Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sintaxe: um olhar mais atento

Gramática

A sintaxe é uma parte da gramática responsável por funções específicas, como compreender as relações estabelecidas entre os elementos de uma oração.
Desenvolva um olhar mais atento acerca das características que norteiam a sintaxe, de forma a apreendê-las melhor
Desenvolva um olhar mais atento acerca das características que norteiam a sintaxe, de forma a apreendê-las melhor
PUBLICIDADE

Por meio do texto “A gramática e suas divisões”, você, caro (a) usuário (a), teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os assuntos discutidos pela gramática normativa. Certificou-se também de que uma delas, aqui em especial representada pela sintaxe, ocupa-se do estudo das relações que se estabelecem entre os termos de uma determinada oração, estando esta inserida em um determinado contexto comunicativo.

Assim, em se tratando dos estudos sintáticos, temos a análise sintática, à qual cabe o estudo das funções desempenhadas pelos termos que compõem uma determinada oração.

À sintaxe de concordância cabe o estudo das relações de concordância estabelecida entre os termos constituintes. Para tanto, temos a concordância nominal e a concordância verbal. Eis alguns exemplos de ambas:

Comprei sapatos e vestidos amarelos.
Os alunos chegaram

Prosseguindo, encontramos a sintaxe de regência, a qual se ocupa em estudar as relações de dependência que se estabelecem entre os termos constituintes de uma dada oração. Temos, assim, a regência nominal e a regência verbal. Exemplos? Confira:

Necessitamos de conselho.
Era necessária a sua ajuda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por último temos a sintaxe de colocação, responsável por analisar a disposição dos elementos dentro de uma oração. Observe:

Os alunos estão exaustos.

Constatamos que cada elemento ocupa um lugar específico, assumindo uma função específica.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Sintaxe: um olhar mais atento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sintaxe-um-olhar-mais-atento.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Sabe-se que a Sintaxe se apresenta como uma das partes das quais se constitui a gramática, cuja incumbência diz respeito às relações que se estabelecem entre os elementos de um discurso. Partindo desse princípio, discorra acerca da afinidade estabelecida entre tais conhecimentos e as habilidades da escrita.

Questão 2

Fuvest – SP

Considere esta frase:

“ A matança dos marginais escandalizou a população”.

Explique os dois sentidos que podem ser atribuídos a ela.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Compreenda as características que norteiam tal assunto, de fundamental importância!
Aprenda mais sobre o anacoluto e veja exemplos de seu uso. Entenda também a diferença entre anacoluto e hipérbato.
Entenda a diferença entre análise sintática e análise morfológica.
O infinitivo, substantivo, adjetivo, entre outras classes, podem atuar como predicativo do sujeito.
Aspectos específicos fundamentam a colocação das palavras na língua portuguesa, disponíveis ao seu conhecimento em um simples clique!
Reconhecer a diferença entre classe e função é requisito básico para compreender a análise sintática e morfológica. Confira aqui alguns pressupostos!
O verbo é transitivo direto? Na voz passiva ele continua se constituindo dessa mesma predicação? Clique e confira acerca da estrutura sintática dele com sujeito paciente!
A morfossintaxe é o resultado das análises morfológica e sintática, realizadas de forma simultânea. Conheça as características dessa ocorrência gramatical!
Em apenas um clique, procure ampliar ainda mais sua competência linguística, conhecendo a partícula apassivadora.
Confira, em apenas um clique, acerca dos aspectos peculiares que norteiam o uso do advérbio!