Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíadas (Jogos Olímpicos)

As Olimpíadas reúnem países de todos os continentes para disputar diferentes modalidades esportivas. Os Jogos Olímpicos são um dos maiores eventos do mundo.

Arcos olímpicos nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, na sede do Comitê Olímpico Internacional.
Arcos olímpicos representam os cinco continentes do mundo. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As Olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo, no qual países dos cinco continentes se reúnem para competir em diversas modalidades. Acontecem a cada quatro anos e são divididos entre as edições de verão e de inverno. Atletas com deficiência disputam as chamadas Paralimpíadas.

A promoção da paz, a integração e a união entre os países compõem o objetivo principal dos Jogos Olímpicos. De acordo com o Estatuto Olímpico, a intenção é garantir o desenvolvimento harmonioso da humanidade por meio da prática esportiva.

Leia mais: Jogos Pan-Americanos — reúnem atletas dos continentes americanos para a disputa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as Olimpíadas

  • As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a. C., na cidade de Olímpia.

  • Os Jogos Olímpicos da Antiguidade estavam associados a rituais religiosos e prestavam homenagens a deuses gregos, como Zeus.

  • Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer somente 1503 anos depois.

  • O francês Barão de Coubertin iniciou as Olimpíadas modernas, no ano de 1896.

  • As Paralimpíadas são as competições olímpicas disputadas por pessoas com algum tipo de deficiência.

  • Os Jogos Olímpicos são divididos em duas edições, uma de verão e a outra de inverno, que ocorrem em um intervalo de dois anos.

Olimpíadas na Antiguidade

As Olimpíadas na Antiguidade surgiram por volta de 776 a. C., conforme registros históricos. Entretanto, não há consenso entre os pesquisadores sobre um fato exato que tenha marcado o início dos jogos. Na Antiguidade, os jogos estavam associados a rituais religiosos. Nesse sentido, os gregos homenageavam Zeus, rei dos deuses na mitologia grega.

Os jogos recebem esse nome, pois começaram na cidade grega de Olímpia, situada no sudoeste da Grécia. As competições aconteciam nos momentos de trégua, pois naquela época eram comuns conflitos entre as cidades-estado gregas. A situação de trégua era decretada dois meses antes dos jogos, que ocorriam também de quatro em quatro anos, só que sempre em uma mesma cidade, Olímpia.

O anúncio do evento era dado por mensageiros em diferentes regiões, para que as pessoas pudessem viajar para Olímpia em segurança, já que os conflitos estariam interrompidos durante a competição.

Metais de fundo amarelo mostram diferentes figuras de atletas olímpicos da Grécia Antiga.
Coleção de metais soviéticos com a representação de esportes olímpicos da Grécia Antiga. [2]

Mulheres, estrangeiros e escravos eram proibidos de participar dos jogos antigos. Nem mesmo assistir era permitido às mulheres.

Era dado aos vencedores das competições uma coroa de oliveira, que representava a supremacia moral e espiritual dos Jogos Olímpicos.

O imperador romano Teodósio baniu a realização dos jogos no ano de 393 d. C., de acordo com registros oficiais. O fato marcou o fim das Olimpíadas na Antiguidade.

Leia mais: Fraudes olímpicas na Antiguidade

Olimpíadas modernas

As Olimpíadas modernas foram idealizadas pelo pedagogo e esportista francês Barão Pierre de Coubertin.

Escavações arqueológicas feitas em Olímpia entre os anos de 1875 e 1881 e o legado da Grécia inspiraram a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894. Coubertin foi o responsável pela fundação do órgão que regulamenta a competição.

A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada na cidade de Atenas, em 1896. Participaram 14 países e 241 atletas homens, pois as mulheres eram proibidas de competir. Atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis foram as modalidades participantes.

A premiação com medalha de ouro passou a ser feita somente em 1904. Na primeira edição, os vencedores receberam medalhas de prata, e os demais foram premiados com medalhas de cobre e ramos de louro.

Desde seu início, as Olimpíadas só não foram realizadas nos anos de 1916, por causa da Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra Mundial.

Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas. Mais de 10 mil atletas concorreram em 41 modalidades esportivas. Nessa edição, o golfe e o rúgbi voltaram a participar dos jogos, ambos os esportes não participavam desde 1924.

Cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016. [3]

A cerimônia de abertura é um grande evento que abre as Olimpíadas. Nela ocorrem apresentações artísticas de diferentes estilos, geralmente enfatizando as características do país que está sediando a edição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, 46 esportes participam das competições enquanto modalidades olímpicas. Os mais recentes são o skate, surfe, escalada, beisebol e karatê, que integraram o evento desde a edição de Tóquio 2020.

Leia mais: Olimpíadas de Tóquio 2020 — ocorreram sem público e em 2021, devido à pandemia de coronavírus

Curiosidades sobre as Olimpíadas

  • Londres sediou em 1908 a Olimpíada mais longa da história. Os jogos aconteceram entre 27 de abril e 31 de outubro.

  • Entre os anos de 1924 e 1992, as edições de verão e de inverno eram realizadas no mesmo ano.

  • Em 1920 foi hasteada a bandeira olímpica, pela primeira vez, na cidade de Antuérpia, na Bélgica.

  • Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, no ano de de 1932, na cidade estadunidense de Los Angeles.

  • Entre os anos de 1912 e 1948, arquitetos, escultores, pintores, músicos e escritores competiram enquanto artistas olímpicos.

  • As línguas inglesa e francesa são as oficiais das Olimpíadas. Elas são complementadas pela língua da cidade-sede dos jogos.

  • A primeira vez que o evento foi transmitido via satélite pela televisão foi nos jogos de Roma, em 1960. Na ocasião, mais de 200 milhões de pessoas assistiram às competições em 18 países europeus.

  • Somente em 2012, todos os países participantes dos jogos enviaram atletas mulheres.

  • O nadador dos Estados Unidos Michael Phelps é o atleta que conquistou mais medalhas olímpicas da história: 28 no total.

Símbolos olímpicos

Aros: os cinco aros que compõem a bandeira olímpica representam, cada um deles, os cinco continentes do mundo. As cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho são comuns nas bandeiras dos países que fazem parte do COI.

Tocha olímpica: a cada edição dos jogos, a tocha sai da Grécia e é transportada por diversos atletas até chegar à cerimônia de abertura. Acender a chama da tocha representa o início da celebração das Olimpíadas. O ato simboliza paz e amizade. Com a tocha, a pira olímpica é acendida, sendo apagada apenas ao final dos jogos. O design da tocha muda de acordo com a edição.

Mascote: a primeira mascote olímpica foi o cachorro Waldi, da raça Dachshund, nos jogos de Munique em 1972. As mascotes remetem aos sentidos de alegria e amizade, e são definidos de acordo com as características de cada país-sede.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o tema do tópico, leia: Símbolos olímpicos.

Jogos Olímpicos de Inverno

As Olimpíadas de Inverno tiveram início no ano de 1924, na cidade de Chamonix, na França, e se chamavam Semana Esportiva de Inverno. O título de Jogos Olímpicos foi estabelecido em 1926. A edição de inverno das Olimpíadas acontece também a cada quatro anos, no intervalo entre as edições de verão.

Atleta em competição de esqui nórdico com roupa vermelha e torcedores ao fundo.
Atleta de esqui nórdico nos Jogos Olímpicos de inverno de PyeongChang em 2018. [4]

Entre as modalidades esportivas disputadas no inverno, estão:

  • biatlo;

  • bobsled;

  • skeleton;

  • curling;

  • hóquei no gelo;

  • luge;

  • combinado nórdico;

  • esqui estilo livre;

  • salto de esqui.

Para se aprofundar no tema deste tópico, leia: Jogos Olímpicos de Inverno.

Paralimpíadas

As paralimpíadas, também realizadas a cada quatro anos, são compostas por competições de atletas que possuem algum tipo de deficiência.

A primeira edição ocorreu em 1960, em Roma, na Itália. A primeira participação brasileira aconteceu em 1972.

Entre as 22 modalidades paralímpicas estão:

  • basquetebol em cadeira de rodas;

  • goalball;

  • futebol de 5;

  • natação;

  • voleibol sentado.

O Brasil é uma potência nas Paralimpíadas. O país está entre os 10 maiores medalhistas paralímpicos da história. Até os jogos de Tóquio 2020, foram 87 medalhas de ouro, conquistadas em 12 participações.

Perguntas frequentes

Qual a origem das Olimpíadas?

  • As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a. C., na cidade de Olímpia.

Quais são os símbolos olímpicos?

  • Os símbolos olímpicos são: os aros, a tocha olímpica e o mascote.

Em que ano ocorreu a primeira edição das Olimpíadas?

  • A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada na cidade de Atenas, em 1896.

Créditos das imagens:

[1] Maykova Galina | Shutterstock

[2] Svetlana T | Shutterstock

[3] Petr Toman | Shutterstock

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "Olimpíadas (Jogos Olímpicos)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm. Acesso em 19 de maio de 2024.

Artigos Olimpíadas (Jogos Olímpicos)


A importância dos Jogos Olímpicos

Conheça a importância dos Jogos Olímpicos e os impactos gerados pelo evento.
Educação Física

Brasil nos Jogos Olímpicos

Clique para saber mais sobre o Brasil nos Jogos Olímpicos. Saiba quais foram as conquistas do Brasil nas Olimpíadas e os maiores medalhistas olímpicos brasileiros.
Educação Física

Como são Escolhidas as Cidades-Sede dos Jogos Olímpicos?

Como as Cidades-Sede são escolhidas e quais foram as Cidades que já participaram.
Educação Física

Fraudes Olímpicas na Antiguidade

As trapaças que marcaram os primeiros jogos olímpicos.
Educação Física

Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos, jogos olímpicos desde os tempos gregos, jogos de Olímpia, características dos jogos de Ólímpia, modernizando os jogos olímpicos.
Educação Física

Jogos Olímpicos de Inverno

História e importância dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Educação Física

Olimpíadas de 2008

Olimpíadas de 2008, como serão as Olimpíadas de 2008, esportes que farão parte das Olimpíadas de 2008, como ocorreu a escolha de Pequim como sede das Olimpíadas de 2008, mascotes das...
Educação Física

Olimpíadas de 2012 – Londres

Maior evento esportivo do mundo acontece de 27 de julho a 12 de agosto e vai reunir cerca de 16 mil atletas de 204 nacionalidades.
Educação Física

Olimpíadas Rio 2016

Conheça os detalhes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorreu pela primeira vez em uma cidade da América do Sul, em 2016.
Educação Física

Olimpíadas Tóquio 2020

Veja como foram as Olimpíadas de Verão 2020, realizadas em Tóquio, no Japão. Evento foi adiado em um ano devido à pandemia de covid-19.
Educação Física

Origem dos Jogos Olímpicos

Conheça a origem dos Jogos Olímpicos e que relação essa origem tem com a religião dos antigos gregos.
Educação Física

Paralimpíadas

Clique para conhecer mais detalhes acerca das Paralimpíadas. Entenda quando surgiu, como se desenvolveu e como foram as participações brasileiras.
Educação Física

Símbolos olímpicos

Conheça a tradição dos símbolos que representam a principal competição esportiva do mundo: os Jogos Olímpicos!
Educação Física

PUBLICIDADE