Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mamão

O mamão é o fruto do mamoeiro. Tem sabor suave, adocicado e é rico em fibras.

Mamões ligados ao mamoeiro.
O mamão é o fruto do mamoeiro.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O mamão é o fruto do mamoeiro, uma planta originária da América do Sul e cultivada em praticamente todos os continentes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Em 2007, o Brasil foi o líder mundial de produção de mamão, sendo os estados da Bahia e do Espírito Santo os principais produtores.

As variedades de mamão mais consumidas no Brasil são o mamão papaia e o formosa. O mamão-de-corda é uma variedade que apresenta um pedúnculo comprido, semelhante a uma corda, e que não possui valor comercial, apesar do fruto ser comestível.

Leia também: Cacau — o fruto utilizado na fabricação do chocolate

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o mamão

  • O mamão é fruto do mamoeiro, planta originária da América do Sul.
  • Tem coloração verde quando imaturo e alaranjada quando maduro.
  • Papaia, formosa e mamão-de-corda são tipos de mamão presentes no Brasil.
  • É rico em vitaminas, minerais e em fibras, sendo um importante aliado no funcionamento adequado do intestino.
  • Por apresentar grande quantidade de fibras, pode ter efeito laxativo se consumido em excesso.
  • O Brasil é um dos maiores produtores de mamão, produzido em todo o país.

Características do mamão

Interior do mamão, com as sementes aparentes.
O interior do mamão é formado por uma polpa suculenta que envolve diversas sementes.

O mamão é o fruto do mamoeiro (Carica papaya L.), planta originada do nordeste da América do Sul, com altura entre dois e 10 metros e que pode viver até os 20 anos.

O mamão nasce do caule do mamoeiro, tem formato cilíndrico ou piriforme, coloração verde quando imaturo e amarelada ou alaranjada quando maduro. A polpa do mamão tem coloração que pode variar da amarela à vermelha, com sabor suave, doce, e com até 1000 sementes pequenas, arredondadas e de coloração escura em seu interior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de mamão

Os mamoeiros mais cultivados no Brasil são classificados em dois grandes grupos, o grupo solo, do qual faz parte o papaia, e o grupo formosa, do qual faze parte a variedade Tainung.

  • Mamão papaia: tem sabor mais adocicado, possui cerca de 18 cm de comprimento e pesa menos de 1 kg.
  • Mamão formosa: é maior do que o mamão papaia, é alongado, possui casca amarela e firme, pode atingir até 30 cm de comprimento e pesar até 3,5 kg.
  • Mamão-de-corda: também conhecido como mamão-macho, apresenta um pedúnculo comprido, que se parece com uma corda, o que faz com que o fruto se desenvolva a uma distância do caule. Os frutos são comestíveis, porém não apresentam valor comercial devido ao seu formato.

Benefícios do mamão

O mamão é uma fruta muito nutritiva, fonte de minerais e antioxidantes, além de excelente fonte de cálcio. Possui vitamina A, que auxilia a saúde da pele e da visão; e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. É rico em fibras, o que melhora o funcionamento intestinal, e suas sementes são ricas em carpaína, uma substância que possui ação anti-inflamatória.

Leia também: Kiwi — fruto originário da Ásia que apresenta importantes propriedades nutricionais

Malefícios do mamão

O mamão apresenta grande quantidade de fibras, e seu consumo em excesso pode provocar efeitos laxativos, portanto, deve ser consumido com moderação. O consumo de mamão verde (imaturo) é contraindicado para gestantes, pois possui grande quantidade de látex, que pode provocar contrações uterinas.

Como consumir o mamão?

Doce de mamão cristalizado
O mamão cristalizado deve ser consumido com cautela devido ao seu alto teor de açúcar.

O mamão pode ser consumido in natura ou em formato de suco, em calda, cristalizado ou geleia. Além do seu consumo como fonte de alimento, o mamão apresenta uma enzima denominada papaína — que possui diversos usos na indústria têxtil, farmacêutica, de alimentos e cosméticos, sendo utilizada como clarificante de bebidas alcóolicas, amaciante de carne e limpeza de roupas.

Produção de mamão no Brasil e no mundo

A cultura do mamão está presente em praticamente todos os continentes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Em 2007, os cinco maiores produtores mundiais eram o Brasil, seguido de México, Nigéria, Índia e Indonésia.

No Brasil, as condições são excelentes para o cultivo do mamão, produzido em todas as regiões do país durante todo o ano. Em 2008, os estados brasileiros que mais o produziram foram a Bahia e o Espírito Santo, com um total de 1.517.000 toneladas produzidas nos dois estados em conjunto.

Fontes

ALBUQUERQUE, G. Produção e nutrição do mamoeiro “Caliman 01” em função da adubação com NPK. Fortaleza, Ceará, 2010. Disponível em: <https://ppgsolos.ufc.br/wp-content/uploads/2021/06/dissert-gustavo.pdf>.

MANCIN, C. A.; SOUZA, O. P.; MELO, B. Cultura do mamoeiro. Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/mamao.html#_Toc43655443>.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE. Disponível em: <https://ead.uenf.br/moodle/pluginfile.php/9181/mod_resource/content/2/FRANCISCO.pdf >.

CEAGESP. Conheça a história do mamão papaia e seus benefícios. 04 out. 2016. Disponível em: <https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/conheca-a-historia-do-mamao-papaia-e-seus-beneficios/>.

EMBRAPA. Mamão. Disponível em: <https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mamao>.

GLOBO RURAL. Conheça o mamão de corda, fruto deformado do mamoeiro. 14 set. 2018. Disponível em: <https://globorural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2018/09/conheca-o-mamao-de-corda-fruto-deformado-do-mamoeiro.html>.

Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOZZA, Nicole Fernanda. "Mamão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/mamao.htm. Acesso em 15 de abril de 2024.

De estudante para estudante