Topo
pesquisar

Diferença entre gás e vapor

Química

PUBLICIDADE

Existe diferença entre gás e vapor? Se considerarmos apenas os aspectos visuais dificilmente perceberemos tal diferenciação. Mas em relação às características químicas, pode-se afirmar que vapor e gás são distintos em razão das possíveis modificações no estado físico.

Vapor é uma referência dada à matéria no estado gasoso. Dizemos que essa forma é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se fez através do aumento de temperatura.

Exemplo: quando se coloca água para ferver, obtemos H2O no estado de vapor, corresponde àquela fumaçinha que sai do bico da chaleira. Se quisermos transformar esse vapor em líquido novamente, teremos a condensação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gás, por sua vez, é um dos estados físicos da matéria. Não tem forma nem volume definidos, consiste em um aglomerado de partículas cujos movimentos são aleatórios.

Para liquefazer um gás (transformá-lo em líquido) é preciso alterar a pressão do mesmo.

Exemplo: o gás no botijão (gás GLP = gás liquefeito de petróleo) está no estado líquido em virtude da enorme pressão dentro do recipiente no qual está contido.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Vapor exalado da chaleira
Vapor exalado da chaleira

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Diferença entre gás e vapor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/diferenca-entre-gas-vapor.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola