Whatsapp

Relação entre Lei de Avogadro e gases

Química

PUBLICIDADE

A Hipótese de Avogadro, proposta em 1811 por Amedeo Avogadro, diz que:

Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas).

Essa lei está relacionada ao volume molar de gases.

Conceito de volume molar de gases: volume ocupado por um mol de qualquer gás, a uma determinada pressão e temperatura.

Considerando que o volume molar para qualquer gás seja de 22,4 L/mol, temos que a relação entre o volume e número de mol é constante:

V = K
N


A equação expressa que 22,4 litros de qualquer gás possuem 6,02 x 1023 moléculas (condições de 1 atm e 0 °C).

Exemplificando:



Se enchermos um balão com gás Hélio (He) teremos o volume de 22,4 litros e 6,02 x 1023 moléculas de gás. Mas se enchermos o mesmo balão até que ele ocupe o mesmo volume, só que com outro gás, o hidrogênio (H2), por exemplo, quantas moléculas de H2 teríamos? A mesma quantidade = 6,02 x 1023 moléculas.

O volume é praticamente o mesmo para qualquer gás, considerando que o tamanho de uma molécula gasosa é desprezível se comparado com o espaço vazio que há entre elas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Volume molar de gases 

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Relação entre Lei de Avogadro e gases "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/relacao-entre-lei-avogadro-gases.htm. Acesso em 01 de março de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A Tabela a seguir apresenta os valores de temperatura, pressão e volume para cinco gases diferentes, contidos em recipientes separados e fechados:

Baseando-se na lei de Avogadro, em qual dos recipientes existe um maior número de moléculas?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Questão 2

Segundo o italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro , “quando dois ou mais gases estão ocupando o mesmo volume, nas mesmas condições de temperatura e pressão, apresentam sempre o mesmo número de moléculas”. Baseado na afirmação proposta por ele, temos a seguir alguns recipientes fechados contendo gases, submetidos a uma mesma temperatura e pressão:

Em qual dos recipientes há um maior número de átomos de oxigênio e hidrogênio, respectivamente?

a) I e III

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

Mais Questões
Artigos Relacionados
Conheça o enunciado da lei de Dalton sobre misturas gasosas, veja exemplos e saiba como chegar à fração molar de cada gás na mistura.
Aprenda a calcular a densidade absoluta para qualquer gás, quer esteja nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) ou não.
Por meio do estudo da densidade relativa dos gases compreenda por que um balão preenchido com gás hélio sobe e um balão que enchemos com a boca desce.
Conheça a transformação isobárica, uma das mudanças mais importantes que ocorrem com os gases.
Veja qual é a famosa equação de Clapeyron ou equação de estado dos gases que é usada para resolver inúmeros exercícios sobre o comportamento dos gases.
Conheça a lei volumétrica de Gay-Lussac, bem como a hipótese ou lei de Avogadro, que a complementou e contribuiu para o desenvolvimento do conceito de moléculas.