PUBLICIDADE
Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases:
Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T). Sendo assim, é possível conhecer o volume, a temperatura e pressão de um gás se nos basearmos nessa equação.
Vejamos um exemplo:
O diagrama acima representa as transformações de uma massa fixa de gás, baseando-se nele podemos responder às seguintes questões:
- Qual o valor da pressão do gás no ponto A? Repare que o ponto A se localiza no valor 2,0 no vetor P (atm), portanto dizemos que o valor da pressão atmosférica em A é de 2 atm.
- E o valor da pressão no ponto B? Repare que esse ponto se encontra na mesma posição de A em relação ao vetor P (atm). Portanto, B obedece às mesmas condições de A e possui a mesma pressão: 2 atm.
- Qual transformação gasosa ocorre na passagem de A para B?
Transformação Isobárica, pois a pressão do gás é constante (2 atm) e o volume varia, de 4 litros (ponto A) para 8 litros (ponto B).
- E o volume no ponto C? Se subtrairmos B – A, obtemos o volume de C = 4 litros.
- Considerando C e A: a pressão nesses pontos varia, mas o volume não. Temos então uma transformação gasosa Isovolumétrica.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Transformações gasosas