Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é democracia?

O que é?

O que é democracia? É um modelo político originado na antiga Grécia, mas que teve em seu desenvolvimento moderno a sua principal condição de adaptação mundial.
O sufrágio, ou voto, é um dos componentes fundamentais da democracia
O sufrágio, ou voto, é um dos componentes fundamentais da democracia
PUBLICIDADE

Sabemos que a palavra “democracia” nasceu na Grécia, especificamente na cidade-Estado de Atenas, no período clássico, sendo composta pelos radicais “demos” e “kratos”, que significam, respectivamente: “povo” e “governo”. Em linhas gerais, a democracia é definida, desde a antiga Grécia, como “governo do povo”, ou “governo popular”, em contraposição a outras formas de governo, que também remontam à Idade Antiga, como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania, a oligarquia, entre outros. Entretanto, quando pensamos em democracia no mundo contemporâneo, algumas nuances devem ser feitas.

  • Democracia moderna

A democracia moderna, tal como a concebemos hoje, isto é, pautada em ordenamentos jurídicos e instituições políticas sólidas, que representam os três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), só se tornou possível após a derrocada do Antigo Regime Absolutista, na transição do século XVIII para o século XIX. Com a Revolução Francesa e, depois, a Era Napoleônica, surgiram na Europa alguns dos alicerces do que viria a ser o nosso modelo de regime democrático: a formação de grandes centros populacionais, em virtude da Revolução Industrial; a noção de povo associada a uma nação; a soberania política da nação passou a ser vinculada a esse povo, e não mais ao rei; e a instituição do voto, ou sufrágio universal, como parte do sistema representativo direto.

  • Diferenças entre a democracia ateniense e a democracia moderna

A democracia desenvolvida em Atenas não era considerada o melhor dos governos possíveis (como é hoje o nosso modelo de democracia), e isso por um motivo razoavelmente simples: apenas uma fração mínima dos “homens livres” integrava a vida política de Atenas. Mulheres, escravos, estrangeiros e outras categorias sociais não tinham direito de participar das deliberações da Assembleia (Ekklesia). A experiência da democracia ateniense tinha como preocupação fundamental, antes de qualquer coisa, evitar a tirania – pior forma de governo para época. Do mesmo modo, a forma de governo aristocrático também cumpria esse papel.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra diferença importante da democracia grega para a nossa é ressaltada pelo pesquisador Robert A. Dahl. Vejamos:

Também acrescentamos uma instituição política que os gregos não apenas consideravam desnecessária para suas democracias, mas perfeitamente indesejável: a eleição de representantes com autoridade para legislar. Poderíamos dizer que o sistema político inventado pelos gregos era uma democracia primária, uma democracia de assembleia ou uma democracia de câmara de vereadores. Decididamente, eles não criaram a democracia representativa como hoje a entendemos. [1]

A Ekklesia, assembleia grega, era um modelo de instituição política bastante restrito. Como Dahl ressalta, era uma espécie de democracia primária, em termos de representatividade, um “embrião” do que viria a ser a democracia representativa na sociedade de massas.

NOTAS

[1] DAHL, Robert A. Sobre a democracia. Trad. Beatriz Sidou. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. p. 117.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "O que é democracia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-democracia.htm. Acesso em 21 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que foi o Estado Novo? Leia este texto e saiba detalhes desse que foi um dos períodos mais conturbados da História política do Brasil.
O conceito de cidadania e suas implicações no campo das leis, da sociedade e do espaço geográfico.
O que é fisiocracia? Saiba o que foi uma das primeiras doutrinas econômicas modernas!
Você sabe o que é golpe de Estado? Leia este texto e entenda como se originou essa noção e que significado estrito ela tem hoje em dia.
Entenda como funciona um processo de licitação, as modalidades e quem pode participar das licitações. Neste texto, você conhecerá as características dos seis tipos de licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão.
Clique e acesse este texto para saber mais sobre uma das principais formas de governo existente: a monarquia. Conheça as características e os tipos existentes.
Você sabe o que é república e onde e quando ela teve origem? Leia este texto e tire suas dúvidas!
Clique aqui para entender o que é tirania, tanto na concepção clássica quanto na concepção moderna. Conheça um pouco sobre alguns governantes tiranos.
Acesse este link para descobrir o que é democracia racial, qual a importância de buscar por uma democracia racial e como isso afeta a composição de nossa sociedade.
As características dessa importante instituição política estabelecida pelos gregos.
O contraponto entre duas formas de governo que parecem opostas.
Duas formas de organização experimentadas no interior do regime democrático.
Uma combinação que agitou a política brasileira entre 1945 e 1964.