close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Corrosão dos Metais

O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.

Vários objetos são danificados regularmente pela corrosão dos metais, causando grande perda econômica e social
Vários objetos são danificados regularmente pela corrosão dos metais, causando grande perda econômica e social
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar.

Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc. Além de as pessoas perderem alguns de seus bens materiais, torna-se necessário que a indústria produza mais desses metais apenas para substituir os que foram danificados. Por exemplo, no caso do ferro, a ferrugem provoca a perda de bilhões de dólares no mundo inteiro; 20% do ferro é produzido para substituição.

A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar. Veja como isso se dá, por exemplo, na ferrugem do ferro, principalmente em lugares úmidos, como no litoral:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ânodo:                              2 Fe(s) →  2Fe2+ + 4e-   
Cátodo:             O2 + 2 H2O + 4e- → 4 OH-____
Reação global: 2 Fe + O2 + 2 H2O → 2 Fe (OH)2

Observe que o ferro é oxidado, perdendo dois elétrons cada e outro fator é a presença de água. Ela acelera o processo de corrosão porque em sua presença formam-se íons que conduzem melhor os elétrons. Posteriormente, o Fe (OH)2 é oxidado formando a ferrugem:  Fe (OH)3 ou Fe2O3.3H2O.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Corrosão dos Metais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/corrosao-dos-metais.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


O que é utopia?

Utopia é um termo que indica um lugar inexistente ou, ao menos, distante. É um termo que pode ser aplicado às...

Tarsila do Amaral

Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas...