close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Manga

Manga é um fruto do tipo drupa produzido por uma árvore chamada mangueira. Muito consumida in natura, a manga apresenta grandes benefícios à saúde.

A manga é um fruto com importantes propriedades nutricionais.
A manga é um fruto com importantes propriedades nutricionais.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Manga é o nome dado ao fruto da mangueira, o qual é conhecido e consumido em todo o mundo. As mangas variam, por exemplo, na cor, na quantidade de fibras e no sabor. O fruto pode ser consumido in natura ou ser utilizado para fabricar sucos geleias, sorvetes, entre outras preparações.

É uma fruta rica em vitaminas A, C, sais minerais e fibras. Devido à presença desses componentes, ela contribui para o funcionamento adequado do intestino, saúde dos olhos e do coração e até mesmo na prevenção de alguns tipos de cânceres. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores de manga do mundo.

Leia mais: Kiwi — apresenta uma série de importantes propriedades nutricionais, destacando-se a vitamina C

Tópicos deste artigo

Resumo sobre manga

  • É o fruto da mangueira, uma espécie da família Anacardiaceae.

  • É uma árvore grande que pode atingir cerca de cinco metros de altura.

  • É um fruto do tipo drupa.

  • É fonte de vitaminas A e C, além de conter fibras e sais minerais.

  • Apresenta muitos benefícios à saúde, ajudando na regulação do intestino e atuando na proteção contra algumas doenças.

  • Dizer que manga com leite faz mal é um mito originário do tempo da escravatura.

Manga

A manga é o fruto produzido por uma planta chamada mangueira. A mangueira (Mangifera indica) pertence à família Anacardiaceae e foi introduzida no Brasil, no século XVI. A espécie é originária da Ásia e se adapta bem em áreas com estações secas e chuvosas bem definidas, sendo benéfica a ocorrência de chuva após a frutificação. Além disso, a planta se desenvolve bem em solos arenosos e em solos argilosos. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores de manga do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A mangueira é uma árvore que pode atingir cerca de cinco metros de altura. Suas folhas são coriáceas e apresentam, quando desenvolvidas, uma coloração verde-escura. Quando em desenvolvimento, as folhas apresentam coloração violácea. A mangueira possui inflorescência do tipo panícula, apresentando flores perfeitas (possui estames e carpelos) e estaminadas (possui apenas estames). As flores estaminadas, por apresentarem apenas parte masculina, são incapazes de produzir frutos.

A manga é um fruto do tipo drupa e, de maneira geral, destaca-se por possuir grande quantidade de polpa, a qual tem cor amarela. A manga possui um aroma agradável e um sabor doce característicos. O formato bem como o peso são muito variáveis, sendo observadas mangas com 150 g a 700 g. A coloração da casca é também uma característica bastante variável.

  • Videoaula sobre frutos e pseudofrutos

Variedades de manga

As variedades de manga se dão, por exemplo, pela cor da casca, pela quantidade de fibra, pelo sabor e pela resistência ao manuseio. Dentre as variedades existentes, a manga Tommy Atkins é a mais cultivada, uma vez que possui características que facilitam sua comercialização, como uma resistência maior a pragas e doenças, além de apresentar maior durabilidade após ser colhida.

Essa variedade se destaca por possuir frutos médios a grandes, com poupa amarelo-escura, doce e com teor de fibras médio. A coloração da casca é laranja amarelada combinada com vermelho e púrpura intensa.

Outras variedades que merecem destaque é a Espada, Palmer e Rosa. A manga Espada possui frutos médios, com polpa amarelada e com muita fibra. A coloração da casca é verde intenso ou amarelo esverdeado. Destaca-se como uma das variedades brasileiras mais comuns e antigas.

A Palmer possui frutos médios a grandes, com polpa amarelada, pouca fibra e firme. A cor da casca é vermelha quando o fruto está maduro. Por fim, a manga Rosa possui frutos médios, com polpa amarelo-ouro, fibrosa e moderadamente suculenta. A casca, como o nome sugere, varia de amarelo a rosa avermelhado.

Leia também: Araçá — fruto rico em vitamina C e que apresenta baixas calorias

Como consumir manga?

Jarra de suco de manga com pedaços de manga ao lado em superfície de madeira
A manga pode ser usada na fabricação de sucos, sorvetes, geleias e outros produtos.

A manga é consumida, principalmente, in natura, entretanto, pode ser utilizada na fabricação de diferentes produtos, tais como sorvetes, geleias, polpas e suco. Geralmente é usada em receitas doces, porém também pode aparecer em preparações salgadas, como saladas, ceviches, risotos e molhos para carnes.

Benefícios do consumo da manga

O consumo de manga, assim como de outros vegetais, é benéfico à saúde por fornecer fibras, vitaminas e sais minerais. No caso específico da manga, as principais vitaminas encontradas são as A e C. No que diz respeito aos minerais, podemos citar a presença de cálcio, fósforo, potássio e sódio.

Analisando as características nutricionais da fruta, podemos concluir que ela está associada a benefícios como:

  • funcionamento adequado do intestino devido à presença de fibras;

  • promoção da saúde dos olhos devido à presença de vitamina A;

  • contribuição na prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres devido à presença de fitoquímicos com propriedades antioxidantes;

  • retardamento do envelhecimento da pele devido à presença de vitamina A e C;

  • provocação da sensação de saciedade devido ao alto teor de fibras, tornando-se uma aliada no emagrecimento.

Confira no nosso podcast: O papel das vitaminas da saúde humana

Manga com leite faz mal?

Apesar dessa história ser bastante difundida, manga com leite não faz mal à saúde. A origem do mito, de acordo com alguns autores, começou na época da escravidão, quando donos de escravizados, a fim de evitar que essas pessoas se alimentassem das mangas e tomassem leite escondido, diziam que a combinação era prejudicial à saúde. Vale destacar que a combinação de leite com manga, além de não fazer mal, é saborosa e pode fornecer vários nutrientes ao nosso organismo.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Manga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/manga.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Continente Americano: aspectos gerais e divisão territorial

Assista à nossa aula sobre o continente americano e conheça os aspectos marcantes da geografia desse território....

Pré-Enem | Regra de três simples e composta

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...