A ciência é uma forma sistemática de aquisição de conhecimentos, baseada em um método objetivo e bem definido, conhecido como método científico. A ciência visa à descrição e à explicação de fatos e fenômenos da natureza, de maneira que seja possível formular teorias, previsões e leis.
O conhecimento científico validado é convertido em processos, produtos e dispositivos que têm a função de promover o avanço tecnológico, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da humanidade.
Ciência é uma forma de adquirir conhecimento por meio de um sistema de etapas objetivas e bem definidas.
O conhecimento científico é o produto da ciência.
O método científico é o sistema aplicado para que o conhecimento seja validado cientificamente.
A ciência objetiva a descrição, explicação e previsão de fenômenos.
É baseada em experimentação, é livre de opiniões e é verificável.
Ela não é a verdade absoluta, mas sim falível e apta a atualizações.
Conceito e etimologia da ciência
Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método científico. É construída com atitudes racionais, visando à obtenção de conhecimento específico, com base na observação, na realização de métodos experimentais e no desenvolvimento de teorias e leis.
As teorias não são verdades absolutas, ao contrário, são checadas constantemente, objetivando sua verificação, possíveis atualizações ou substituições frente às novas descobertas.
A palavra “ciência” é derivada do latim scientia, traduzida como “conhecimento”.
A ciência possui como objetivo a descrição, a explicação e a previsão de fenômenos por meio da aplicação do método científico, o qual pode ser verificado e reproduzido.
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Quais são as características da ciência?
Factual: a ciência se desenvolve em torno da ocorrência de fatos e de fenômenos.
Empírica: a ciência se utiliza da experimentação para verificar a veracidade ou a falsidade de um conhecimento.
Racional: a ciência obtém seus resultados por meio da razão, livre do viés do pesquisador.
Sistemática: a ciência é logicamente construída sob um sistema de ideias e procedimentos.
Verificável: apenas faz parte do contexto de ciência aquilo que pode ser verificado ou testado.
Falível: a ciência constrói conhecimento de um ponto de vista de que tal conhecimento não é absoluto ou definitivo e pode ser atualizado ou substituído frente a novas descobertas.
Para que serve a ciência?
A ciência busca aprender com a natureza com base na observação para que seja capaz de controlar sistemas de forma prática, descrever e compreender os fenômenos, gerar melhoria na qualidade de vida e na capacidade intelectual. Com base nos conhecimentos adquiridos, a ciência então é capaz de realizar previsões.
Quando a ciência aplica, pela técnica, o conhecimento adquirido, resulta uma série de avanços para a sociedade, projetando-se novos modos de produção e alterando-se os rumos de desenvolvimento da sociedade.
Grandes avanços proporcionados pela ciência ao longo das décadas foram o tear mecânico, as máquinas a vapor, a locomotiva, os medicamentos, as vacinas, os avanços tecnológicos e tantos outros.
No entanto, o conhecimento científico pode, inclusive, ser direcionado para a satisfação de interesses de pequenos grupos. Nesses casos, pode se tornar prejudicial. Um grave exemplo disso é o uso de armas nucleares e de armas químicas.
Método científico
O método científico é o método pelo qual a ciência é colocada em prática. Trata-se do conjunto de procedimentos que tem a função de validar um estudo como científico, extraindo dele leis, postulados ou teorias científicas.
É por meio da aplicação do método científico durante uma pesquisa que o conhecimento derivado dela é considerado válido e confiável.
O método científico é dividido em etapas:
observação de um fenômeno;
formulação de questionamentos;
construção de hipóteses;
experimentação;
análise ou teste das hipóteses;
conclusão.
→ Videoaula sobre ciência e método científico
Ciência x senso comum
O senso comum é uma forma de conhecimento adquirido espontaneamente no cotidiano e por meio de experimentação, denominado conhecimento popular. É um conhecimento gerado por intuição, de forma acidental ou apenas pela observação causal. Ainda, pode ser alcançado por meio de um esforço deliberado para a resolução de um problema.
Os conhecimentos derivados do senso comum não são classificados como corretos ou incorretos, mas sim limitados, pois não são obtidos por meio de métodos sistemáticos e eficientes, baseando-se na simples opinião. Assim, não se alcança pelo senso comum conhecimentos profundos e complexos.
O senso comum se diferencia da ciência, não pela sua veracidade ou natureza de estudo, mas sim pela forma de construção.
A ciência se baseia na aplicação de métodos (como o método científico) e possui como características a racionalidade e a não interferência pessoal do pesquisador, e, por isso, o conhecimento científico é confiável.
Enquanto isso, o senso comum — pela ausência de métodos — não é testado e não é validado cientificamente, estando suscetível às interferências, irracionalidade, e, por isso, não é um conhecimento considerado confiável.
A tecnologia é um produto da ciência, uma aplicação prática do conhecimento científico que se estende por diversas áreas.
A tecnologia emprega os conhecimentos científicos adquiridos no ato de “fazer ciência” para produzir resultados e resolver problemas do cotidiano. Os produtos da tecnologia não envolvem apenas dispositivos, equipamentos ou bens tangíveis, mas se ampliam a métodos, técnicas e a “saber fazer” algo.
A ciência e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, o crescimento econômico de nações, a reformulação e ampliação do mercado de trabalho e a democratização de oportunidades, sendo o exemplo mais claro disso a internet.
Importância da ciência
A ciência está tão fortemente entrelaçada com o mundo moderno que é difícil pontuar a sua importância.
A ciência contribui para o aumento da expectativa de vida, fornece equipamentos, medicamentos e dispositivos para a manutenção da saúde. Permite o aumento da produção de alimentos e amplia a oferta de comida. Devido à ciência, hoje há várias formas de se obter energia, por meio de combustíveis, do Sol, da água ou dos ventos. A ciência oferece soluções para um cotidiano mais prático, seguro e confortável.
Problemas ambientais atuais, como poluição e aquecimento global, podem ser associados aos avanços da ciência, como a criação de automóveis, de máquinas e de substâncias químicas sintéticas. No entanto, o contínuo avanço científico é uma das formas para a superação de tais problemas, por meio do desenvolvimento de novas técnicas, materiais e hábitos menos danosos ao planeta e mais sustentáveis.
Mesmo que a ciência possua uma classificação, é importante deixar claro que a ciência é única e que tais classificações têm a função apenas de sistematizar os objetos de estudo, mas que estes seguem possuindo dependência entre si.
Existem diversos pontos de vista para determinar os ramos da ciência. Um deles considera os objetos de estudo e assume a ciência organizada em ciências formais e factuais.
As ciências formais acolhem os estudos das ideias, os processos de lógica e de matemática. Aqui são incluídos os estudos sobre ciência computacional, teoria da informação, estatística, entre outros.
As ciências factuais são ainda divididas em ciências naturais e ciências sociais. As ciências naturais se ocupam com o estudo da natureza e seus fenômenos, incluindo Biologia, Física, Química, Geografia, Astronomia etc. As ciências sociais se concentram no estudo do comportamento humano, incluindo Psicologia, História, Antropologia, Ciências Políticas, entre outras.
História da ciência
A necessidade de desenvolver um entendimento sobre o modo de funcionamento da natureza e de encontrar soluções para os problemas do cotidiano vem desde a Antiguidade.
Os antigos mitos foram uma das primeiras formas que os seres humanos criaram para interpretar fatos e transformações da natureza, transmitindo-os por meio de narrativas baseadas em fantasias e aspectos sobrenaturais.
No século VI a.C., os primeiros filósofos gregos começaram a desenvolver observações mais racionais e reflexivas sobre a natureza, buscando entender, de fato, a lógica existente. Aristóteles foi um dos primeiros estudiosos a propor modos de classificação para animais e plantas, rascunhando uma primeira forma de método científico.
A ciência teve períodos de lento desenvolvimento na história, principalmente devido às questões religiosas e predominância dos aspectos da fé.
Mais tarde, durante o renascimento, nos séculos XVI e XVII, a ciência moderna começou a tomar forma com as contribuições de Francis Bacon, Galileu Galilei, René Descartes e Nicolau Copérnico, os quais começaram a desenvolver o raciocínio de causa e consequência.
Nesse período, a ciência começou a ser vista como uma ferramenta útil para a resolução de problemas da humanidade e uma forma de propulsão tecnológica.
Com o passar dos anos, foi sendo desenvolvido o formalismo científico, e os conhecimentos passam a ser universais, sendo então enunciadas leis e teorias científicas, algumas das quais vigoram até os dias atuais.
O método científico, como conhecido hoje, foi sendo construído em paralelo à ciência e, atualmente, é uma ferramenta fundamental para a validação científica, para a tecnologia e para o desenvolvimento do mundo moderno.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
LIMA, Ana Luiza Lorenzen.
"O que é ciência?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-ciencia.htm. Acesso em 17 de novembro
de 2024.