PUBLICIDADE
Planetas terrestres são aqueles formados principalmente por rochas e metais, apresentam uma superfície sólida sem a incidência de anéis, como é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Mercúrio é o menor planeta do sistema solar, seu núcleo é constituído por metal denso, especialmente ferro. Em razão de sua proximidade com o Sol, a temperatura pode alcançar 427ºC, o lado oposto pode atingir -173ºC. Para realização do movimento de rotação são necessários 58 dias (terrestres) e para o de translação, 87 dias; sua atmosfera é formada por hélio, sódio e oxigênio.
Vênus é o planeta mais reluzente, superado em emissão de luz somente pela Lua, na Terra é conhecido como Estrela d’Alva. A atmosfera é composta por gás carbônico, que favorece a ocorrência de um grande efeito estufa e eleva a temperatura a 460ºC. Um dia é maior que um ano, pois o movimento de rotação requer 243 dias (terrestre) enquanto que o de translação requer 224 dias.
Terra é o único planeta que abriga formas de vida, suas características possibilitam a formação e proliferação de seres vivos. Existem particularidades restritas a esse planeta, como concentração de água, ocorrência de placas tectônicas, eficiente campo magnético e uma atmosfera equilibrada em relação aos elementos que a compõe. A composição terrestre se divide em 34,6% de ferro, 29,5% de oxigênio, 15,2% de silício, 12,7% de magnésio, 2,4% de níquel, 1,9% de enxofre e 0, 0,5% de titânio. Esses elementos estão distribuídos nas principais camadas: núcleo, manto e crosta.
Esse planeta realiza vários movimentos, com destaque maior para o de rotação e o de translação, que respondem pela sucessão dos dias e dos anos.
Marte é um planeta terrestre que detém uma superfície composta principalmente por basalto vulcânico, elevada quantidade de óxido de ferro, além de oxigênio e silício. Sua atmosfera é constituída especialmente por gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio, a temperatura média gira em torno de – 59ºC. A duração de 1 dia é de 24 horas e 36 minutos, de um ano é 687 dias (terrestres).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia