PUBLICIDADE
O mamão é o fruto do mamoeiro, uma planta originária da América do Sul e cultivada em praticamente todos os continentes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Em 2007, o Brasil foi o líder mundial de produção de mamão, sendo os estados da Bahia e do Espírito Santo os principais produtores.
As variedades de mamão mais consumidas no Brasil são o mamão papaia e o formosa. O mamão-de-corda é uma variedade que apresenta um pedúnculo comprido, semelhante a uma corda, e que não possui valor comercial, apesar do fruto ser comestível.
Leia também: Cacau — o fruto utilizado na fabricação do chocolate
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o mamão
- 2 - Características do mamão
- 3 - Tipos de mamão
- 4 - Benefícios do mamão
- 5 - Malefícios do mamão
- 6 - Como consumir o mamão?
- 7 - Produção de mamão no Brasil e no mundo
Resumo sobre o mamão
- O mamão é fruto do mamoeiro, planta originária da América do Sul.
- Tem coloração verde quando imaturo e alaranjada quando maduro.
- Papaia, formosa e mamão-de-corda são tipos de mamão presentes no Brasil.
- É rico em vitaminas, minerais e em fibras, sendo um importante aliado no funcionamento adequado do intestino.
- Por apresentar grande quantidade de fibras, pode ter efeito laxativo se consumido em excesso.
- O Brasil é um dos maiores produtores de mamão, produzido em todo o país.
Características do mamão
O mamão é o fruto do mamoeiro (Carica papaya L.), planta originada do nordeste da América do Sul, com altura entre dois e 10 metros e que pode viver até os 20 anos.
O mamão nasce do caule do mamoeiro, tem formato cilíndrico ou piriforme, coloração verde quando imaturo e amarelada ou alaranjada quando maduro. A polpa do mamão tem coloração que pode variar da amarela à vermelha, com sabor suave, doce, e com até 1000 sementes pequenas, arredondadas e de coloração escura em seu interior.
Tipos de mamão
Os mamoeiros mais cultivados no Brasil são classificados em dois grandes grupos, o grupo solo, do qual faz parte o papaia, e o grupo formosa, do qual faze parte a variedade Tainung.
- Mamão papaia: tem sabor mais adocicado, possui cerca de 18 cm de comprimento e pesa menos de 1 kg.
- Mamão formosa: é maior do que o mamão papaia, é alongado, possui casca amarela e firme, pode atingir até 30 cm de comprimento e pesar até 3,5 kg.
- Mamão-de-corda: também conhecido como mamão-macho, apresenta um pedúnculo comprido, que se parece com uma corda, o que faz com que o fruto se desenvolva a uma distância do caule. Os frutos são comestíveis, porém não apresentam valor comercial devido ao seu formato.
Benefícios do mamão
O mamão é uma fruta muito nutritiva, fonte de minerais e antioxidantes, além de excelente fonte de cálcio. Possui vitamina A, que auxilia a saúde da pele e da visão; e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. É rico em fibras, o que melhora o funcionamento intestinal, e suas sementes são ricas em carpaína, uma substância que possui ação anti-inflamatória.
Leia também: Kiwi — fruto originário da Ásia que apresenta importantes propriedades nutricionais
Malefícios do mamão
O mamão apresenta grande quantidade de fibras, e seu consumo em excesso pode provocar efeitos laxativos, portanto, deve ser consumido com moderação. O consumo de mamão verde (imaturo) é contraindicado para gestantes, pois possui grande quantidade de látex, que pode provocar contrações uterinas.
Como consumir o mamão?
O mamão pode ser consumido in natura ou em formato de suco, em calda, cristalizado ou geleia. Além do seu consumo como fonte de alimento, o mamão apresenta uma enzima denominada papaína — que possui diversos usos na indústria têxtil, farmacêutica, de alimentos e cosméticos, sendo utilizada como clarificante de bebidas alcóolicas, amaciante de carne e limpeza de roupas.
Produção de mamão no Brasil e no mundo
A cultura do mamão está presente em praticamente todos os continentes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Em 2007, os cinco maiores produtores mundiais eram o Brasil, seguido de México, Nigéria, Índia e Indonésia.
No Brasil, as condições são excelentes para o cultivo do mamão, produzido em todas as regiões do país durante todo o ano. Em 2008, os estados brasileiros que mais o produziram foram a Bahia e o Espírito Santo, com um total de 1.517.000 toneladas produzidas nos dois estados em conjunto.
Fontes
ALBUQUERQUE, G. Produção e nutrição do mamoeiro “Caliman 01” em função da adubação com NPK. Fortaleza, Ceará, 2010. Disponível em: <https://ppgsolos.ufc.br/wp-content/uploads/2021/06/dissert-gustavo.pdf>.
MANCIN, C. A.; SOUZA, O. P.; MELO, B. Cultura do mamoeiro. Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/mamao.html#_Toc43655443>.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE. Disponível em: <https://ead.uenf.br/moodle/pluginfile.php/9181/mod_resource/content/2/FRANCISCO.pdf >.
CEAGESP. Conheça a história do mamão papaia e seus benefícios. 04 out. 2016. Disponível em: <https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/conheca-a-historia-do-mamao-papaia-e-seus-beneficios/>.
EMBRAPA. Mamão. Disponível em: <https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mamao>.
GLOBO RURAL. Conheça o mamão de corda, fruto deformado do mamoeiro. 14 set. 2018. Disponível em: <https://globorural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2018/09/conheca-o-mamao-de-corda-fruto-deformado-do-mamoeiro.html>.