Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá possui as cores branca e vermelha. A folha de bordo, símbolo da flora canadense, na cor vermelha, ocupa o centro da bandeira desse país americano.

Bandeira do Canadá.
Bandeira do Canadá.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira do Canadá é o símbolo máximo dessa nação da América. O Canadá está situado na América do Norte, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, que são representados pelas listras vermelhas da bandeira nacional. Já a listra central branca indica o território do país. Por sua vez, a folha de bordo representa uma espécie típica da flora canadense. As cores branca e vermelha são as oficiais do Canadá.

Historicamente, a construção da bandeira canadense sofreu forte influência dos símbolos da Inglaterra e da França. Atualmente, o Canadá é um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo.

Leia também: Bandeira do México — a história da bandeira desse outro país da América do Norte

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira do Canadá

  • O desenho atual da bandeira do Canadá foi feito por George Francis Stanley (1907-2002) no ano de 1964.

  • A bandeira do Canadá é formada por duas listras verticais vermelhas, nos seus extremos, e uma listra vertical branca, em maior proporção, na sua parte central.

  • As cores vermelha e branca são as oficiais do Canadá, conforme aprovação do rei George V (1865-1936), em 1921.

  • A folha de bordo, na cor vermelha, é um importante símbolo do Canadá. Ela representa a flora do país.

  • O Canadá é um país localizado na América, mais precisamente na América do Norte, banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

História da bandeira do Canadá

A história da bandeira do Canadá está atrelada à necessidade da escolha de um símbolo máximo para o país, especialmente ao longo da emergência provocada pelos grandes conflitos mundiais, que ocorreram ao longo do século XX. Nesse contexto, foi realizado um concurso para a escolha da bandeira do país. O desenho atual foi o vencedor. Ele foi confeccionado por George Francis Stanley (1907-2002). A adoção oficial da bandeira do Canadá ocorreu em 15 de fevereiro de 1965.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá é formada por duas listras verticais vermelhas, nos seus extremos, e uma listra vertical branca, em maior proporção, na sua parte central. Além das listras, a bandeira canadense conta ainda com a representação de uma folha de bordo na cor vermelha.

  • Significado das cores da bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá conta com duas cores: vermelha e branca. As cores vermelha e branca são as oficiais do Canadá, conforme aprovação do rei George V (1865-1936), desde 1921. Há ainda a ideia de que o vermelho é uma referência à Inglaterra e o branco é uma referência à França. O Canadá foi colonizado por ambos os países europeus.

De forma estrita, as listras na cor vermelha representam os oceanos Pacífico e Atlântico, que banham o país. Já a cor branca simboliza justamente o território canadense, localizado entre esses dois oceanos.

  • Significado dos símbolos da bandeira do Canadá

A folha de bordo, na cor vermelha, é o único símbolo presente na bandeira do Canadá. Ela representa o formato estilizado, com 11 pontas, da folha de bordo, espécie típica da flora canadense. O tom avermelhado da folha é uma referência ao período do outono, no qual as folhas de bordo adquirem essa coloração.

Leia também: Bandeira da Austrália — símbolo que teve forte influência do Reino Unido

Bandeira Real da União

A Bandeira Real da União é o símbolo comumente utilizado pelos canadenses. Essa bandeira é um dos símbolos representativos da Commonwealth, Comunidade Britânica das Nações, formada por um total de 53 países. Portanto, essa bandeira é uma referência ao período de colonização canadense pelos britânicos.

Canadá

Vista aérea da cidade de Ottawa, no Canadá.
A capital do Canadá é a cidade de Ottawa.

O Canadá é um país localizado na América, mais precisamente na América do Norte, banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico. O território canadense é dividido em dez províncias e três territórios.

A geografia do Canadá é caracterizada pela ocorrência de clima e vegetação temperados. O país registra temperaturas muito baixas, especialmente durante o inverno, e detém grandes reservas de geleiras e florestas.

O Canadá foi colonizado pela França e pela Inglaterra. Culturalmente, o Canadá possui grande influência desses dois países europeus e ainda dos Estados Unidos.

O território canadense também recebe um grande número de imigrantes. É um país relativamente populoso e pouco povoado. Sua capital é a cidade de Ottawa. São outras cidades importantes do Canadá: Montreal, Quebec e Vancouver.

Muito desenvolvido e industrializado, destaca-se na produção de bens minerais e agropecuários, na fabricação de artigos manufaturados, nas atividades turísticas e na indústria de alta tecnologia. O Canadá também é um importante ator geopolítico mundial.

Curiosidades sobre a bandeira do Canadá

  • A dimensão oficial da bandeira do Canadá é de 1 metro de largura e de 2 metros de comprimento.

  • O Canadá utilizou por muitos anos bandeiras similares às da Inglaterra e da França, que foram os países europeus que colonizaram o território canadense.

  • Uma outra interpretação para a cor vermelha presente na bandeira do Canadá é uma referência à Cruz de São Jorge, existente na bandeira da Inglaterra.

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira do Canadá"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-do-canada.htm. Acesso em 30 de maio de 2024.

De estudante para estudante