Topo
pesquisar

Lei dos gases e aerossóis

Química

O que causa o efeito spray?
O que causa o efeito spray?
PUBLICIDADE

As latas de aerossóis permitem que líquidos saiam de seu interior na forma de jatos. Mas que fatores contribuem para que isso ocorra? A alta pressão dentro do recipiente é que determina seu uso.

O que causa o efeito spray?

Ao empurramos o pino para baixo, abrimos a passagem do interior para o exterior da lata. O gás propelente contido está liquefeito em razão da alta pressão no recipiente, e neste instante ele é impelido para fora através do bocal. O formato do bocal (orifício bem estreito) faz com que o líquido seja borrifado formando um fino spray.

A pressão do gás no interior da lata é diferente da externa, ou seja, a pressão dentro do recipiente é maior que a pressão atmosférica.

Aplicando ao conceito “Lei dos gases”:

Um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à temperatura e quanto à pressão. A equação abaixo traduz essas variações:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa é conhecida como a equação geral dos gases, ela aborda as três variáveis de estado (P, V e T).

Para entender esse enunciado, veja um exemplo prático: por que é perigoso deixar latas de spray vazias expostas ao calor?
Se aquecermos levemente uma lata vazia e pressionarmos sua válvula, notaremos que ainda resta certa quantidade de gás. Na presença do fogo (altas temperaturas), o gás restante se expande de tal forma que causa a explosão da lata.
Como P, T, V são grandezas proporcionais, o aumento de um influencia no aumento de outro. Portanto, temos aumento de temperatura e consequente aumento de volume e pressão.

É por isso que esse objeto, quando descartado, não pode passar por incineração (queima).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Transformações gasosas 
Aula experimental – o comportamento dos gases 

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Lei dos gases e aerossóis"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-dos-gases-aerossois.htm>. Acesso em 15 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola