Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

9 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas

Celebrado no dia 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data importante porque marca a relevância dos povos indígenas.

Indígena pataxó, em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto.
O Brasil possui cerca de 1,7 milhão de indígenas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado no dia 9 de agosto. Essa data marca a importância dos povos indígenas para as sociedades mundiais. Foi criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse dia comemorativo é um instrumento de luta e apoio às causas indígenas.

Leia também: 19 de abril — Dia Nacional dos Povos Indígenas

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas

  • O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado internacionalmente no 9 de agosto.

  • Criado pela ONU em 1995, esse dia comemorativo permite valorizar as práticas dos povos indígenas, tidos como os primeiros habitantes dos territórios americanos, por meio de eventos diversos.

  • A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Esse documento apresenta um conjunto de direitos universais para as populações indígenas dos diferentes países do globo.

  • O Censo Demográfico de 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que há cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil.

Origem do Dia Internacional dos Povos Indígenas

Celebrado no dia 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O contexto histórico de criação dessa data esteve atrelado à necessidade de demarcar a importância desses povos para as sociedades mundiais. Além disso, a referida data busca reconhecer e valorizar toda a contribuição histórica, política, econômica e cultural dos povos indígenas. Portanto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é parte de um movimento maior de valorização dos povos indígenas mundiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas

A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O referido documento é composto por 46 artigos, que buscam apresentar todos os direitos básicos das populações indígenas mundiais, sendo essa a ideia central dele. Entre os principais pontos defendidos pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, estão:

  • igualdade de condições perante as leis internacionais;

  • autodeterminação dos povos;

  • combate a qualquer tipo de discriminação;

  • direito aos territórios;

  • respeito às cultura, língua e religião tradicionais.|1|

A Declaração também aponta a necessidade de políticas públicas no contexto indígena e, ainda, apoia a contribuição financeira de agentes estatais para a manutenção dos direitos básicos dos povos indígenas.

Importância do Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um instrumento de luta e apoio às causas indígenas, visto que visibiliza a grande importância dessas populações. Nesse sentido, essa data possibilita o estabelecimento de reflexões e debates sobre o cenário atual das populações indígenas.

Ademais, o dia permite a valorização das práticas indígenas no contexto mundial, o que se dá por meio de eventos diversos. Ressalta as contribuições e tradições indígenas para a população em geral, bem como destaca a importância desses povos em diferentes âmbitos da sociedade. O Dia Internacional dos Povos Indígenas permite, ainda, o amplo debate sobre os direitos básicos dessas populações.

Povos indígenas no Brasil

O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que há cerca de 1,7 milhão de indígenas no Brasil.|2| Esse número representa menos de 1% do total da população absoluta do país.

Os povos indígenas brasileiros compõem um conjunto muito diverso de tribos e populações com práticas culturais bastante distintas. Nesse cenário, evidenciam-se os troncos indígenas macro-jê e tupi. Os povos indígenas brasileiros possuem línguas, religiões e demais tradições bastante diferentes entre si, compondo um grande mosaico cultural que sustenta um dos principais pilares da sociedade brasileira.

Indígenas pertencentes aos pataxó, um dos povos indígenas que existem no Brasil.
As populações indígenas brasileiras possuem tradições bastante heterogêneas. [1]

A região Norte do Brasil é a que possui o maior número de indígenas, com destaque para o estado do Amazonas. O número de indígenas também se destaca nos seguintes estados: Bahia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A população indígena brasileira encontra-se distribuída de forma bastante desigual ao longo do território nacional.

A maior parte dos indígenas habita a Amazônia Legal. Nessa região está a maior reserva indígena em população do país, chamada de Terra Indígena Yanomami. Contudo, a maior parte dos indígenas brasileiros mora fora de terras indígenas, oficialmente demarcadas pelos agentes estatais.

Veja também: Funai — o órgão do governo brasileiro que atua na proteção e na garantia dos direitos das populações indígenas

História dos povos indígenas

Os povos indígenas são agrupamentos humanos considerados os primeiros habitantes dos territórios americanos. Essa população habitava vastas áreas naturais do espaço geográfico da América ao longo de milhares de anos, assim, já estava estabelecida nos territórios nacionais na época da chegada de exploradores e colonizadores.

Por exemplo, no Brasil, os indígenas já viviam em vastas extensões do território muito antes da chegada dos colonizadores portugueses, em 1500, praticando diferentes atividades de subsistência, como caça e pesca.

Os povos indígenas compõem um grupo histórico e populacional bastante diverso, com diferentes práticas culturais em termos de língua, religião e demais ações cotidianas. A história desses povos está comumente associada a perseguições diversas, fruto do vasto processo de colonização empreendido por povos estrangeiros.

Notas

|1| ONU. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. ONU, 2008. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf.

|2| IBGE. Panorama do censo 2022. IBGE, 2023. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/indicadores.html?localidade=BR.

Crédito de imagem

[1] Joa Souza / Shutterstock

Fontes

AZOUBEL, H. Dia Internacional dos Povos Indígenas. UFMG, 2022. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/dia-internacional-dos-povos-indigenas/.

CABRAL, U.; GOMES, I. Brasil tem 1,7 milhão de indígenas e mais da metade deles vive na Amazônia Legal. IBGE, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37565-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas-e-mais-da-metade-deles-vive-na-amazonia-legal.

IBGE. A origem dos índios. IBGE, c2023. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/historia-indigena/a-origem-dos-indios.html.

IBGE. Indígenas. IBGE, c2023. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/.

ONU. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. ONU, 2008. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf.

VELASCO, C.; CROQUER, G.; PINHONI, M. Censo do IBGE: Brasil tem 1,7 milhão de indígenas. G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/08/07/censo-do-ibge-brasil-tem-17-milhao-de-indigenas.ghtml.  

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "9 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-dos-povos-indigenas.htm. Acesso em 19 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


19 de abril - Dia dos Povos Indígenas

Acesse o texto para saber mais sobre o Dia dos Povos Indígenas. Entenda quando surgiu essa data comemorativa e qual é a sua importância.
Datas Comemorativas - 2024

A cultura Indígena

Conheça a cultura dos primeiros habitantes do território brasileiro.
Cultura

Cultura indígena

Clique aqui para saber um pouco sobre a cultura indígena, um conjunto de práticas e costumes desenvolvidos pelos habitantes nativos do território brasileiro.
Sociologia

Demarcação de terras indígenas no Brasil

Clique aqui e conheça as etapas da demarcação de terras indígenas no Brasil. Entenda a importância desse processo para os povos indígenas.
Geografia do Brasil

Direitos Humanos

Clique aqui e saiba mais sobre os Direitos Humanos. Entenda como surgiram e qual sua importância. Confira os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Sociologia

Escravidão indígena

Acesse o link e veja quais os objetivos dos portugueses com a escravidão indígena. Conheça o que foi a guerra justa. Acompanhe o trabalho dos jesuítas com os índios.
História do Brasil

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

Acesse o link e conheça a Funai, órgão indigenista oficial do Brasil. Entenda a sua importância na proteção e na garantia dos direitos dos indígenas brasileiros.
Geografia do Brasil

Lei do Povoamento e os povos indígenas

Saiba mais sobre a política implantada no século XIX pelo governo norte-americano: a expansão territorial efetivada pela Lei do Povoamento de 1862 e o consequente massacre indígena.
História da América

Povos indígenas do Brasil

Saiba mais sobre os povos indígenas do Brasil. Veja quantos indígenas existem no território brasileiro e saiba mais sobre sua história.
Geografia do Brasil

Índios no Brasil

Os índios no Brasil: um breve relato sobre os primeiros povos que habitaram o território brasileiro.
História do Brasil