Origem do Carnaval

A origem do Carnaval é tradicionalmente ligada ao catolicismo. Apesar disso, possui costumes que remontam aos festivais da Idade Antiga.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A origem do Carnaval é tradicionalmente ligada ao catolicismo. Celebração tradicional na cultura popular brasileira, o Carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses durante o período da colonização, sendo um costume tradicional na Europa. Lá, o carnaval era uma festa que antecedia a Quaresma, sendo um momento de zombaria e de devassidão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O carnaval, no entanto, remonta a costumes da Idade Antiga, sobretudo, às festas de Dioniso na Grécia e à Saturnália e à Lupercália, em Roma. Essas celebrações eram muito populares, sendo alvo de iniciativas da Igreja Católica para cristianizar e moralizar as celebrações. Um sinal disso foi a inclusão do carnaval no calendário litúrgico.

Leia também: Quaresma — detalhes sobre o período do calendário litúrgico católico que se inicia após o Carnaval

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a origem do Carnaval

  • A origem do Carnaval é tradicionalmente ligada ao catolicismo.

  • O Carnaval é uma tradicional festa popular no Brasil e em outras partes do mundo.

  • Essa celebração chegou ao Brasil por influência dos portugueses.

  • O carnaval remontar a celebrações da Idade Antiga que eram realizadas pelos gregos e pelos romanos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Com o surgimento da Igreja Católica, a celebração dessas festas era vista como absurda.

  • A igreja procurou cristianizar essas celebrações, estabelecendo-as como “carnis levale” (“adeus à carne”).

  • As tentativas de cristianizar a festa fizeram com que ela fosse associada com o calendário litúrgico do catolicismo.

Qual a origem do carnaval?

A origem do Carnaval é tradicionalmente ligada ao catolicismo, sendo uma festa que faz do calendário litúrgico católico, além de ser uma celebração que marca a aproximação da Quaresma. Os pesquisadores apontam, contudo, que, apesar disso, os costumes estabelecidos durante o Carnaval possuem origens históricas anteriores ao cristianismo.

Entendido como uma festa da carne, na qual as obrigações morais desaparecem, o caos se estabelece e o mundo se inverte, o Carnaval pode remontar às festas de diferentes povos da Idade Antiga. Na Mesopotâmia mesmo, haviam as sáceas, celebrações nas quais um preso era vestido de rei e homenageado antes de ser executado. Os mesopotâmicos ainda tinham um ritual de humilhação do rei diante da estátua do deus Marduk.

Tanto as sáceas quanto a humilhação do rei demonstram um sentido presente no Carnaval: a inversão da ordem das coisas. O prisioneiro é homenageado na celebração, enquanto que o rei é humilhado na outra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, muitos pesquisadores apontam que o Carnaval também pode ter algumas de suas origens na cultura greco-romana. As celebrações a Baco (Dioniso, para os gregos) eram marcadas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e também pelos prazeres carnais. Havia também a Saturnália e a Lupercália.

Nas duas festas, as normas sociais eram suspensas, tornando-se momentos de diversão e de devassidão para as pessoas que participavam. O consumo de comidas e de bebidas alcoólicas era elevado nas duas festividades, sendo que a Saturnália era celebrada em dezembro e a Lupercália era celebrada em fevereiro.

Muitos pesquisadores também atribuem a essas celebrações o fato de que eram festividades que celebravam o fim do inverno e a chegada de dias mais ensolarados. Sendo assim, eram festas que tinham como objetivo “expulsar” o inverno e celebrar a chegada da primavera e de dias mais férteis.

Com o estabelecimento do cristianismo no continente europeu, a prática de celebrar tais festividades, sobretudo as de origem greco-romanas, desagradavam a Igreja Católica, uma vez que essas celebrações aconteciam em homenagem a deuses pagãos. Além disso, os exageros cometidos durante essas celebrações foram vistos como problemáticos.

Então, a Igreja Católica deu início a um processo de cristianização dessas festividades, permitindo que elas ocorressem, mas tentando conter os excessos. Essas celebrações, em muitos locais, se estendiam do Natal até a Páscoa, e acredita-se que passaram a ser conhecidas como “carnis levale”, algo como uma festa de “adeus à carne”.

O Carnaval foi colocado no calendário litúrgico católico como parte desse esforço para “cristianizar” a festa, sendo, posteriormente, acompanhado da Quaresma, o período de quarenta dias que se estabeleceram como um período de penitência e de devoção. Assim, o Carnaval dava adeus à carne para que o momento de devoção na Quaresma se iniciasse.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carnaval é uma festa pagã?

Em partes, sim. O Carnaval, provavelmente, surgiu a partir de celebrações pagãs que eram realizadas em diferentes locais. No caso da Europa, de onde a festa foi trazida para o Brasil, haviam celebrações marcadas pela zombaria, pela glutonaria e pela devassidão espalhadas por diversos locais, como entre os gregos, os romanos e os diversos povos de origem germânica. Essas celebrações podem ser a raiz histórica do costume de celebrar o Carnaval.

Além disso, essas celebrações incomodavam a Igreja Católica por conta dos excessos que eram cometidos pelas pessoas e porque eram heranças de religiões pagãs que a Igreja Católica queria eliminar. Assim, as celebrações pagãs foram cristianizadas e se transformaram em uma festa cristã conhecida como “carnis levale”, que trazia a ideia de ser uma celebração que se estabelecia como um “adeus à carne”.

Com o surgimento da Quaresma, no século IV, o Carnaval se tornou uma festa que estabelece o último momento de celebração e de festividade antes que se inicie a rigidez da Quaresma e a preparação para a Páscoa.

Carnaval na Europa

Carnaval em Londres, na Europa, onde se deu as origens do Carnaval.
O Carnaval ainda é muito celebrado na Europa. [1]

O Carnaval é uma celebração que está presente na Europa desde a Idade Antiga, ganhando popularidade durante a Idade Média e sendo visto como um momento de subversão da ordem e da inversão dos papéis. As festas, a glutonaria, o excesso de álcool, as zombarias e a devassidão eram práticas comuns dessa celebração já nesses períodos.

Nos países mediterrânicos, por exemplo, existiam as Festas dos Bobos, iniciadas no fim de dezembro e que poderiam se estender até a Quaresma, possuindo comemorações com o uso de fantasias e a realização de excessos. A inversão de papéis, muitas vezes, era percebida nas festas e nas fantasias com homens se vestindo de mulheres e com mulheres se vestindo de homens.

Desfiles de carros alegóricos eram comuns, bem como festas à fantasia, apresentações públicas e atos de zombaria pública. Um dos hábitos de zombaria era o charivari que costumava se caracterizar como um ritual de humilhação pública que eram realizadas contra pessoas que desrespeitavam normas morais da sociedade europeia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, o Carnaval segue sendo comemorado na Europa, embora seja uma festa bem mais moderada do que já foi um dia. O uso de fantasias, os desfiles de carros alegóricos e o consumo de álcool em excesso ainda são práticas comuns.

Acesse também: Como o Carnaval é comemorado no mundo?

Carnaval no Brasil

Pintura retratando o entrudo, que está ligado à origem do Carnaval no Brasil.
O entrudo está ligado à origem do Carnaval no Brasil.

O Carnaval é considerado a festa popular mais importante da cultura brasileira, sendo que a chegada dessa festividade aqui se deu por influência europeia. Os portugueses trouxeram o Carnaval para o Brasil durante o período da colonização, mais especificamente no século XVI, com a prática do entrudo.

O entrudo era um costume carnavalesco que ficou marcado pela realização de uma série de brincadeiras e de atos de zombaria. No geral, essa prática acontecia nas ruas das grandes cidades, mas também acontecia privadamente entre famílias e amigos. Esse costume acontecia três dias antes da Quaresma.

Legenda: Os desfiles das escolas de samba são um dos grandes destaques do Carnaval no Brasil. [2]

Desfile de escola de samba, parte importante da história do Carnaval no Brasil.
Os desfiles das escolas de samba são um dos grandes destaques do Carnaval no Brasil. [2]

O entrudo perdeu força no século XIX, sendo substituído por outras práticas, como os ranchos carnavalescos. No século XX, o samba se tornou o ritmo da festa e deu origem as escolas de samba, com seus desfiles que atualmente são o grande momento do Carnaval no Brasil. A festividade, no entanto, também é marcada por bloquinhos que saem pelas ruas celebrando a festa com música e danças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carnaval e o cristianismo

O Carnaval se consolidou na cultura popular como uma celebração cristã por iniciativa da Igreja Católica de cristianizar e de moralizar celebrações pagãs que aconteciam entre o Natal e a Páscoa. Os excessos começaram a ser combatidos, embora a igreja ainda tolerasse a festa, estabelecendo-a como um momento de adeus a carne para o período da Quaresma. Inclusive, como parte dessas iniciativas da igreja está a inclusão do carnaval no calendário litúrgico.

Curiosidades sobre a origem do Carnaval

  • Na Inglaterra, durante a Idade Moderna, a terça-feira gorda era considerada um dia de Carnaval no qual as pessoas se dedicavam a comer em excesso.

  • O Carnaval na Europa da Idade Média continha lutas na rua, além de corridas de velhos e de judeus, por exemplo.

  • Era comum que companhias de teatro se apresentassem durante o Carnaval na Europa da Idade Média.

Crédito de imagem

[1] shot4shot / Shutterstock

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[2] Celso Pupo / Shutterstock

Fontes

ALETEIA. Qual é a origem da Quaresma? Disponível em: https://pt.aleteia.org/2014/03/05/qual-e-a-origem-da-quaresma/.

AQUINO, Felipe. Como surgiu o Carnaval? Disponível em: https://cleofas.com.br/como-surgiu-o-Carnaval/.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CANÇÃO NOVA. Existe relação entre o carnaval e o Cristianismo? Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/existe-relacao-entre-o-Carnaval-e-o-cristianismo/.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

DJINIS, Elizabeth. A brief histtory of how carnival is celebrated around the world. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/history/a-brief-history-of-how-carnival-is-celebrated-around-the-world-180983771/

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

LOUREIRO, Carolina; VALENTE, Isabela; VIVIANI, Fernanda. A festa mais popular do Brasil. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/ecletica33_festa_popular.pdf.

SOIHET, Rachel. Reflexões sobre o carnaval na historiografia — algumas abordagens. Disponível em: http://gladiator.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg7-8.pdf.

Pintura retratando a celebração do Carnaval, uma alusão à origem do Carnaval.
A celebração do Carnaval remonta à Idade Antiga, tendo sido muito popular ao longo da história.
Crédito da Imagem: Wikimedia Commons
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Origem do Carnaval"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-carnaval-na-antiguidade.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Carnaval na Idade Moderna

Clique no link e tenha acesso a informações de como acontecia a celebração do Carnaval na Europa durante a Idade Moderna. Saiba detalhes e veja curiosidades sobre!

Carnaval no Brasil

Clique aqui para saber como é o Carnaval no Brasil. Veja quando é celebrada a festa e quais as características do Carnaval em cada região do país.

Carnaval no mundo

Clique aqui e saiba detalhes sobre a comemoração do Carnaval no mundo. Conheça os países que comemoram essa festividade e saiba como isso ocorre.

Carnaval, Corpos e Poder

Analisar a festividade do Carnaval no Brasil a partir do olhar midiático.

Comemoração do Carnaval

Saiba mais sobre as origens do Carnaval e que relações essa data tem com a liturgia cristã.

Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval

Você sabe quais são os cuidados que devemos ter com o corpo durante o Carnaval? Clique aqui e veja dicas simples para cair na folia de maneira saudável.

Fantasias de Carnaval

Acesse o texto para conhecer mais sobre a origem das fantasias de Carnaval. Entenda quando seu uso foi inserido no Carnaval brasileiro e o que ele significa.

História do Carnaval

Clique aqui para saber da história do Carnaval. Entenda a origem dessa festa, por que é celebrada e seu significado. Confira curiosidades sobre o Carnaval.

História do Carnaval no Brasil

Clique aqui e saiba detalhes sobre a história do Carnaval no Brasil. Conheça sua origem e sua evolução e descubra qual é o seu significado.

Samba

Clique aqui e saiba detalhes sobre o samba, gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro no começo do século XX.