Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fases da lua

As fases da lua são os diferentes estágios de iluminação desse satélite durante sua órbita em torno da Terra e do Sol.

Imagem esquemática indicando as diferentes fases da lua e como elas são observadas da Terra.
Imagem esquemática indicando as diferentes fases da lua e como elas são observadas da Terra.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As principais fases da lua são:

  • nova,
  • crescente,
  • cheia e
  • minguante.

Porém, há mais quatro fases intermediárias: quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante. Um ciclo lunar completo, que compreende todas as fases da lua, possui aproximadamente 29,5 dias.

Leia também: Sistema Solar — tudo sobre esse conjunto de corpos celestes que tem o Sol como sua estrela principal

Tópicos deste artigo

Resumo sobre fases da lua

  • A lua possui um total de oito fases, sendo quatro principais e quatro intermediárias.

  • As fases principais da lua são: nova, crescente, cheia e minguante.

  • As fases intermediárias da lua são: quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante.

  • A existência das fases da lua é explicada pelo movimento de revolução desse satélite em torno da Terra e também em torno do Sol (translação), o que faz com que haja alternância na face iluminada da lua e na maneira como ela é observada da superfície terrestre.

  • O ciclo lunar tem duração de 29,5 dias.

  • A posição da lua com relação à Terra e ao Sol produz os eclipses lunar e solar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as fases da lua?

A lua possui quatro fases principais e quatro fases intermediárias. Descrevemos cada uma delas abaixo.

→ Lua nova

Lua nova.

Nessa fase, a face iluminada da lua é aquela voltada integralmente para o Sol. O que se observa da Terra é a face oposta, isto é, sua região não iluminada. Por essa razão, dizemos que a lua nova é invisível aos observadores que estão na superfície terrestre. Durante o dia, entretanto, é possível observar a sua presença no céu. É durante essa fase que ocorrem os eclipses solares.

→ Lua crescente

Lua crescente.

É uma fase de transição entre a nova e o quarto crescente. À medida que a lua continua o seu movimento em torno da Terra, a sua face iluminada começa a aparecer. Na fase crescente, somente uma estreita faixa côncava se torna visível, correspondendo a menos da metade da face voltada para a Terra.

→ Quarto crescente

Quarto crescente.

É possível observar metade da face iluminada da lua. Por essa razão, ela é chamada de quarto crescente, uma vez que o que vemos da Terra é somente um quarto da superfície total da lua.

→ Crescente gibosa

Gibosa crescente.

Fase intermediária entre o quarto crescente e a cheia. Acontece quando a maior parte da face iluminada da lua está visível.

→ Lua cheia

 Lua cheia.

Nessa fase, a lua está posicionada do lado oposto ao Sol. Por essa razão, conseguimos visualizar por completo a sua face iluminada. Uma vez que a Terra está posicionada entre a lua e o Sol, é nessa fase que acontecem os eclipses lunares.

→ Minguante gibosa

Gibosa minguante.

Fase intermediária entre a cheia e o quarto minguante. A face iluminada e visível da lua diminui gradualmente, tornando-se menor do que na fase cheia. Nesse caso, ela tem aparência semelhante à fase da crescente gibosa, porém o lado que apresenta iluminação é oposto ao dessa fase.

→ Quarto minguante

Quarto minguante.

Metade da lua se encontra iluminada nessa fase, que corresponde dessa à metade oposta daquela que observamos durante o quarto crescente. Em outros termos, a parte iluminada na fase do quarto minguante é aquela que se encontrava sem iluminação na fase do quarto crescente.

→ Lua minguante

Lua minguante.

A fase minguante é uma fase intermediária entre o quarto minguante e a lua nova. Aqui se observa apenas uma estreita faixa convexa iluminada.

Por que a lua muda de fase?

A lua muda de fase pela combinação de dois fatores. O primeiro deles diz respeito ao fato de o nosso satélite natural ser uma fonte de luz secundária, o que significa dizer que a iluminação que ela apresenta é proveniente do Sol. Soma-se a isso os movimentos orbitais que ela realiza em torno do planeta Terra e também em torno do Sol, chamados de revolução e de translação, respectivamente, o que faz com que ela assuma diferentes posições em relação ao nosso planeta e ao Sol.

Em decorrência da interação entre os três astros, a face da lua que recebe diretamente a luz solar varia gradualmente à medida que ela realiza o seu movimento de órbita, o que altera a forma como a observamos do planeta Terra. Esse processo é conhecido como o de mudança na fase da lua.

Veja também: Lua de sangue — o fenômeno que ocorre no eclipse total da superlua

Ciclo lunar

Representação do ciclo lunar
Representação do ciclo lunar

O ciclo lunar, chamado também de lunação ou período sinódico, é o intervalo de tempo decorrido entre uma lua nova e outra. Esse período equivale a aproximadamente 29,5 dias ou 29 dias, 12 horas e 44 minutos. Dessa forma, podemos dizer que cada uma das fases da lua, levando em consideração as fases principais e intermediárias, possui aproximadamente 3,6 dias de duração.

Eclipses

Eclipse é um fenômeno astronômico que acontece quando um corpo celeste se posiciona entre um segundo astro e uma fonte primária de luz, interrompendo momentaneamente a sua iluminação de forma total ou parcial. No nosso Sistema Solar, há a ocorrência dos eclipses solares e lunares, os quais têm em comum o alinhamento entre a lua, a Terra e o Sol.

→ Eclipse solar

Eclipse solar.

Acontece quando a lua está posicionada entre a Terra e o Sol, impedindo de forma temporária a iluminação solar de chegar até a superfície do planeta. Ele ocorre comumente durante a fase nova da lua, que corresponde ao início do ciclo lunar.

→ Eclipse lunar

Eclipse lunar.

Acontece quando a Terra está posicionada entre a lua e o Sol. Dito de outro modo, esse tipo de eclipse é produzido quando a lua entra na zona de sombra do planeta, situando-se integralmente na região conhecida como umbra (eclipse total), na penumbra (eclipse penumbral) ou ainda entre ambas (eclipse parcial). Ele ocorre comumente durante a fase cheia da lua, quando a face iluminada está voltada para a Terra.

Fontes

DIAZ, Luccas. Conheça as 8 fases da Lua. Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conheca-as-8-fases-da-lua/.

IAG/USP. As fases da Lua. Disponível em: https://www.iag.usp.br/siae98/fenomastro/fases.htm.

NASA. All About The Moon. Space Plane – NASA Science. Disponível em: https://spaceplace.nasa.gov/all-about-the-moon/en/.

NASA. Earth’s moon: Moon in motion. NASA Science, [S.I.]. Disponível em: https://moon.nasa.gov/moon-in-motion/moon-phases/.

NASA. Eclipses. NASA Science, [2022]. Disponível em: https://solarsystem.nasa.gov/eclipses/about-eclipses/types/.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Fases da lua"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-fases-lua.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante