Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gás freon

O gás freon é um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Ele era muito utilizado em geladeiras e como propulsor de spray.

Gás freon em bujões
Gás freon em bujões
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O gás freon cuja fórmula molecular é (CCl2F2), constitui um gás muito utilizado ainda em vários produtos relacionados ao nosso dia a dia. Como a própria estrutura revela, este gás clorado e fluorado é derivado do metano e é altamente inflamável.

Para saber onde o freon é usado, basta imaginar um dia de verão: um sol de escaldar em uma praia, aquela sede terrível e você deseja urgentemente tomar uma água, gelada é claro. Saiba que o responsável pelo seu refrigerador manter os alimentos fresquinhos e conservados é justamente o gás freon.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O gás freon 12 é o responsável pela produção de frio nos congeladores, ele circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador). Além de ser usado como agente refrigerante, o gás freon é empregado como propulsor de aerossóis (sprays propelentes). Este gás a baixas altitudes (no nível da terra) é pouco tóxico, mas quando se encontra disperso na alta atmosfera se torna um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gás freon"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gas-freon.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante