Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é golpe de Estado?

Golpe de Estado é a destituição ilegal, seja por meio da força das armas ou de uma ação política e jurídica ilegal, de um governo legitimamente constituído.

Desfile de soldados uniformizados sendo vistos pela população.
Desfile de soldados na Era Vargas. O uso de forças militares é um meio pelo qual um golpe de Estado pode ser realizado. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Golpe de Estado é a destituição ilegal de um governo que foi legalmente constituído. Essa destituição pode ser realizada por intermédio de manobras políticas e jurídicas, bem como pela intimidação com o uso de armas. Por meio de um golpe, as instituições e a democracia são atacadas para que um novo governo seja formado à força.

Existem grandes diferenças entre golpes de Estado e revoluções, pois os golpes não visam à manutenção do status quo, não promovem transformações nas estruturas da sociedade e, em geral, representam os interesses das elites econômicas. Ao longo da história republicana do Brasil, alguns golpes foram realizados.

Leia também: O que é intervenção federal?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre golpe de Estado

  • Golpe de Estado é a destituição ilegal de um governo eleito democraticamente.

  • Essa destituição pode acontecer pelo uso da força militar ou por meio de manobras políticas e jurídicas.

  • Os golpes de Estado são realizados com apoio das elites econômicas.

  • Não promovem alteração do status quo.

  • Ao longo da história brasileira, aconteceram golpes de Estado em algumas ocasiões, como em 1930, 1937, 1964 e 2016.

O que é golpe de Estado?

O golpe de Estado é o ato de destituir à força ou de maneira ilegal um governo constituído de maneira democrática e legal (do ponto de vista da lei). Em outras palavras, o golpe de Estado é a derrubada de um governo por meio de artifícios ilegítimos para que um novo governo possa assumir o poder de um Estado.

Um golpe de Estado é muito relacionado com uma ação militar que derruba por meio do poder das armas de fogo um governo legalmente constituído para estabelecer um governo controlado pelos militares ou um governo civil aliado a eles. Entretanto, um golpe de Estado também acontece por meio de manipulação da Justiça e da política.

Sendo assim, quando a Justiça toma decisões inconstitucionais para consolidar a destituição de um governo ou quando o sistema político age de maneira ilegal, isso também é entendido como golpe de Estado. Também trata-se de um golpe quando um governo instituído se recusa a sair do poder após ser derrotado em uma eleição e mantém-se no poder ilegalmente. Para esses casos, pode ser usado o termo “autogolpe”.

Muitas vezes, golpes de Estado contam com apoio popular, mas esse apoio à destituição de um governo democraticamente eleito não altera a definição de golpe de Estado. Portanto, um golpe continua sendo entendido como um golpe mesmo com o apoio popular. Esse apoio pode ser obtido por meio de manipulação das informações ou simplesmente pelo desrespeito da população ao sistema democrático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Golpes de Estado são entendidos como ações realizadas pela elite, pois são conduzidos por um grupo específico que detém poderio político e econômico que visa à instalação de um governo que mais agrade aos seus interesses. Além disso, golpes de Estado não promovem alterações no status quo, contribuindo, na verdade, para a adoção de medidas de austeridade e acentuação da desigualdade social.

Veja também: Ditaduras latino-americanas — governos antidemocráticos e terroristas na América Latina

Qual a diferença entre golpe e revolução?

Quando o assunto é golpe de Estado, muitos se questionam sobre a diferença entre este e revolução. Golpes de Estado sempre são acompanhados de retórica que procura enquadrar aquele ato como uma ação revolucionária como forma de garantir legalidade ideológica para o acontecimento. No entanto, golpe e revolução são coisas distintas.

O golpe, como mencionado, é um ato de subversão da ordem em que a normalidade institucional e democrática de um Estado é interrompida. Assim, um governo legítimo e eleito democraticamente é destituído por outro, que toma o poder à força. Pode conter apoio popular, mas o que determina o andamento de um golpe de Estado são os interesses das elites econômicas. Por fim, um golpe não promove nenhuma alteração no status quo.

Uma revolução é uma grande mobilização popular que resulta em transformações estruturais na forma como um Estado se organiza. Assim, mudanças econômicas, sociais e políticas se dão com uma revolução, alterando profundamente o status quo. Uma revolução é um movimento popular e é conduzido pelos interesses da população em um processo revolucionário.

Saiba mais: 9 golpes de Estado que aconteceram no Brasil entre 1822 e 1964

Golpes de Estado na história do Brasil

A história republicana do Brasil é marcada por golpes de Estado ou por tentativas fracassadas de golpes. Podemos iniciar destacando que a república no Brasil se estabeleceu por meio de um golpe que interrompeu a ordem institucional do país, a monarquia, a partir de um levante militar e se concretizou por meio de um golpe parlamentar.

Algumas tentativas fracassadas de golpes de Estado no Brasil, foram:

Na história brasileira, alguns acontecimentos marcantes também são entendidos pela historiografia como golpes. São eles:

  • Revolução de 1930: causou a destituição de Washington Luís da presidência e o empossamento de Getúlio Vargas no poder. Apesar de ser conhecido como revolução, esse movimento é entendido como resultado de dissidências no interior das oligarquias brasileiras que resultaram em um levante armado que golpeou Washington Luís.

  • Golpe do Estado Novo: em 1937, Getúlio Vargas realizou um autogolpe no qual ele anunciou o fechamento do Congresso Nacional, impôs uma nova Constituição e estabeleceu uma ditadura, conhecida como Estado Novo, que se estendeu até o ano de 1945.

  • Golpe de 1945: a ditadura de Vargas, por sua vez, se encerrou com um golpe branco, pois Vargas foi obrigado pelos militares a renunciar ao poder. Depois que isso aconteceu, os militares transmitiram o poder aos civis, que elegeram Eurico Gaspar Dutra como presidente.

  • Contragolpe em 1955: um golpe que foi realizado para evitar que outro golpe fosse realizado. Aconteceu por intermédio de Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra. Esse evento é conhecido como Movimento de 11 de novembro de 1955, sendo marcado pela destituição de Carlos Luz por meio de uma intervenção militar e a nomeação de Nereu Ramos, que governou o Brasil até a posse de Juscelino Kubitschek, em janeiro de 1956.

  • Golpe de 1964: um golpe civil-militar foi realizado contra o presidente João Goulart, dando início ao período da Ditadura Militar, que se estendeu por 21 anos. Esse golpe foi organizado pelos militares, grande empresariado, grande imprensa e demais camadas conservadoras da sociedade que desejavam barrar o avanço do trabalhismo e interromper o processo de democratização da sociedade brasileira e de crescimento dos movimentos sociais e do engajamento político-partidário da população. Por fim, com esse golpe um projeto de austeridade foi imposto.

  • Impeachment de Dilma Rousseff: já em 2016, um golpe parlamentar foi realizado no Brasil e resultou na destituição de Dilma Rousseff do poder. Essa presidente foi destituída sob o argumento de cometer crime de responsabilidade após ser acusada de realizar pedaladas fiscais. A destituição de Dilma do poder também foi resultado de uma crise política e econômica, além do desejo de uma camada conservadora da sociedade de interromper as políticas de inclusão em curso no país.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que é golpe de Estado?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-golpe-estado.htm. Acesso em 28 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


O que foi o AI-5?

Clique neste link para saber mais sobre o decreto mais conhecido que foi realizado pelos militares durante a Ditadura Militar. Entenda o que foi o Ato Institucional número 5, qual foi o contexto histórico em que esse decreto entrou vigor, veja suas consequências e quando ele foi revogado.
O que é História?

O que foi o Estado Novo?

Você sabe o que foi o Estado Novo? Leia este texto e saiba detalhes desse que foi um dos períodos mais conturbados da História política do Brasil.
O que é História?

O que é Ditadura Militar?

Clique aqui para saber o que foi a Ditadura Militar no Brasil. Aprenda sobre a economia na época e quais foram as consequências desse regime.
O que é História?

O que é Iluminismo?

Clique aqui e saiba mais sobre o iluminismo. Conheça seus três tipos: o francês, o britânico e o americano. Confira o que cada um defendeu.
O que é História?

O que é Reforma Política?

Saiba o que é a reforma política, como ela funcionaria e os seus principais pontos em debate.
O que é Geografia?

O que é Revolução?

O que é Revolução? Leia este texto e conheça as transformações que o conceito de revolução sofreu ao longo da modernidade.
O que é História?

O que é corrupção?

Você sabe o que é corrupção? Com este texto, você entenderá a origem desse conceito e as reflexões sobre ele ao longo da história!
O que é História?

O que é democracia?

Você sabe o que é democracia? Leia este texto e saiba onde nasceu, que importância tem e quais são as características desse modelo político.
O que é História?

O que é estado de exceção?

Clique e acesse para saber o que é estado de exceção. Entenda em quais contextos ele pode ser acionado e também os tipos existentes.
O que é História?

O que é extradição?

Clique no link e descubra o que é extradição. Entenda como ela acontece e quais os critérios para que o Brasil aceite um pedido de extradição.
O que é História?

Ditadura Militar no Brasil

Clique e acesse este texto para saber um pouco mais sobre a Ditadura Militar, um período ditatorial de nossa história republicana que se estendeu por 21 anos.
História do Brasil

Golpe Militar de 1964 e o início da ditadura no Brasil

Clique para saber tudo a respeito do Golpe de 1964: seu contexto histórico, articulação e consequências. Confira ainda um mapa mental completo sobre o tema!
História do Brasil

Era Vargas

Acesse este link para ler um texto do Brasil Escola sobre o período da história brasileira conhecido como Era Vargas. Entenda as características básicas da Era Vargas, como Vargas ascendeu à presidência e como foi finalizado esse período. Por fim, veja algumas informações sobre as fases desse período.
História do Brasil

PUBLICIDADE