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Diferença entre classe e função... Eis que estamos diante do requisito primordial que norteia a compreensão da “análise morfológica” e da “análise sintática”. Desta feita, como se trata de algo bastante importante perante os estudos linguísticos, esse artigo tem por objetivo ressaltar a importância da distinção entre classe e função, uma vez que classe se refere à análise morfológica; e função, à análise sintática.
Suponhamos, portanto, que estivéssemos incumbidos de analisar, morfológica e sintaticamente, estes enunciados:
Estive no colégio sábado.
Fazendo a análise morfológica, temos:
estive – verbo
no – preposição (em + a)
colégio – substantivo
sábado – substantivo
Sintática:
Eu – sujeito oculto
estive no colégio sábado – predicado verbal
no colégio – adjunto adverbial de lugar
sábado – adjunto adverbial de tempo
Como pôde perceber, as palavras que, de acordo com a classe, classificam-se como substantivos, como é o caso de ‘colégio’ e ‘sábado’, analisadas de acordo com a função, exercem papéis diferentes, concorda? Ou seja, exercem papel, respectivamente, de adjunto adverbial de lugar e de tempo.
Vejamos, pois, outro enunciado:
Entregaram as notas aos alunos.
Morfologicamente dizendo, temos:
entregaram – verbo
as – artigo definido
notas – substantivo
aos – preposição (a+o), seguida da marca de plural “-s”
alunos – substantivo
Sintaticamente:
Sujeito indeterminado
Verbo na terceira pessoa do plural – entregaram
Predicado – entregaram as notas aos alunos
as notas – objeto direto
aos alunos – objeto indireto
Percebemos que os substantivos “notas” e “alunos” passaram a desempenhar, respectivamente, a função de objeto direto e indireto.
Eis aí o porquê de considerarmos que classe não é função!!!
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras