Topo

Gases

Os gases são compostos moleculares, com exceção dos gases nobres, que são átomos isolados de grande importância teórica e prática.
Apesar de não vermos a grande maioria dos gases, vemos os seus efeitos

A palavra “gás”foi usada pela primeira vez por meio do cientista Van Helmont (1577-1644), sendo que vem do grego chaos, isto é, “caos”, pois suas moléculas ou átomos se comportam de forma desordenada.

Os gases são compostos moleculares ou na forma de átomos isolados (gases nobres) com características específicas, entre elas, podemos destacar que não apresentam um volume nem forma definidos, tendendo a ocupar o volume e ficar na forma do recipiente que os contém.

O volume, a pressão e a temperatura são as grandezas fundamentais que devem ser levadas em consideração no estudo dos gases, sendo chamadas de variáveis de estado dos gases.

Esse estudo é realmente muito importante tanto do ponto de vista teórico quanto do prático. Por exemplo, foi por meio do entendimento do comportamento dos gases que as as reações químicas foram mais bem compreendidas. Além disso,  substâncias no estado gasoso estão por todas as partes, participando de processos importantes na manutenção da vida: o ar que respiramos é uma mistura gasosa composta principalmente dos gases nitrogênio e oxigênio; o gás oxigênio é usado em hospitais, siderurgias, maçaricos de cortar e soldar metais;  usamos os gases para cozinhar, para movimentar veículos, para encher balões e assim por diante.

Esses e outros processos envolvendo os gases serão abordados nos artigos desta seção de Química.

Listagem de Artigos

artigos Gases

(UnB-DF) O estudo das propriedades macroscópicas dos gases permitiu o desenvolvimento da teoria cinético-molecular, a qual explica, em nível microscópico, o comportamento dos gases. A respeito dessa teoria, julgue os itens que se seguem:

(1) O comportamento dos gases está relacionado ao movimento uniforme e ordenado de suas moléculas.
(2) A temperatura de um gás é uma medida da energia cinética de suas moléculas.
(3) Os gases ideais não existem, pois são apenas modelos teóricos em que o volume das moléculas e suas interações são considerados desprezíveis.
(4) A pressão de um gás dentro de um recipiente está associada às colisões das moléculas do gás com as paredes do recipiente.

Ver resposta