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Ordem direta e inversa das palavras

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Um dos requisitos essenciais à compreensão de todo e qualquer enunciado linguístico é a maneira pela qual o emissor organiza seu discurso e o distribui mediante um contexto oracional.
Ao nos referirmos a esta “distribuição” estamos exatamente enfatizando a ordem direta a que se relacionam as palavras. Vejamos, pois, um caso representativo:

Alternativas precisamos viáveis problema buscar este para.

De forma notória, constatamos que as ideias não foram organizadas de modo a estabelecer uma comunicação de maneira clara e precisa, representando, desta forma, a ordem inversa dos termos. Mediante tal ocorrência, menciona-se a importância relacionada aos termos essenciais da oração, isto é, o sujeito, predicado e seus respectivos complementos. Sendo assim, o exemplo supracitado mostra-se passível de uma reformulação, uma vez representada por:

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Precisamos buscar alternativas viáveis para este problema.

Ao analisarmos sintaticamente os termos constituintes, concluímos:

Sujeito oculto – Nós
Precisamos buscar – predicado verbal
Alternativas viáveis – objeto direto
Viáveis – predicativo do objeto
Para este problema – complemento nominal

Confirmamos, assim, que tais pressupostos se encontram perfeitamente demarcados, constituindo a ordem direta das palavras. Outro aspecto passível de nota é que a ordem direta também se configura como pressuposto primordial à construção de todo e qualquer texto, com vistas a conferir clareza e objetividade à mensagem ora transmitida.
 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Ordem direta e inversa das palavras "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/ordem-direta-inversa-das-palavras.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Seja na oralidade, seja na modalidade escrita da linguagem, o emissor precisa organizar seu pensamento para materializá-lo por meio do discurso que produz. Nesse sentido, procure elucidar acerca da relação que se estabelece entre a sintaxe e a ordem direta e inversa das palavras para que haja precisão na mensagem ora produzida.

Exercício 2

Explicite a importância da ordem direta das palavras em situações de comunicação que integram a função referencial da linguagem, tais como a reportagem, a notícia, entre outras.