Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que vemos a lua durante o dia?

Geografia

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares.
Imagem da lua sendo vista da Terra durante o dia
Imagem da lua sendo vista da Terra durante o dia
PUBLICIDADE

Eventualmente notamos que é possível ver a lua durante o dia. Em algumas vezes pela manhã, em outras pela tarde. Mas como isso ocorre? Ela não deveria ser vista da Terra apenas durante a noite?

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.

Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas. Já a lua em sua fase crescente, mais comum, só pode ser vista durante as tardes porque ela só nasce na metade do dia, quando fica iluminada em cerca de 50% de sua superfície durante as mesmas 12 horas. A iluminação, além da reflexão da luz do sol, depende, sobretudo, do grau de inclinação dos raios solares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As diferenças dos horários quanto ao surgimento da lua no céu explicam-se pelo fato de, a cada dia, ela nascer 48 minutos mais tarde. Portanto, à medida que a posição da lua em relação aos raios do sol vai se alterando, alteram-se também as suas fases e o horário de seu aparecimento no horizonte.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Por que vemos a lua durante o dia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba quem foi Neil Armstrong e que importância ele teve na história da exploração do espaço sideral.
Descubra o que é um eclipse solar, como e porque ele acontece, bem como os seus tipos principais.
A Existe água na Lua? Clique aqui e aprenda mais sobre este assunto!
Clique aqui para conhecer como e por que ocorrem as fases da Lua. Veja qual é a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol em cada fase.
Você sabia que o planeta Terra é 80 vezes maior do que a lua? Confira!
Você conhece a Missão Kepler? Clique aqui para saber mais sobre a operação que tem por objetivo encontrar outros planetas onde possa haver vida.
O espaço é infinito? Sim ou não? Clique aqui para obter a resposta!
Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!
Você sabe por que a noiva se casa de branco? Clique para entender a história por trás dessa tradição!
Por que as estrelas piscam? Clique aqui e obtenha a resposta!