Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dandara dos Palmares

Dandara dos Palmares foi uma das grandes personalidades do Quilombo dos Palmares. Mulher guerreira, Dandara liderou tropas na luta dos palmaristas contra os portugueses.

Ilustração apresenta Dandara dos Palmares, uma das lideranças do Quilombo de Palmares, quebrando uma corrente.
Dandara dos Palmares liderou tropas na luta dos palmaristas contra os portugueses. Créditos da imagem: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Dandara dos Palmares foi uma quilombola que morou no Quilombo dos Palmares, sendo uma das lideranças guerreiras dos palmaristas. Os historiadores sabem pouco sobre a vida dela, e um dos destaques nesse sentido é que foi casada com Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo, com quem teve três filhos.

Dandara liderou soldados palmaristas na luta dos quilombolas contra os portugueses e também ajudava na manutenção do quilombo, trabalhando nas colheitas e na caça. Foi capturada pelos portugueses, e, para não ser escravizada, cometeu suicídio em 1694.

Leia também: Harriet Tubman — a ativista que escapou da escravidão nos EUA e dedicou sua vida para combatê-la

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Dandara dos Palmares

  • Dandara foi uma quilombola que viveu no Quilombo dos Palmares.

  • Foi uma mulher guerreira, liderando tropas palmaristas na luta contra os portugueses.

  • Os historiadores sabem pouquíssimo sobre a vida dessa personagem histórica.

  • Acredita-se que tenha nascido no Brasil e crescido em Palmares desde a infância.

  • Foi casada com Zumbi dos Palmares, com quem teve três filhos.

Quem foi Dandara dos Palmares?

Dandara dos Palmares é uma figura da história brasileira muito pouco conhecida e com pouquíssimas fontes a seu respeito. Ela viveu no Quilombo dos Palmares, o maior quilombo da história do Brasil, e ficou conhecida por ser uma mulher guerreira que se engajou na luta contra os portugueses que planejavam destruir o quilombo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi esposa de Zumbi dos Palmares e teria sido uma grande influência na forma como ele administrava o quilombo. Juntos tiveram três filhos, chamados Motumbo, Harmódio e Aristogíton, mas não se sabe mais nada sobre a vida pessoal do casal. Em 24 de abril de 2019, Dandara dos Palmares foi incluída no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria por seu papel em Palmares. Sua inclusão se deu por meio da lei nº 13.816.

Leia também: As formas de resistência à escravidão no Brasil

O que sabemos sobre a vida de Dandara dos Palmares?

O conhecimento que temos sobre a vida de Dandara dos Palmares é bastante limitado porque praticamente não existe registro a seu respeito. As incertezas sobre sua biografia se iniciam com o seu nascimento, uma vez que não se sabe quando ela teria nascido e também se ela nasceu no Brasil ou na África.

Os estudos atuais acreditam que ela teria nascido no Brasil, sendo filha de uma africana escravizada, e que se juntou ao Quilombo dos Palmares ainda criança. As poucas informações disponíveis sobre a vida de Dandara apontam que ela se transformou em uma personalidade extremamente importante na vida do quilombo.

Ela era capoeirista; atuava na produção de alimentos dos palmaristas; e também saía para as caças, que ocorriam com frequência. Ela também foi uma importante guerreira, chegando a liderar tropas na luta contra os portugueses. Politicamente, teria sido uma figura importante.

Dandara teria rejeitado o acordo costurado por Ganga Zumba, líder do quilombo até 1678, não concordando com seus termos. Acredita-se ainda que ela tenha exercido forte influência para que Zumbi também os rejeitasse. No mesmo ano, Ganga Zumba foi assassinado, Zumbi tornou-se líder do quilombo, e o acordo não foi concretizado.

Morte de Dandara dos Palmares

A morte de Dandara teve relação com a destruição do Quilombo dos Palmares. Durante a liderança de Zumbi, os ataques portugueses se tornaram frequentes, e, nas batalhas que aconteceram, Dandara teria demonstrado sua habilidade com as armas e sua capacidade como estrategista militar. Supostamente, foi capturada pelos portugueses, e, para não ser mantida como cativa, suicidou-se em 6 de fevereiro de 1694.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Dandara dos Palmares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/dandara-dos-palmares.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


13 de maio — Dia da Abolição da Escravatura

Saiba mais sobre o dia 13 de maio, conhecido como o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Entenda como foi esse processo no século XIX.
Datas Comemorativas - 2024

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Acesse para saber por que se comemora o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Entenda quem foi Zumbi e veja como o racismo está presente no nosso cotidiano.
Datas Comemorativas - 2024

Consciência negra

Entenda o que é consciência negra e qual o lugar e a importância dessa ideia em um mundo com tanta desigualdade racial. Veja também a origem desse termo no Brasil.
Sociologia

Escravidão Africana no Brasil

Clique para conhecer mais detalhes sobre a escravidão africana no Brasil. Veja quando começou e como era a rotina dos escravizados africanos.
História do Brasil

Escravidão no Brasil: formas de resistência

Acesse este texto para saber mais detalhes sobre as formas de resistência realizadas pelos escravos africanos ao longo de mais de 300 anos de escravidão no Brasil.
História do Brasil

Harriet Tubman

Acesse este texto para detalhes da vida de Harriet Tubman, uma mulher que fugiu da escravidão e dedicou a sua vida a ajudar outros escravizados.
História da América

Quilombo dos Palmares

Acesse este texto para saber mais informações sobre o maior quilombo que existiu no Brasil e que foi construído na região de Alagoas: o Quilombo dos Palmares.
História do Brasil

Quilombolas

Entre aqui para entender o significado do termo quilombola e a sua relação com os quilombos, além de conhecer um pouco da cultura dessas comunidades.
Sociologia

Tráfico negreiro

Clique e acesse este texto para saber um pouco mais sobre o tráfico negreiro, atividade que trouxe milhões de africanos para serem escravizados no Brasil.
História do Brasil

Zumbi dos Palmares

Leia este texto a respeito da vida e da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares — o maior quilombo da história brasileira.
Biografia