A lua de sangue é um fenômeno visual em que o satélite natural da Terra aparece nos céus com cor avermelhada. Essa alteração na cor aparente da Lua é resultado de um eclipse lunar total, que acontece quando a Terra está posicionada entre o seu satélite e o Sol. É preciso que os três astros estejam alinhados para que esse tipo de eclipse se produza e, por conseguinte, gere uma lua de sangue.
Seu aspecto é visto como sombrio por muitos observadores, motivo pelo qual a lua de sangue apresenta interpretações religiosas e significados místicos atrelados a ela. Na Bíblia, por exemplo, é compreendida como um presságio do apocalipse.
Por fatores como horário de pico do fenômeno, o movimento de rotação da Terra, a cobertura de nuvens ou a poluição nos céus, uma lua de sangue nem sempre é observada em todo o planeta. No ano de 2025 teremos duas luas de sangue: em 14 de março e em 07 de setembro. Somente a primeira delas poderá ser observada no Brasil.
Leia também: O que é a lua azul?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a lua de sangue
- 2 - O que é a lua de sangue?
- 3 - Quando acontece a lua de sangue?
- 4 - Como acontece a lua de sangue?
- 5 - Lua de sangue no Brasil
- 6 - Lua de sangue na Bíblia
- 7 - Data das próximas luas de sangue
Resumo sobre a lua de sangue
-
Lua de sangue é um fenômeno visual que acontece quando a Lua exibe coloração avermelhada durante um eclipse lunar total.
-
Os eclipses lunares totais somente acontecem quando é lua cheia. Por essa razão, toda lua de sangue é uma lua cheia.
-
Para que um eclipse lunar total aconteça, produzindo uma lua de sangue, os três astros precisam estar alinhados perfeitamente: o Sol, a Terra e a Lua.
-
Durante um eclipse total, a Lua entra na região de umbra da sombra da Terra. Por essa razão, a superfície lunar se torna mais escura e adquire tons avermelhados.
-
Uma lua de sangue não é visível em todos os países e regiões ao mesmo tempo, o que se deve a fatores como o movimento dos astros e seu horário de pico.
-
Na década que vai de 2021 a 2030, um total de nove luas de sangue será registrado. Duas delas em 2025: em 14 de março e em 07 de setembro.
-
O aspecto da lua de sangue tem significados místicos e religiosos atribuídos a ele. Na Bíblia, por exemplo, é visto como um anúncio do final dos tempos.
O que é a lua de sangue?
A lua de sangue é um fenômeno visual em que a Lua, satélite natural do planeta Terra, aparece nos céus com a coloração avermelhada. Esse fenômeno é resultante da interação entre a Lua, a Terra e o Sol durante o eclipse lunar total.
Quando acontece a lua de sangue?
A lua de sangue acontece durante um eclipse total da Lua. Lembremos que os eclipses lunares são o resultado da interação entre o planeta Terra, seu satélite natural e o Sol, e são produzidos quando a sombra do planeta é projetada total ou parcialmente sobre a superfície da Lua. Um eclipse total somente é possível de acontecer durante a fase da lua cheia, quando toda a superfície do satélite voltada para a Terra recebe iluminação solar. Mas não confunda: apesar de toda lua de sangue ser uma lua cheia, nem toda lua cheia será uma lua de sangue.
Para que uma lua de sangue aconteça, duas condições são necessárias:
-
Alinhamento perfeito dos três astros;
-
Intersecção entre os planos de órbita da Lua e da Terra, que possuem ângulos de inclinação diferentes, mas que, em determinados períodos de sua trajetória, se encontram.
Esses são os requisitos, portanto, para a ocorrência dos eclipses totais da Lua. De todos os 22 eclipses lunares registrados na década atual, que compreende o intervalo entre os anos de 2021 e 2030, nove deles são ou serão totais de acordo com o calendário da Nasa. Posto de outra forma, 40% dos eclipses lunares da década são ou serão totais, o que resulta na ocorrência das luas de sangue.
Como acontece a lua de sangue?
A lua de sangue é o aspecto visual da Lua durante um eclipse lunar total. Esse tipo de eclipse decorre quando o planeta Terra está posicionado entre a Lua e o Sol, projetando, assim, toda a sua sombra sobre a face do satélite que está voltada para o nosso planeta. Uma vez que os três astros estejam totalmente alinhados, a Lua adentra na região de umbra da sombra da Terra.
A umbra é a parte da sombra que não recebe nenhuma iluminação, motivo pelo qual ela é a mais escura. Diferentemente do que se pode imaginar, entretanto, a Lua não desaparece completamente no céu durante um eclipse total. Na realidade, ainda conseguimos enxergar a Lua, mas ela exibe uma coloração entre o laranja-escuro e o marrom avermelhado, muito parecida com a cor do sangue.

Nota-se que, apesar de ser possível enxergar a Lua durante o eclipse total, nem todas as regiões do planeta têm essa visão simultânea. Inúmeros fatores contribuem para tal, como:
-
o movimento dos astros e o tempo em que permanecem na posição de alinhamento;
-
o horário em que o eclipse total atinge o seu ponto máximo;
-
a nebulosidade do céu naquele dia em específico;
-
o índice de poluição do ar, que pode ser tal que dificulte a observação do céu com clareza.
É interessante notar, ainda, que a observação de um eclipse desse tipo se inicia pela Lua adquirindo gradualmente tons avermelhados, o que é resultante do movimento realizado por esse astro e pelo planeta Terra. Na medida em que eles vão se alinhando, passamos a ver a Lua com uma cor vermelha cada vez mais intensa, até chegar ao seu ápice. Portanto, durante um eclipse total, podemos identificar também os eclipses parciais e penumbrais até o ponto máximo, quando Lua está totalmente encoberta pela sombra da Terra.
Uma lua de sangue tem a duração aproximada de duas a três horas, considerando-se esse movimento até o total encobertamento da Lua pela pela sombra terrestre.
Veja também: Como acontece a superlua?
Lua de sangue no Brasil

A lua de sangue nem sempre é possível de ser observada no Brasil. Entre 2021 e 2024, como indica o calendário da Nasa, houve três luas de sangue: uma ocorreu em 2021 e duas em 2022, sendo que duas delas foram visíveis de todo o território nacional.
A segunda lua de sangue de 2022, que aconteceu em 08 de novembro, foi possível de ser observada somente pelas pessoas que habitavam o extremo oeste do país. As demais regiões conseguiram observar algumas etapas do eclipse lunar, enquanto a sua totalidade somente ficou visível em parte do estado do Acre. O horário em que o fenômeno se instalou e o gradual movimento da Lua são os fatores que explicam o porquê disso ter acontecido.
O ano de 2025 terá duas vezes esse fenômeno: o primeiro no mês de março e o segundo no mês de setembro. Somente o primeiro será visível em algumas regiões do território brasileiro por uma hora durante a madrugada do dia 14 de março, enquanto o segundo não poderá ser observado por conta de seu horário: o pico acontecerá às 18h12 no horário do Pacífico e às 15h12 no horário oficial de Brasília.
Lua de sangue na Bíblia
Os fenômenos astronômicos de todos os tipos têm sido associados a significados místicos e religiosos desde a Antiguidade, o que não seria diferente com a lua de sangue. Seu aspecto avermelhado confere a ela uma atmosfera um tanto quanto sombria, o que fez com que o fenômeno fosse tratado na Bíblia, livro sagrado do cristianismo, como um sinal que anuncia a chegada do apocalipse e do fim do mundo como conhecemos. Veja, a seguir, duas passagens bíblicas que mencionam diretamente a lua de sangue:
-
Atos 2:20: O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor.
-
Apocalipse 6:12: E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue.
Data das próximas luas de sangue
Próximas luas de sangue |
|
Data |
Áreas onde será visível |
14 de março de 2025 |
Américas, oeste da Europa e da Ásia, Oceano Pacífico |
07 de setembro de 2025 |
África, Ásia, América e Europa |
03 de março de 2026 |
Ásia, América, Austrália, Oceano Pacífico |
31 de dezembro de 2028 |
África, Ásia, Austrália, Europa, Oceano Pacífico |
26 de junho de 2029 |
África, América, Europa, Oriente Médio |
20 de dezembro de 2029 |
África, Ásia, América e Europa |
Crédito de imagem
[1] Rodrigo S Coelho / Shutterstock
Fontes
Bíblia Online. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/.
DUTFIELD, Scott. What is a blood moon? Space, 06 jan. 2025. Disponível em: https://www.space.com/39471-what-is-a-blood-moon.html.
NASA. Lunar eclipses: 2021-2030. NASA Eclipse Web Site, [s.d.]. Disponível em: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/Ledecade/LEdecade2021.html.
REDAÇÃO. Eclipse lunar terá Lua de Sangue na madrugada desta terça-feira. Agência Brasil, 07 nov. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-11/eclipse-lunar-tera-lua-de-sangue-na-madrugada-desta-terca-feira.
REDAÇÃO. Lua de Sangue será visível no Carnaval? Veja data e horário do eclipse. O Globo, 25 fev. 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/epoca/noticia/2025/02/25/lua-de-sangue-sera-visivel-no-carnaval-veja-data-e-horario-do-eclipse.ghtml.