PUBLICIDADE
Manga é o nome dado ao fruto da mangueira, o qual é conhecido e consumido em todo o mundo. As mangas variam, por exemplo, na cor, na quantidade de fibras e no sabor. O fruto pode ser consumido in natura ou ser utilizado para fabricar sucos geleias, sorvetes, entre outras preparações.
É uma fruta rica em vitaminas A, C, sais minerais e fibras. Devido à presença desses componentes, ela contribui para o funcionamento adequado do intestino, saúde dos olhos e do coração e até mesmo na prevenção de alguns tipos de cânceres. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores de manga do mundo.
Leia mais: Kiwi — apresenta uma série de importantes propriedades nutricionais, destacando-se a vitamina C
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre manga
- 2 - Manga
- 3 - Variedades de manga
- 4 - Como consumir manga?
- 5 - Benefícios do consumo da manga
- 6 - Manga com leite faz mal?
Resumo sobre manga
-
É o fruto da mangueira, uma espécie da família Anacardiaceae.
-
É uma árvore grande que pode atingir cerca de cinco metros de altura.
-
É um fruto do tipo drupa.
-
É fonte de vitaminas A e C, além de conter fibras e sais minerais.
-
Apresenta muitos benefícios à saúde, ajudando na regulação do intestino e atuando na proteção contra algumas doenças.
-
Dizer que manga com leite faz mal é um mito originário do tempo da escravatura.
Manga
A manga é o fruto produzido por uma planta chamada mangueira. A mangueira (Mangifera indica) pertence à família Anacardiaceae e foi introduzida no Brasil, no século XVI. A espécie é originária da Ásia e se adapta bem em áreas com estações secas e chuvosas bem definidas, sendo benéfica a ocorrência de chuva após a frutificação. Além disso, a planta se desenvolve bem em solos arenosos e em solos argilosos. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores de manga do mundo.
A mangueira é uma árvore que pode atingir cerca de cinco metros de altura. Suas folhas são coriáceas e apresentam, quando desenvolvidas, uma coloração verde-escura. Quando em desenvolvimento, as folhas apresentam coloração violácea. A mangueira possui inflorescência do tipo panícula, apresentando flores perfeitas (possui estames e carpelos) e estaminadas (possui apenas estames). As flores estaminadas, por apresentarem apenas parte masculina, são incapazes de produzir frutos.
A manga é um fruto do tipo drupa e, de maneira geral, destaca-se por possuir grande quantidade de polpa, a qual tem cor amarela. A manga possui um aroma agradável e um sabor doce característicos. O formato bem como o peso são muito variáveis, sendo observadas mangas com 150 g a 700 g. A coloração da casca é também uma característica bastante variável.
-
Videoaula sobre frutos e pseudofrutos
Variedades de manga
As variedades de manga se dão, por exemplo, pela cor da casca, pela quantidade de fibra, pelo sabor e pela resistência ao manuseio. Dentre as variedades existentes, a manga Tommy Atkins é a mais cultivada, uma vez que possui características que facilitam sua comercialização, como uma resistência maior a pragas e doenças, além de apresentar maior durabilidade após ser colhida.
Essa variedade se destaca por possuir frutos médios a grandes, com poupa amarelo-escura, doce e com teor de fibras médio. A coloração da casca é laranja amarelada combinada com vermelho e púrpura intensa.
Outras variedades que merecem destaque é a Espada, Palmer e Rosa. A manga Espada possui frutos médios, com polpa amarelada e com muita fibra. A coloração da casca é verde intenso ou amarelo esverdeado. Destaca-se como uma das variedades brasileiras mais comuns e antigas.
A Palmer possui frutos médios a grandes, com polpa amarelada, pouca fibra e firme. A cor da casca é vermelha quando o fruto está maduro. Por fim, a manga Rosa possui frutos médios, com polpa amarelo-ouro, fibrosa e moderadamente suculenta. A casca, como o nome sugere, varia de amarelo a rosa avermelhado.
Leia também: Araçá — fruto rico em vitamina C e que apresenta baixas calorias
Como consumir manga?
A manga é consumida, principalmente, in natura, entretanto, pode ser utilizada na fabricação de diferentes produtos, tais como sorvetes, geleias, polpas e suco. Geralmente é usada em receitas doces, porém também pode aparecer em preparações salgadas, como saladas, ceviches, risotos e molhos para carnes.
Benefícios do consumo da manga
O consumo de manga, assim como de outros vegetais, é benéfico à saúde por fornecer fibras, vitaminas e sais minerais. No caso específico da manga, as principais vitaminas encontradas são as A e C. No que diz respeito aos minerais, podemos citar a presença de cálcio, fósforo, potássio e sódio.
Analisando as características nutricionais da fruta, podemos concluir que ela está associada a benefícios como:
-
funcionamento adequado do intestino devido à presença de fibras;
-
promoção da saúde dos olhos devido à presença de vitamina A;
-
contribuição na prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres devido à presença de fitoquímicos com propriedades antioxidantes;
-
retardamento do envelhecimento da pele devido à presença de vitamina A e C;
-
provocação da sensação de saciedade devido ao alto teor de fibras, tornando-se uma aliada no emagrecimento.
Confira no nosso podcast: O papel das vitaminas da saúde humana
Manga com leite faz mal?
Apesar dessa história ser bastante difundida, manga com leite não faz mal à saúde. A origem do mito, de acordo com alguns autores, começou na época da escravidão, quando donos de escravizados, a fim de evitar que essas pessoas se alimentassem das mangas e tomassem leite escondido, diziam que a combinação era prejudicial à saúde. Vale destacar que a combinação de leite com manga, além de não fazer mal, é saborosa e pode fornecer vários nutrientes ao nosso organismo.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia