close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Transporte fluvial

O transporte fluvial possui baixo custo, é menos poluente e pode ter ampla utilização no Brasil.

Embarcação de hidrovias
Embarcação de hidrovias
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A utilização dos rios como via de transporte/navegação sempre foi presente na história da humanidade. Em países desenvolvidos, onde a rede de transporte terrestre é extremamente desenvolvida, as hidrovias ainda assim são de fundamental importância. Desse modo, as hidrovias desses países são modernas, o que torna esse meio de transporte eficiente, incluindo ainda as evoluções nas embarcações fluviais, tendo em vista que no passado eram movidas a vapor, mais tarde passaram a usar o óleo diesel como combustível, o que permitiu aumento na velocidade.

Uma característica positiva desse meio de transporte é o baixo custo, por essa razão o transporte ferroviário não substituiu o hidroviário, com exceção dos lugares impróprios para a implantação de hidrovias.

O transporte hidroviário é econômico, além disso, é menos poluente, pode ser usado como alternativo ou, até mesmo, substituir o transporte rodoviário.
Porém, não basta somente querer implantar uma hidrovia, existem fatores que impedem, em alguns casos, sua instalação. Um dos principais problemas está ligado à irregularidade da superfície (topografia), que deve ser plana, pois se o terreno for acidentado, a implantação da hidrovia torna-se inviável.
Atualmente, até mesmo em lugares de planaltos é possível navegar a partir da aplicação de tecnologias. Para que a navegação fluvial se desenvolva eficientemente é preciso levar em conta aspectos de caráter natural, como os períodos de cheias e as vazantes dos rios, ambas relacionadas ao volume de água que sofrem variações e que interferem na navegação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Transporte fluvial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transporte-fluvial.htm. Acesso em 24 de maio de 2022.

De estudante para estudante


A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Quais imigrantes chegaram e se instalaram em aquidauana 

Por Tayssa Gimenes
Responder
Ver respostas

Estude agora


Quem foi Simón Bolívar?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Simón Bolívar, um dos nomes mais importantes dos processos de...

Pré-Enem | Volume de sólidos geométricos

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...