Topo
pesquisar

Morfossintaxe do Complemento Nominal

Gramática

O complemento nominal acrescenta sentido aos substantivos, adjetivos e advérbios. Para facilitar seu estudo, é importante conhecer sua morfossintaxe.
PUBLICIDADE

 A oração (enunciado centrado em um verbo) é estudada pela sintaxe. Para facilitar esse estudo, a oração foi dividida em termos classificados como essenciais, integrantes e acessórios. O complemento nominal compõe os termos integrantes.

O complemento nominal é um termo que complementa o sentido dos nomes (substantivos, adjetivos e advérbios). Portanto, há também nomes que são transitivos, ou seja, que buscam complemento. Acompanhe os exemplos:

  1. A professora tem cuidado com as crianças.

  2. É impossível não sentir saudade dos amigos.

É possível perceber que os termos destacados em amarelo estão complementando o sentido dos substantivos. Entretanto, que classes gramaticais podem exercer a função sintática de complemento nominal?

Uma palavra pode ser analisada considerando seus aspectos morfológicos (classe gramatical) e sintáticos (função dos termos na oração). No entanto, a análise também pode ser feita considerando esses dois aspectos. Quando isso acontece, a análise é classificada como morfossintática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O complemento nominal pode ter como núcleo, ou seja, parte principal, um substantivo, um pronome ou um numeral, podendo ainda ser representado por uma oração. Veja:

  1. O menino tem inveja do colega. (substantivo)

  2. O homem estava consciente de tudo. (pronome)

  3. O emprego será bom para os quatro. (numeral)

  4. Tenho a certeza de que tudo vai dar certo. (Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal)

Sempre que for necessário classificar um termo como Complemento Nominal, não se esqueça de que ele completará o sentido de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio), será introduzido por preposição e terá como núcleo o substantivo, o pronome e o numeral, podendo ser representado por uma oração.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

  

As Gramáticas apresentam a morfossintaxe do Complemento Nominal e auxiliam em sua aprendizagem
As Gramáticas apresentam a morfossintaxe do Complemento Nominal e auxiliam em sua aprendizagem

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PAVAN, Mayra Gabriella de Rezende. "Morfossintaxe do Complemento Nominal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/morfossintaxe-complemento-nominal.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola