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Objeto Direto e Objeto Indireto

Gramática

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O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos.

Objeto direto

- vem sempre associado a um verbo transitivo;
- liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este;
- indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Ex.:     Maria         vendia            doces
             sujeito      v.trans. direto     obj.direto 
          As crianças      esperavam    os pais
                sujeito           v. trans.direto    obj.direto

Objeto direto preposicionado

O objeto direto pode vir precedido de preposição: é chamado objeto direto preposicionado. Tal preposição ocorre por razões várias e não pela exigência obrigatória do verbo.

Ex.:     Estimo aos meus colegas. ( estimar: verbo transitivo direto, a preposição surge como um recurso enfático e não porque o verbo a exija.)

Objeto indireto 

- vem sempre associado a verbo transitivo;
- liga-se ao verbo através de preposição exigida por este;
- indica o paciente ou o destinatário da ação verbal.

Ex.:    Davi    gosta                 de música.
         sujeito   v.trans. indireto     obj.indireto

          A professora não    confia            em seus alunos
                 sujeito                  v.trans. indireto       obj.indireto


Núcleo do objeto

O núcleo do objeto é representado por um substantivo (ou palavra com valor de substantivo).

a) substantivo:   Ana     comprou           chocolate
                                 sujeito   v. trans. direto     obj.direto

b) pronome substantivo:  O chefe      confia          em nós
                                                 sujeito     v. trans.indireto   obj.indireto


c) palavra substantivada:  Ele       esperava       um tchau
                                                  sujeito    v. trans.direto    obj. direto

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo:
 
- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto.
                    v.trans.direto
Ex.:    O pai deixou-as na escola.
                                   obj.direto

- os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.
                          v.trans.indireto
Ex.:     A notícia interessava-lhes
                                                   obj.indireto

Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal.

         v.trans.direto
Ex.:   Elegeram-me representante da classe.
                             obj.direto
v. trans. direto e indireto
Mostraram-nos               um mundo inacreditável
                     obj.indireto      obj.direto

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Veja também: As particularidades do Objeto Direto

 

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marina Cabral da. "Objeto Direto e Objeto Indireto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/objeto-direto-objeto-indireto.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:


a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
Necessitamos – Verbo transitivo indireto
de sua ajuda – objeto indireto


b) O diretor fez as recomendações aos alunos.

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c) A plateia aplaudiu o artista famoso.

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d) As encomendas foram entregues aos moradores.

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e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.

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Questão 2

Diante das orações em evidência, procure analisá-las enfatizando o núcleo do predicado, ou seja, o próprio verbo, e posteriormente responda às questões:

O sol brilhava incessantemente.
Os alunos conquistaram a vitória.
Pensamos em vocês e trouxemos um lanche.

a – Comente sobre a semelhança/diferença existente entre elas no que se refere à transitividade.
b – Na terceira oração detectamos a presença de um conectivo (conjunção) desempenhando a função de ligar uma ideia à outra. Trata-se de oração ou de um período? Qual o sujeito e como ele se classifica? Apresente sua justificativa.    
c – Com referência à primeira oração, há uma particularidade específica que a ela se refere? No caso de uma resposta afirmativa, justifique-a.

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