Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Brunei

Brunei é um pequeno país do Sudeste Asiático, com população de 442 mil habitantes. Apresenta uma economia rica que tem como carro-chefe a exploração de petróleo e gás natural.

Bandeira de Brunei.
Bandeira de Brunei.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Brunei, chamado também de Estado de Brunei Darussalam, é um pequeno país localizado na ilha de Bornéu, no Sudeste da Ásia. Sua capital é a cidade de Bandar Seri Begawan. O quadro natural do país é constituído por florestas e montanhas, além de uma estreita planície costeira. Apesar de ser um dos menos populosos da região, com 442 mil habitantes, Brunei é um país rico que tem como carro-chefe de sua economia a exploração petrolífera.

Confira nossa videoaula: Os maiores produtores de petróleo no mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Brunei

  • Brunei é um país do Sudeste Asiático localizado na ilha de Bornéu.

  • Faz fronteira com a Malásia e se divide em duas áreas não contínuas.

  • Sua capital se chama Bandar Seri Begawan.

  • Dispõe de clima temperado e relevo montanhoso com uma estreita planície costeira.

  • As florestas recobrem boa parte do seu território.

  • Trata-se do país menos populoso do Sudeste da Ásia, com 442 mil habitantes.

  • Quase 80% dos seus habitantes vivem nas cidades, concentrando-se nos arredores da capital.

  • É uma nação bastante rica e apresenta um dos maiores PIB per capita do mundo.

  • Sua economia é dependente da exploração e comercialização de petróleo.

  • Sua forma de governo é a monarquia absolutista.

  • Entre 1888 e 1984, foi um protetorado da Grã-Bretanha.

  • A religião islâmica exerce grande influência na sua cultura, da mesma forma que elementos da cultura malásia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Brunei

  • Nome oficial: Estado de Brunei Darussalam

  • Gentílico: bruneíno

  • Extensão territorial: 5765 km²

  • Localização: Sudeste da Ásia

  • Capital: Bandar Seri Begawan

  • Clima: tropical úmido

  • Governo: monarquia absolutista (sultanato)

  • Divisão administrativa: quatro distritos

  • Idioma: malaio

  • Religiões:

    • islâmica (oficial): 80,9%;

    • cristãs: 7,1%;

    • budismo: 7,1%;

    • outras: 5%.

  • População: 442.000 habitantes (ONU, 2021)

  • Densidade demográfica: 83,8 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,838

  • Moeda: Dólar de Brunei

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 35,56 bilhões (FMI, 2022)

  • PIB per capita: US$ 79.820

  • Gini: não disponível

  • Fuso horário: GMT+8

  • Relações exteriores:

Mapa de Brunei

Mapa de Brunei
Mapa de Brunei

Geografia de Brunei

Brunei é um pequeno país de 5765 km², localizado na ilha de Bornéu, no Sudeste da Ásia, onde faz fronteira com a Malásia. Sua capital é a cidade de Bandar Seri Begawan, situada na parcela oeste do país. O território bruneíno está dividido, em duas partes, pelo estado malásio de Sarawk; ambas são banhadas pelo mar do Sul da China.

  • Clima de Brunei

O clima tropical úmido é predominante em Brunei. As temperaturas são elevadas durante a maior parte do ano, variando entre mínima de 23 ºC e máxima de 32 ºC. As chuvas são abundantes e ocorrem durante todo o ano, com maiores volumes concentrados entre outubro e janeiro. O total anual de precipitação chega a quase 4000 mm no interior do país.

  • Relevo de Brunei

O relevo de Brunei é formado por uma planície costeira bastante estreita e montanhas e colinas em seu interior. A média altimétrica do país é de 478 metros, enquanto seu ponto mais elevado fica a uma altitude de 1850 metros, correspondente ao pico do monte Bukit Pagon.

  • Vegetação de Brunei

A cobertura vegetal de Brunei é formada predominantemente por florestas equatoriais, que recobrem quase 70% da área do país. Em uma pequena área das planícies, observa-se a formação de pântanos e mangues.

Vista aérea de trecho de floresta tropical atravessado por um rio
A vegetação de Brunei é caracterizada pelas florestas tropicais.
  • Hidrografia de Brunei

Existem quatro grandes rios em Brunei que formam as principais bacias hidrográficas do país. São eles: Belait, Tutong e Brunei, na porção oeste, e Temburong, na porção leste. Outro importante curso d’água é o rio Pandarauan, também localizado na parcela oriental.

Demografia de Brunei

Brunei é o país menos populoso do Sudeste Asiático, contando hoje com uma população de 442 mil habitantes. A maior parcela dela vive na região ocidental, mais precisamente no distrito de Brunei e Muara, que abriga a capital do país. Além disso, aproximadamente 79% das pessoas vivem nas cidades, o que caracteriza Brunei como um país urbanizado. Sua maior cidade é Bandar Seri Begawan, onde vivem 40.800 pessoas. A área urbana correspondente à capital, entretanto, compreende mais de 200 mil habitantes.

A taxa de crescimento populacional de Brunei é elevada perante os parâmetros mundiais: 1,45% ao ano. Essa velocidade é decorrente da alta natalidade e também do grande fluxo de migrantes que entram no país, condicionando um saldo migratório positivo de 2,18 migrantes por mil habitantes, o 48º maior do mundo. A idade mediana da população de Brunei é de 31,1 anos, comparável à média global, de 30 anos, enquanto a expectativa de vida no país é de 78,3 anos.

Confira nosso podcast: O que é preciso saber sobre as teorias demográficas

Governo de Brunei

Brunei é um sultanato, o que significa dizer que é governado por um sistema monárquico absolutista que tem à sua frente o sultão. No caso de Brunei, o sultão desempenha tanto a função de monarca quanto a de primeiro-ministro, sendo, portanto, o chefe de Estado e chefe de governo. Cabe a ele também a designação dos seus ministros e dos membros do Conselho Legislativo.

Economia de Brunei

Brunei é um dos países mais ricos do Sudeste Asiático e também do mundo, mantendo um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de quase 80 mil dólares.

A economia de Brunei é pautada pela exploração e comercialização de petróleo e gás natural (e seus derivados), recursos encontrados em abundância no subsolo do país. Nesse sentido, a indústria responde por 56,6% do PIB nacional. Esse setor compreende a indústria petroquímica, a construção, os transportes e a agroindústria. O petróleo e gás crus ou refinados perfazem 95% das exportações, sendo comercializados com países como Japão, Austrália, Singapura, Índia e Malásia.

O setor de serviços é responsável pela segunda maior parcela do PIB de Brunei, 42,3%, e corresponde às atividades de comércio e serviços. A agropecuária responde por 1,2%, com a criação de aves, bovinos e suínos e a produção de mandioca, banana, arroz, abacaxi, ovos e carnes.

  • Turismo de Brunei

A atividade turística é uma importante fonte de arrecadação de divisas para Brunei, que recebe em média 300 mil visitantes anualmente, de acordo com dados da ONU. Existem no país inúmeros atrativos, que vão desde as belas paisagens naturais do seu litoral e da floresta equatorial interior, onde há diversos parques ecológicos, até museus, palácios, monumentos e mesquitas.

A Grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin, que fica na capital, é um dos cartões-postais de Brunei. A vila de Kampong Ayer é também muito procurada por turistas por ser considerada a maior vila suspensa do mundo, formada essencialmente por palafitas.

Grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin, na capital de Brunei.
Grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin, na capital de Brunei.

Infraestrutura de Brunei

Brunei apresenta uma densa rede de infraestrutura para atender as demandas básicas de sua população assim como da indústria e de outros setores da economia. O total da população que tem acesso às redes de água potável é de 99,7%. A energia elétrica chega a todos os habitantes. Como grande produtor de petróleo e gás natural, os combustíveis fósseis correspondem a 100% da capacidade instalada para a geração de energia elétrica, correspondendo à quinta maior do mundo.

A rede de transportes de Brunei é constituída principalmente por rodovias, que somam quase 3 mil km. O país não dispõe de estradas de ferro. Em vez disso, os rios são utilizados como vias de deslocamento, totalizando 210 km de trechos navegáveis. Centenas de quilômetros de oleodutos e gasodutos são utilizados para o transporte de combustíveis, assim como navios mercantes. O principal porto de Brunei é o de Muara, responsável pelas exportações. Além disso, fica na capital o único aeroporto que atende a população bruneína.

Cultura de Brunei

A religião islâmica, a oficial do país, exerce grande influência sobre a tradição e os costumes em Brunei. Por outro lado, a cultura local dispõe de diversos elementos herdados dos países vizinhos, notadamente da Malásia. Os malaios constituem grande parcela da população bruneína, formada também por chineses e outros grupos étnicos. O malaio é a língua oficial do país.

Brunei possui uma longa tradição artística em variadas áreas, principalmente no trabalho artesanal, com a confecção de peças em metal, e na arquitetura. Alguns dos festivais de dança e de música dispõem de muitas manifestações típicas dos povos nativos da ilha de Bornéu e do Sudeste Asiático, havendo ainda aquelas celebrações que seguem o calendário islâmico.

A gastronomia de Brunei é bastante diversificada, sendo possível identificar a influência asiática, europeia e árabe nos seus mais diversos pratos típicos. Um deles é o nasi katok: arroz, frango frito e molho com especiarias.

Leia mais: Cultura material e imaterial

História de Brunei

Pouco se sabe a respeito da história de Brunei antes do período em que o país atingiu a sua maior prosperidade. O que foi possível determinar é que nos primeiros séculos da era comum o território que seria Brunei manteve relações comerciais com a China, além de ter recebido por um tempo a influência de outros impérios que se desenvolveram nos países do Sudeste da Ásia, o que incluiu aspectos religiosos. Por um período, as fés hindu e budista tiveram presença significativa no país, posição hoje ocupada pela religião islâmica.

Do século XV ao XVII, boa parte da ilha de Bornéu constituía um único sultanato, período esse considerado seu apogeu em termos de domínio territorial. A sua influência, no entanto, diminuiu já durante do século XVI, o que coincidiu com a chegada ou passagem dos exploradores europeus pela região. A fragilização incorreu na fragmentação territorial da ilha, com a chegada de Brunei a sua atual configuração, isto é, divido em duas áreas não contíguas.

Em 1888 Brunei se tornou um protetorado da Grã-Bretanha, permanecendo sob o domínio político britânico por quase um século. Nesse intervalo, a autoridade exercida pelo país europeu sobre o sultanato diminuiu e teve o seu foco redirecionado para alguns setores específicos, como as relações exteriores. Brunei se tornou um país totalmente soberano no ano de 1984, obtendo o reconhecimento não somente da Grã-Bretanha como também dos países vizinhos.

Etimologia de Brunei

A origem exata do nome Brunei é incerta. Apesar disso, existe uma explicação bastante aceita que correlaciona a descoberta do país pelo futuro sultão Muhammad Shah no século XIV à denominação escolhida para o território. Diz-se que, ao avistar as terras que seriam então Brunei, Muhammad Shah exclamou as seguintes palavras: Baru nah!, que depois se tornaram Brunei. A tradução para a expressão é “ali está”, ou “lá”.

Curiosidades sobre Brunei

  • Brunei participou das Olimpíadas pela primeira vez em 1988.

  • A saúde e a educação são serviços gratuitos em Brunei.

  • O Istana Nurul Iman é o maior palácio residencial do mundo, e fica na capital de Brunei. Ele possui cerca de 200 mil m² de área.

  • Na cidade de Seria existe um monumento construído no ano de 1991 em comemoração ao bilionésimo barril de petróleo produzido.

  • A exploração de petróleo em Brunei teve início em 1929.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Brunei"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/brunei.htm. Acesso em 17 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....

Quem foi Che Guevara?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Ernesto Guevara, mais conhecido como "Che" Guevara...