Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fases da lua

Física

As posições relativas entre Terra, Lua e Sol permitem que visualizemos nosso satélite natural de quatro formas distintas, as chamadas fases da Lua.
As posições relativas da Lua em relação à Terra e ao Sol configuram as chamadas fases da Lua
As posições relativas da Lua em relação à Terra e ao Sol configuram as chamadas fases da Lua
PUBLICIDADE

Fonte de luz secundária, a lua é o satélite natural da Terra. Esse objeto somente pode ser visto porque reflete a luz que recebe do Sol.

O hemisfério lunar voltado para a Terra nem sempre é o mesmo que está sendo iluminado pelo Sol, por isso, existem quatro fases da Lua. Essas quatro fases alternam-se constantemente em um intervalo de aproximadamente sete dias. Observe a figura:

Na posição 1, temos a fase de Lua nova, em que a face voltada para a Terra não está iluminada, portanto, a Lua não pode ser vista.

Em 2, temos o quarto crescente, em que apenas ¼ da Lua está iluminada. Esse é o ponto central da transição da Lua nova para a Lua cheia.

Na posição 3, há a fase de Lua cheia. A Lua está com o hemisfério voltado para a Terra totalmente iluminado pelo Sol.

Em 4, temos a lua iluminada parcialmente pelo Sol. É o quarto minguante, em que a Lua encontra-se na transição entre a fase cheia e nova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O intervalo entre duas luas novas consecutivas é denominado de período de lunação e é de 29 dias, 12 horas e 44 min.

Eclipse

Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua. No caso do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o Sol e Terra.
Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.


Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAVALCANTE, Kleber G. "Fases da lua"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-fases-lua.htm. Acesso em 16 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba como ocorreu a Chegada do Homem à Lua no dia 20 de julho de 1969.
Conheça as teorias sobre a origem da lua.
Descubra o que é um eclipse solar, como e porque ele acontece, bem como os seus tipos principais.
Acesse o artigo e aprenda mais sobre os eclipses. Você sabe como eles ocorrem? Confira neste artigo o que são os eclipses e quais são as suas causas. Além disso, aprenda a diferenciar os eclipses solares dos eclipses lunares, totais ou parciais.
A Existe água na Lua? Clique aqui e aprenda mais sobre este assunto!
Você sabia que o planeta Terra é 80 vezes maior do que a lua? Confira!
Saiba como e quando ocorre a Lua de Sangue, fenômeno em que a lua apresenta cor avermelhada.
Nós, “seres terrestres”, conseguimos ver somente uma Face da Lua.
A 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas até 17 de março. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelas próprias escolas (públicas ou particulares). Mostra Brasileira de Foguetes também conta
Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!