Topo
pesquisar

Era da Informação

Geografia

A Era da Informação corresponde aos processos atuais de transformações tecnológicas que repercutem na dinâmica das sociedades e na produção do espaço geográfico.
A Era da Informação é o período das mais recentes transformações tecnológicas
A Era da Informação é o período das mais recentes transformações tecnológicas
PUBLICIDADE

A Era da Informação é um conceito que diz respeito ao atual momento de evolução das técnicas e dos objetos técnicos que compõem o processo de produção e transformação do espaço geográfico, bem como o modo de viver na sociedade. Por definição, a era da informação – também chamada de era digital ou era tecnológica – corresponde a todas as transformações instrumentais ocorridas após a Terceira Revolução Industrial.

No contexto cotidiano, é fácil percebermos as características da era da informação, como a aceleração dos sistemas de comunicação de transporte. Eventos que ocorrem nas mais diversas partes do mundo são rapidamente repercutidos e transmitidos para nós, em uma velocidade dita em “tempo real”. Atualmente, também é possível para nós o rápido deslocamento em distâncias que, anteriormente, levavam muito tempo para serem percorridas.

Portanto, a era da informação está diretamente relacionada com os avanços técnicos que permitiram o avanço e a consolidação do processo de globalização pelo mundo, no qual as distâncias foram encurtadas e a velocidade das transformações tecnológicas foi acelerada. O acesso rápido e fácil às diferentes formas de saberes nunca foi tão amplo, embora se manifeste de maneira desigual nas diferentes regiões do planeta.

Os processos de transformações estruturais e tecnológicas no âmbito socioespacial assinalam o conceito apresentado pelo geógrafo Milton Santos, o de Meio Técnico-científico-informacional, que corresponde à atual era da informação. Esse meio é profundamente marcado pela união entre ciência e técnica, em uma dinâmica que passa a obedecer à lógica dos mercados capitalistas.

Nesse ínterim, é importante observar as variadas incorporações tecnológicas introduzidas no âmbito das técnicas e dos objetos técnicos, tais como a biotecnologia, a microeletrônica, a fibra óptica, a internet, os sistemas de comunicação via satélite e muitos outros elementos. Entre as consequências, vale o destaque para a expansão das redes digitais, a proliferação das empresas multinacionais, a formação dos acordos internacionais, entre inúmeros outros eventos sócio-históricos.

A era da informação é, dessa forma, uma instrumentalização que permite o avanço da modernidade e introduz aquilo que muitos autores denominam como “era pós-industrial”. Isso introduz efeitos que são sentidos nas mais diversas escalas, desde a dinâmica econômica mundial até as relações cotidianas de trabalho, lazer e vivência no âmbito do espaço geográfico.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Era da Informação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/era-informacao.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA