Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Classes que atuam como predicativo do sujeito

Gramática

Você sabia que várias são as classes de palavras que atuam como predicativo do sujeito? Clique, pois assim poderá conferi-las!
O predicativo do sujeito não se limita somente ao adjetivo, visto que também pode ser representado por outras classes de palavras
O predicativo do sujeito não se limita somente ao adjetivo, visto que também pode ser representado por outras classes de palavras
PUBLICIDADE

A noção primeira que emerge quando o assunto diz respeito ao predicativo do sujeito é que ele sempre é representado pelo adjetivo, justamente pela própria definição, a qual se demarca pelo fato de ele se justificar pela característica que se atribui ao sujeito por meio do verbo de ligação. No entanto, cabe ressaltar que algumas noções não devem se cristalizar tempo afora, pois se tornam passíveis de mudanças, sobretudo levando em conta o contexto oracional. Assim, o predicativo do sujeito também pode ser representado por outras classes gramaticais, e não somente pelo adjetivo.

Partindo desse princípio, ao conferirmos um pouco mais acerca do que vem adiante, passaremos a perceber as evidentes flexibilidades, as quais depois de conferidas, poderão ampliar ainda mais sua competência linguística. Estando elas abaixo demarcadas, observemos, fazendo uso de exemplos, evidentemente:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, vejamos quais são estas classes de palavras, subsidiando-nos em alguns exemplos:

Substantivo

A amizade é uma recompensa.
Sujeito              predicativo do sujeito

Adjetivo

A garota é bela.
Sujeito         predicativo do sujeito

Pronome substantivo

O conhecimento é tudo.
Sujeito                     predicativo do sujeito

Infinitivo

Amar é viver.
Sujeito   predicativo do sujeito

Numeral substantivo

As alunas são duas.
Sujeito        predicativo do sujeito

Palavra substantivada

A surpresa foi o jantar.

Sujeito             predicativo do sujeito


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Classes que atuam como predicativo do sujeito"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/classes-que-atuam-como-predicativo-sujeito.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Assinale as alternativas em que o núcleo do predicativo do sujeito é um substantivo:

a) ( ) Elas são só duas.

b) ( ) João foi o motivo da briga.

c) ( ) Pedro parece ansioso.

d) ( ) Balançar as pernas é uma mania.

e) ( ) Minha bolsa é esta.

Questão 2

Assinale as alternativas em que o núcleo do predicativo do sujeito é um adjetivo:

a) ( ) O responsável é ele.

b) ( ) Pensar é voar.

c) ( ) O sonho foi assustador.

d) ( ) Ela é a proprietária.

e) ( ) Os alunos são inteligentes.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Descubra o que é o adjunto adnominal. Saiba quais classes gramaticais podem exercer esse papel. Veja a diferença entre ele e o complemento nominal.
Descubra o que é o adjunto adverbial. Veja que circunstâncias ele pode indicar. Saiba qual a diferença entre ele e o adjunto adnominal.
Entenda a diferença entre análise sintática e análise morfológica.
Reconhecer a diferença entre classe e função é requisito básico para compreender a análise sintática e morfológica. Confira aqui alguns pressupostos!
A morfossintaxe é o resultado das análises morfológica e sintática, realizadas de forma simultânea. Conheça as características dessa ocorrência gramatical!
Saiba o que é o predicativo do objeto. Conheça a diferença entre predicativo do objeto e predicativo do sujeito. Faça exercícios para fixar o conteúdo.
Saiba o que é o predicativo do sujeito. Conheça a diferença entre predicativo do sujeito e predicativo do objeto. Faça exercícios para fixar o conteúdo.
A sintaxe é responsável por estudar a relação que se estabelece entre os elementos numa dada oração. Clique e aprenda mais sobre ela!
Saiba como identificar o sujeito simples. Entenda qual é a diferença entre ele e o sujeito composto. Além disso, faça exercícios para fixar o conteúdo.