tabela. A única exceção é o carbono, que possui um ponto de fusão igual a 3550 ºC e um ponto de ebulição igual a 4287ºC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Do contrário, a maioria desses que possuem pontos de fusão e ebulição baixos apresenta-se como gases ou como líquidos em temperatura ambiente ao nível do mar. Como é o caso dos gases nobres, do nitrogênio, do oxigênio, do flúor e do cloro, que estão na parte superior à direita na Tabela.

Agora, quando se trata de elementos pertencentes ao mesmo período (mesma linha na Tabela), vemos que os pontos de fusão e ebulição aumentam das laterais para o centro da Tabela. Veja o exemplo para os elementos do segundo período:


Ponto de fusão e ponto de ebulição para os elementos do segundo período da Tabela Periódica

O tungstênio (W) é um elemento que fica no centro da Tabela Periódica e o seu ponto de fusão é o maior entre os metais, sendo igual a 3422ºC. É por isso que ele é usado nos filamentos de lâmpadas incandescentes, pois consegue suportar altas temperaturas sem derreter.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ponto de Fusão e Ebulição – Propriedades Periódicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ponto-fusao-ebulicaopropriedades-periodicas.htm. Acesso em 26 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


Comparação entre pontos de ebulição das substâncias

Descubra como as interações intermoleculares e as massas molares das substâncias interferem nos seus respectivos pontos de ebulição.
Química

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

Entenda o que é a propriedade periódica da eletroafinidade e qual é o seu comportamento ao longo da Tabela Periódica.
Química

Eletronegatividade

Acesse o texto para saber o que é eletronegatividade, como ela varia na Tabela Periódica e como se difere da eletropositividade. Resolva alguns exercícios.
Química

Energia de Ionização

Entenda quais são os fatores envolvidos na energia que se precisa fornecer para retirar um elétron de um átomo isolado gasoso, que é denominada energia de ionização.
Química

Gases Nobres

Os gases nobres são os únicos elementos encontrados na forma isolada na natureza. Saiba mais sobre eles aqui neste artigo!
Química

Propriedades periódicas

Conheça as principais propriedades periódicas dos elementos, como raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica. Depois, treine com exercícios.
Química

Propriedades periódicas e aperiódicas

Qual a diferença entre as propriedades que envolvem a Tabela Periódica.
Química

Tabela Periódica e Diagrama de Energia dos Elementos

Veja como você pode descobrir a localização de um átomo na Tabela periódica por meio da distribuição eletrônica no diagrama de energia.
Química

Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos

Quais fatores influem no ponto de ebulição?
Química

Variação do Raio Atômico em Ligações Químicas

O raio do cátion é sempre menor que o do átomo original, e o do ânion é sempre maior.
Química