close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Planetas Terrestres

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são considerados planetas terrestres porque apresentam uma superfície sólida sem a incidência de anéis.

Planeta Mercúrio
Planeta Mercúrio
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Planetas terrestres são aqueles formados principalmente por rochas e metais, apresentam uma superfície sólida sem a incidência de anéis, como é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Mercúrio é o menor planeta do sistema solar, seu núcleo é constituído por metal denso, especialmente ferro. Em razão de sua proximidade com o Sol, a temperatura pode alcançar 427ºC, o lado oposto pode atingir -173ºC. Para realização do movimento de rotação são necessários 58 dias (terrestres) e para o de translação, 87 dias; sua atmosfera é formada por hélio, sódio e oxigênio.

Vênus é o planeta mais reluzente, superado em emissão de luz somente pela Lua, na Terra é conhecido como Estrela d’Alva. A atmosfera é composta por gás carbônico, que favorece a ocorrência de um grande efeito estufa e eleva a temperatura a 460ºC. Um dia é maior que um ano, pois o movimento de rotação requer 243 dias (terrestre) enquanto que o de translação requer 224 dias.

Terra é o único planeta que abriga formas de vida, suas características possibilitam a formação e proliferação de seres vivos. Existem particularidades restritas a esse planeta, como concentração de água, ocorrência de placas tectônicas, eficiente campo magnético e uma atmosfera equilibrada em relação aos elementos que a compõe. A composição terrestre se divide em 34,6% de ferro, 29,5% de oxigênio, 15,2% de silício, 12,7% de magnésio, 2,4% de níquel, 1,9% de enxofre e 0, 0,5% de titânio. Esses elementos estão distribuídos nas principais camadas: núcleo, manto e crosta.
Esse planeta realiza vários movimentos, com destaque maior para o de rotação e o de translação, que respondem pela sucessão dos dias e dos anos.

Marte é um planeta terrestre que detém uma superfície composta principalmente por basalto vulcânico, elevada quantidade de óxido de ferro, além de oxigênio e silício. Sua atmosfera é constituída especialmente por gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio, a temperatura média gira em torno de – 59ºC. A duração de 1 dia é de 24 horas e 36 minutos, de um ano é 687 dias (terrestres).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Planetas Terrestres"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/planetas-terrestres.htm. Acesso em 23 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Quais problemas podem ocorrer quando os países não respeitam os limites de suas fronteiras

Por Bárbara Dos Santos Silva
Responder
Ver respostas

Como foi transformada vegetação de Rondônia

Por Valentina
Responder
Ver respostas

Estude agora


Função Modular

Nesta videoaula veremos como construir o gráfico de uma função modular.

Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....