Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações de Oxirredução

Química

Toda reação de oxirredução está relacionada a uma transferência de elétrons entre os átomos e/ou íon das substâncias reagentes.
A ferrugem é um exemplo de reação de oxirredução
A ferrugem é um exemplo de reação de oxirredução
PUBLICIDADE

Uma reação de oxirredução é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.

Para entender, veja um exemplo:

Uma solução de sulfato de cobre (CuSO4(aq)) é azul em razão da presença de íon Cu2+ dissolvidos nela. Se colocarmos uma placa de zinco metálico (Zn(s)) nessa solução, com o passar do tempo poderemos notar duas modificações: a cor da solução ficará incolor e aparecerá um depósito de cobre metálico na placa de zinco.

Oxidação do Zinco

Portanto, a reação que ocorre nesse caso é a seguinte:

Zn(s) + CuSO4(aq) → Cu(s) + ZnSO4(aq)

ou

Zn(s) + Cu2+(aq)  + SO42-(aq) → Cu(s) + Zn2+(aq)  + SO42-(aq)

ou ainda

Zn(s) + Cu2+(aq)  → Cu(s) + Zn2+(aq)  

Observe que houve uma transferência de elétrons do zinco para o cobre. Analisando isoladamente a transformação que ocorreu em cada um desses elementos, temos:

  • Zn(s) → Zn2+(aq)  

O zinco perdeu 2 elétrons passando de zinco metálico para cátion. Nesse caso, o zinco sofreu uma oxidação.

  • Cu2+(aq)  → Cu(s)

Já com o cobre ocorreu o contrário, ele ganhou 2 elétrons, passando de cátion cobre II para cobre metálico. O cobre sofreu uma redução.

Isso explica as duas mudanças observadas, pois a solução ficou incolor porque os íons cobre se transformaram em cobre metálico, que se depositaram na placa de zinco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Visto que houve uma perda e um ganho de elétrons simultâneos, essa reação é um exemplo de reação de oxirredução, e por meio dela podemos estabelecer os seguintes conceitos que se repetem para todas as outras reações desse tipo:

Definições de oxidação e redução

O metal mais reativo sofre a oxidação, assim, no exemplo proposto o zinco é mais reativo que o cobre.

Outra reação de oxirredução que pode ser citada ocorre quando colocamos magnésio ou alumínio em uma solução de ácido clorídrico. Nessas reações o hidrogênio do ácido clorídrico recebe 3 elétrons vindos do alumínio (ou 2 elétrons vindos do magnésio), passando de cátion H+ para gás hidrogênio (H2), enquanto que o metal se transforma no cátion:

2 Al(s) + 6 H+(aq) → 2 Al3+(aq) + 3H2 (g)

Mg(s) + 2 H+(aq) → Mg2+(aq) + H2 (g)

Os metais sofrem oxidação e o hidrogênio sofre redução. Abaixo temos uma figura que mostra que ao se adicionar o magnésio no ácido clorídrico ocorre uma efervescência, que é em razão da liberação do gás hidrogênio, e o magnésio desaparece, pois é consumido.

Oxirredução


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações de Oxirredução"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-oxirreducao.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFMG-MG) Considere as seguintes equações:

I.HCℓ + NaOH → NaCℓ + H2O

II.H2 + ½ O2 → H2O

III.SO3+ H2O → H2SO4

Ocorre oxirredução apenas em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e III.

e) II e III.

Questão 2

A equação em que não ocorre reação de oxirredução é:

a) N2 + O2 → 2 NO

b) Aℓ + 3 H2SO4→ Aℓ2(SO4)3 + 3 H2

c) Zn + CuSO4 → Cu + ZnSO4

d) SnCℓ2 + 2 HCℓ + H2O2 →SnCℓ4 + 2 H2O

e) NaCℓ + AgNO3 → AgCℓ + NaNO

Mais Questões
Artigos Relacionados
Funcionamento do air bag, dispositivo destinado a proteger motoristas, impulso elétrico, reação química de decomposição, colisão, mistura química de azida de sódio, sensores localizados no pára-choque do automóvel, silicato alcalino, gás nitrogênio.
Entenda o que é o Número de Oxidação (Nox) nos seguintes casos: em compostos iônicos, moleculares, em elementos isolados e em substâncias simples.
Entenda o que é um agente redutor e um agente oxidante e veja exemplos da atuação dessas substâncias químicas do cotidiano.
A corrosão dos metais, principalmente do ferro, ocorre em processos eletroquímicos de reações de oxidorredução.
Veja nesse texto um conjunto de regras que permite determinar o número de oxidação (NOX) de uma maneira bem simples, sem precisar das fórmulas eletrônicas dos compostos.
Clique aqui e aprenda sobre eletrólise em meio aquoso, desde sua definição até a forma como ocorre para produção de gases e obtenção de metais.
Lentes fotossensíveis, reações de oxirredução, perda ou ganho de elétrons, lentes fotossintéticas dos óculos de sol, composição do vidro fotocromático, átomos de oxigênio tetraédricos, estrutura cristalina de cloreto de prata, luz ultravioleta, prata metá
Entenda por que a maresia nas regiões litorâneas contribui para a corrosão de estruturas metálicas.
Conheça a fila de reatividade dos ametais e aprenda a determinar se uma reação de oxirredução envolvendo esses elementos ocorrerá ou não na prática.
Conceitos e exemplos de reações de oxidação e de redução.