PUBLICIDADE
Tonga, ou Reino de Tonga, é um país arquipélago localizado na região da Polinésia, na porção sul do oceano Pacífico, pertencente à Oceania. A capital tonganesa é a cidade de Nuku’alofa. Situadas no Círculo de Fogo do Pacífico, boa parte das ilhas de Tonga têm origem vulcânica.
Além da suscetibilidade à ocorrência de fenômenos como tufões, Tonga apresenta diversos vulcões ativos. Um deles entrou em erupção em janeiro de 2022, e a forte explosão foi seguida de um tsunami, o que causou severos prejuízos à população tonganesa.
Veja também: Movimentos das placas tectônicas — quais são eles?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Tonga
- 2 - Dados gerais sobre Tonga
- 3 - Etimologia de Tonga
- 4 - Mapa de Tonga
- 5 - Geografia de Tonga
- 6 - Demografia de Tonga
- 7 - Economia de Tonga
- 8 - História de Tonga
- 9 - Cultura de Tonga
- 10 - Infraestrutura de Tonga
- 11 - Governo de Tonga
- 12 - Curiosidades sobre Tonga
Resumo sobre Tonga
-
Tonga é um país localizado na região da Polinésia, no sul do oceano Pacífico.
-
Tem como capital a cidade de Nuku’alofa.
-
É um arquipélago formado por 170 ilhas, 36 das quais são habitáveis.
-
Apresenta clima tropical e relevo planáltico constituído sobre rochas vulcânicas, em sua maioria, e calcárias. Seu território conta com um cinturão de vulcões, muitos deles ativos.
-
As ilhas são recobertas por florestas e vegetação litorânea.
-
A população total de Tonga é de 107 mil habitantes, 21,4% dos quais vivem na capital.
-
A economia do país é baseada no turismo e na exportação de pescados e de produtos agrícolas.
-
Tonga é a única monarquia ainda em vigor na Polinésia e o único país da região que não passou pelo processo de colonização.
-
Uma grande explosão vulcânica ocorreu em janeiro de 2022 no país e destruiu milhares de residências e parte de sua infraestrutura, o que afetou a vida de mais de 80 mil tonganeses.
Dados gerais sobre Tonga
-
Nome oficial: Reino de Tonga.
-
Gentílico: tonganês.
-
Extensão territorial: 747 km².
-
Localização: Polinésia.
-
Capital: Nuku’alofa.
-
Clima: tropical.
-
Governo: monarquia constitucional.
-
Divisão administrativa: cinco ilhas.
-
Idioma: tonganês.
-
Religiões:
-
protestantismo: 64,1%;
-
Igreja de Jesus Cristo: 18,6%;
-
catolicismo romano: 14,2%;
-
outras e nenhuma: 3%.
-
-
População: 107.000 habitantes (ONU, 2021).
-
Densidade demográfica: 148,3 hab./km².
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,725.
-
Moeda: pa’anga.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 540 milhões (FMI, 2022).
-
PIB per capita: US$ 5.400 (FMI, 2022).
-
Gini: 0,376.
-
Fuso horário: GMT +13.
-
Relações exteriores:
Etimologia de Tonga
No idioma tonganês, Tonga é derivado da palavra fakatonga, que significa “ao sul”, “meridional”. O nome do país faz referência, portanto, à sua posição geográfica na região da Polinésia.
Mapa de Tonga
Geografia de Tonga
Tonga é um país arquipélago localizado na região da Polinésia, no sul do oceano Pacífico. Integra o continente Oceania. O país tem como capital a cidade de Nuku’alofa, que fica na ilha de Tongatapu. O território tonganês é formado por um total de 170 ilhas, das quais apenas 36 são habitadas, contabilizando uma área modesta de 747 km². Além disso, é situado no Círculo de Fogo do Pacífico.
→ Clima de Tonga
O clima predominante no arquipélago de Tonga, situado na zona intertropical do planeta, é o tropical. As temperaturas variam entre 16 °C nos meses mais frios e 27 °C no período quente, correspondente ao verão. Trata-se de uma área com elevada umidade do ar, em função da maritimidade, e com grande volume pluviométrico anual, que varia de 1.600 mm a 2.500 mm.
O sistema de ventos alísios é um importante regulador do clima na região. Destaca-se, além disso, a possibilidade de ocorrência de tufões nas ilhas ao norte no verão e início do outono.
→ Relevo de Tonga
O relevo de Tonga é composto por vários planaltos e planícies, possuindo uma altitude média de 517 metros. Seu arquipélago é formado em grande parte por ilhas de origem vulcânica, isto é, elas são o resultado de atividades de vulcões que ocorreram no Pacífico em algum momento do passado geológico.
É importante lembrar que Tonga fica na área conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, a mais tectonicamente ativa do mundo. Uma parte do arquipélago é constituída por vulcões ativos, denominada cinturão vulcânico.
Além das ilhas vulcânicas, Tonga apresenta uma porção de ilhas calcárias que se desenvolveram sobre recifes de corais elevados.
Leia também: Clima tropical de altitude — clima predominante em altitudes iguais ou maiores que 800 metros
→ Vegetação de Tonga
A cobertura vegetal de Tonga é composta majoritariamente por florestas. Nas áreas costeiras, observa-se a presença de vegetação típica de regiões litorâneas, como:
-
mangues;
-
restingas.
→ Hidrografia de Tonga
É importante destacar que não existem cursos d’água de grandes proporções nas ilhas de Tonga. Algumas delas apresentam pequenos lagos que perfazem uma área total de 30 km².
Demografia de Tonga
A população de Tonga é de 107.000 habitantes, de acordo com dados das Nações Unidas. Como vimos anteriormente, apenas 36 das ilhas que compõem o arquipélago são, de fato, habitadas. Apesar disso, em função da pequena área superficial, a densidade demográfica do país é relativamente elevada e tem uma distribuição de 148,3 hab./km².
A maioria dos tonganeses vive na zona rural. A população urbana do país representa somente 23% do total de habitantes do arquipélago, e a maior porção deles vive na capital, Nuku’alofa. A cidade, que é a maior do país, possui 23 mil habitantes, o equivalente a 21,4% do total de moradores de Tonga. Neiafu é a segunda cidade mais populosa do arquipélago e reúne hoje pouco mais de 4 mil habitantes.
Nos últimos anos, Tonga experimentou uma forte corrente migratória, que saiu do país em direção a outros territórios. O saldo migratório registrado recentemente, no ano de 2021, foi de -17,98 migrantes a cada mil habitantes, o menor valor em todo o mundo.
Esse indicador é o principal a contribuir para as taxas negativas de crescimento populacional do país (-0,23% ao ano), visto que a mortalidade é maior do que a natalidade. A idade mediana da população tonganesa é de 24 anos, enquanto a expectativa de vida é de 77,29 anos.
Economia de Tonga
O arquipélago de Tonga tem um Produto Interno Bruto (PIB) de 540 milhões de dólares, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Já o valor per capita fica em torno de 5 mil dólares. A maior parcela do PIB tonganês, de 59,8%, é derivada do setor terciário, que compreende:
-
comércio;
-
serviços em geral.
Além disso, o turismo é a segunda principal fonte de receitas do país. Anualmente, as ilhas de Tonga recebem cerca de 50 mil visitantes internacionais todos os anos, atraídos pelas inúmeras praias, pelas paisagens naturais encontradas no interior e, sobretudo, pela rica cultura e hospitalidade características da região.
A agricultura e a pesca são as principais atividades desenvolvidas no país, responsáveis por quase dois terços das exportações, compondo assim a principal fonte de receitas de Tonga. Os gêneros agrícolas mais produzidos são:
-
baunilha;
-
abóbora;
-
coco;
-
porongo (cabaça);
-
mandioca;
-
batata-doce;
-
inhame;
-
banana-da-terra;
-
vegetais diversos.
Da pesca advêm, além dos peixes, corais e conchas, que se tornam produto de exportação. Os principais parceiros comerciais do arquipélago são:
-
Nova Zelândia;
Na indústria, além dos alimentos, tem destaque a construção civil. Esse setor responde por uma parcela do PIB semelhante à do primário, que chega a 20%.
História de Tonga
O arquipélago de Tonga começou a ser povoado por volta de 3 mil anos antes da era comum. Tempos mais tarde, por um período de alguns séculos, as ilhas tonganesas passaram a ser governadas pelo império Tu’i Tonga.
Por volta do ano 1470, uma segunda linha de monarcas assumiu o poder no arquipélago, e o século XVII marcou a ascensão de uma terceira linha de governantes, conhecidos como Tu’i Kanokupolu. Nesse ínterim, seu domínio se expandiu para outros territórios da Polinésia e também para áreas da Micronésia e da Melanésia.
Durante os séculos XVII e XVIII, algumas expedições estrangeiras que viajavam pelo oceano Pacífico aportaram em Tonga, dentre as quais estavam:
-
dinamarqueses;
-
ingleses, sob o comando do capitão James Cook.
O inglês Cook chegou ao arquipélago no ano de 1773 e retornou quatro anos mais tarde. Ele foi o responsável por apelidar o país de Ilhas Amigáveis, uma alcunha muito utilizada ainda hoje, sobretudo no setor turístico. Missões religiosas de cunho cristão foram realizadas em Tonga entre os séculos XVIII e XIX e somente obtiveram sucesso após duas tentativas, introduzindo assim a religião católica no arquipélago.
Tonga foi declarada monarquia constitucional no ano de 1875, ato feito pelo rei George Tupou I, mediante alianças estabelecidas com missionários e outras autoridades políticas à frente das demais ilhas do arquipélago, visto que o primeiro rei tonganês era oriundo da ilha de Ha’apai.
O país se tornou ainda um protetorado do Reino Unido no início do século XX, sob George Tupou II. Essa condição se encerrou em 1965, e desde 1970 o Reino de Tonga faz parte da Comunidade das Nações. A monarquia tonganesa é hoje a única ainda em exercício em toda a região da Polinésia.
Cultura de Tonga
O arquipélago de Tonga apresenta costumes e tradições bastante representativos da região da Polinésia. A população do país é formada majoritariamente por pessoas nativas das ilhas tonganesas, e somente 2,2% dos habitantes correspondem a migrantes de outras regiões ou países. O tonganês é o idioma oficial, mas também são falados no arquipélago:
-
outros idiomas polinésios;
-
inglês.
Uma das principais tradições da cultura tonganesa é o compartilhamento, que se baseia na ideia de que uma pessoa não alcança seus objetivos, tampouco a felicidade, sozinha, além do fato de a vida em sociedade demandar a solidariedade entre os indivíduos. Existe na sociedade tonganesa uma hierarquia em que cada pessoa ocupa uma posição com um conjunto de tarefas específico.
As danças e festas tradicionais do país refletem muito do folclore do arquipélago. Uma dessas danças é a lakalaka, considerada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Na gastronomia, os tubérculos são bastante representativos, e um de seus derivados, a tapioca, é um ingrediente comum na cozinha tonganesa.
Saiba também: Cultura material e cultura imaterial — qual a diferença?
Infraestrutura de Tonga
A população de Tonga vive majoritariamente na zona rural do país, onde o acesso a serviços básicos é mais limitado do que nas cidades. Dados da ONU mostram que o alcance das redes adequadas de água e esgoto é de, respectivamente, 23,1% e 37% das residências em área rural, enquanto na cidade esse montante sobe para 50%.
A energia elétrica abrange aproximadamente 98% das casas tonganesas. Uma parcela de 41,2% da população tem acesso à internet. Ademais, a locomoção é feita por meio das rodovias e dos seis aeroportos do país.
A rede de infraestrutura do país foi muito danificada devido a uma erupção vulcânica em 2022, seguida de tsunami. Um vulcão submarino a 65 km da capital de Tonga explodiu no mês de janeiro e mudou drasticamente a vida de 84 mil pessoas, o equivalente a 80% de toda a população do país.
A violência desse evento natural destruiu milhares de residências em duas ilhas distintas (Mango e Nomuka) e causou muitos danos em outras partes do país. Além da destruição, as águas e o ar foram poluídos pelos detritos vulcânicos, e milhares de pessoas precisaram ser retiradas do arquipélago.
Confira nosso podcast: Tsunamis no Brasil: possibilidade ou lenda?
Governo de Tonga
A forma de governo de Tonga é a monarquia constitucional parlamentarista. O monarca é o chefe de Estado, e seu cargo é hereditário. Isso significa que a sucessão de poder se dá exclusivamente entre os membros da família real, passando de pais para filhos e/ou irmãos. O chefe de governo é o primeiro-ministro, nomeado pelo monarca e indicado pelo parlamento. O parlamento é unicameral, composto pela Assembleia Legislativa (Fale Alea), que possui um total de 30 assentos.
Curiosidades sobre Tonga
-
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, que ocorreu em Tonga entre 14 e 15 de janeiro de 2022, não teve precedentes na história do arquipélago, sendo comparada somente à erupção do vulcão Krakatoa, também no Pacífico|1|.
-
Tonga é o único país do Pacífico que não passou pelo processo de colonização.
-
Uma das ilhas tonganesas aparece e desaparece com o passar do tempo. Trata-se da ilha de Fonuafo’ou (Nova Ilha), formada por um vulcão submarino e um recife de corais que se desenvolveu ao seu redor. Ela foi declarada como pertencente ao país em 1885, mas logo desapareceu, em 1894. Ela reapareceu depois, em 1927, e ficou parcialmente emersa até 1949. Atualmente, ela se encontra submersa.
-
As baleias jubarte migram até as águas nas proximidades do arquipélago de Tonga para procriarem e darem à luz.
Nota
|1| GUIMARÃES, Letícia; PIEROSAN, Ronaldo; ROSSETTI, Lucas. Erupção vulcânica em Tonga foi a mais violenta da história do país. Blog Deriva Continental, Superinteressante, 22 jan. 2022. Disponível aqui.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia