Topo
pesquisar

Tipos de ilha

Geografia

Existem, segundo algumas classificações, quatro principais tipos de ilhas: as vulcânicas, as continentais, as fluviais e as lacustres.
PUBLICIDADE

Entende-se por ilha qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados. É claro que todas as terras emersas estão sempre cercadas pelas águas dos oceanos, mas, para caracterizar uma ilha, é preciso não apresentar dimensões continentais. Entende-se por “dimensões continentais” qualquer área maior que a Austrália, pois esse país possui uma área quase equivalente ao menor continente da Terra, a Oceania. Assim, para ser ilha, a porção de terras emersas precisa estar cercada de água em todos os lados e ser menor que o território australiano.

Com essa definição, existem milhares de ilhas em todo o mundo, tanto que não há um número oficial bem definido. Até porque novas ilhas surgem constantemente e outras desaparecem mediante os movimentos da circulação oceânica. A maior de todas é a Groenlândia, com 2.166.086 km², enquanto a Indonésia é o maior país exclusivamente formado por ilhas.

Para facilitar os estudos sobre o tema, estabeleceu-se uma classificação conforme a gênese que divide os diferentes tipos de ilhas em quatro segmentos principais: as vulcânicas, as continentais, as fluviais e as lacustres.

As ilhas vulcânicas são aquelas formadas pela consolidação do material magmático em regiões oceânicas através da atividade de vulcões marinhos ou pelos diferentes contatos entre placas tectônicas. Normalmente, os vulcões expelem ao longo de milhares de anos uma boa quantidade de lava, que vai se acumulando e, com o tempo, atinge a superfície, formando as terras emersas. Esse tipo de ilha é muito comum e geralmente apresenta relevos acidentados e formações geológicas recentes, ou seja, pouco alteradas pelos agentes externos de transformação do relevo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de ilha vulcânica na Itália
Exemplo de ilha vulcânica na Itália

As ilhas continentais são aquelas que se formam como uma espécie de extensão do continente, sendo também chamadas de ilhas residuais. Elas formam-se, quase sempre, da erosão das áreas continentais, que faz com que parte das terras seja invadida pelos mares, isolando alguns pontos. Em alguns casos, elas são subclassificadas de flúvio-marinhas, quando de um lado temos o mar e de outro temos o rio, a exemplo da Ilha do Marajó.

As ilhas fluviais são aquelas que se formam quando uma área é cercada por dois rios ou por dois canais de um mesmo rio, isolando uma área do ambiente ao seu redor. Esse é o caso da Ilha do Bananal, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, que é considerada a maior ilha fluvial do planeta, com uma área aproximada de 20.000 km².

Já as ilhas lacustres, como o nome indica, são aquelas que se formam em áreas de lagos, sobretudo de tipos amplos e espaçados. Elas costumam surgir quando há uma grande deposição de sedimentos no interior do lago, provocando o acúmulo deles até a superfície e formando os bancos de areia. Com o tempo, esses vão se expandindo e, em alguns casos, abrigam até vegetações.

Esses são os tipos principais, podendo haver também alguns subtipos ou outras denominações aqui não mencionadas, a exemplo dos atóis, que se formam geralmente pelo agrupamento de corais sobre áreas localizadas a poucos metros abaixo da superfície oceânica.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

As ilhas são classificadas em diferentes tipos conforme as suas formações
As ilhas são classificadas em diferentes tipos conforme as suas formações

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Tipos de ilha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-ilha.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A respeito das características das ilhas de formação vulcânica, assinale a alternativa incorreta:

a) Quando o magma expelido por vulcões submersos consolida-se, surgem nas regiões oceânicas as chamadas ilhas vulcânicas.

b) As ilhas vulcânicas são formadas por um processo em que os vulcões expelem, ao longo de milhares de anos, lava, que vai se acumulando e, com o tempo, atinge a superfície, formando as terras emersas.

c) Além das erupções de vulcões do assoalho oceânico, ilhas podem surgir como consequência da movimentação das placas tectônicas.

d) A formação de ilhas vulcânicas é extremamente rara e a maior parte ocorreu há muito tempo. Trata-se das formações geológicas mais antigas do planeta.

e) As ilhas vulcânicas costumam apresentar relevos acidentados e pouco transformados pelos agentes externos de transformação do relevo.

Questão 2

Também chamadas de ilhas residuais, em geral, são formadas pela erosão de regiões costeiras. Esse processo erosivo permite que parte das terras seja invadida pelos mares, isolando alguns pontos.”

A descrição acima se refere a que tipo de ilha?

a) atóis

b) continentais

c) glaciais

d) vulcânicas

e) lacustres

Mais Questões
Bandeira das Ilhas Marshall
Geografia Ilhas Marshall
Belezas naturais das Ilhas Salomão
Geografia Ilhas Salomão
Imagem aérea do Atol das Rocas
Geografia do Brasil Atol das Rocas
<p>O arquipélago grego inclui mais de 6000 ilhas espalhadas pelo Mar Egeu e o Mar Jônico.<sup>1</sup></p>
Geografia Arquipélago
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola