close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cinco maiores metrópoles brasileiras

As cinco maiores metrópoles do Brasil reúnem população de mais de 47 milhões de habitantes e exercem influência sobre centenas de municípios por todo o território nacional.

Vista da ponte Octávio Frias de Oliveira, construída sobre o Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, no Brasil.
São Paulo é atualmente a maior metrópole brasileira, sendo a única classificada como uma metrópole nacional.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As cinco maiores metrópoles brasileiras, levando em consideração a hierarquia urbana das cidades brasileiras estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), são:

  • São Paulo;

  • Rio de Janeiro;

  • Brasília;

  • Recife;

  • Belo Horizonte.

Vale destacar que as maiores metrópoles brasileiras são aqueles centros urbanos que exercem uma forte centralidade sobre outras cidades, próximas ou não, uma vez que concentram um grande número de entidades econômicas e financeiras, serviços e atividades culturais.

Confira nosso podcast: Mudanças demográficas brasileiras

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as cinco maiores metrópoles brasileiras

  • As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte.

  • São Paulo é a única pertencente à categoria de Grande Metrópole Nacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como Metrópoles Nacionais.

  • Uma metrópole é um centro urbano com elevado nível de desenvolvimento econômico e populacional que desempenha influência econômica, política e cultural em uma série de outras cidades, criando assim uma complexa rede urbana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as cinco maiores metrópoles brasileiras?

Levando em consideração o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a hierarquia urbana brasileira denominado Regiões de Influência das Cidades (Regic), de 2018, as cinco maiores metrópoles do país são as seguintes:

Metrópole

UF

População da região de influência

São Paulo

São Paulo

49.295.747

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

17.296.239

Brasília

Distrito Federal

11.649.359

Recife

Pernambuco

23.601.254

Belo Horizonte

Minas Gerais

21.069.799


É importante notar que a ordem da tabela acima não foi estabelecida necessariamente de acordo com o tamanho da população que cada uma dessas metrópoles influencia, mas sim de acordo a sua posição na hierarquia urbana brasileira, conforme veremos em mais detalhes no item a seguir.

O que é metrópole?

Uma metrópole é um centro urbano altamente desenvolvido que concentra um elevado número de instituições políticas e de gestão, econômicas e de serviços. Assim, ela desempenha influência sobre outras cidades, as quais não necessariamente estão inseridas na sua região metropolitana. Em muitos casos, a rede de influência que se desenvolve em torno das metrópoles abrange escalas territoriais que compreendem uma grande região, um país e até mesmo todo o planeta, no caso das metrópoles globais.

A classificação do IBGE reconhece que as metrópoles brasileiras exercem influência sobre todo o território nacional e define os seguintes níveis hierárquicos:

  • Grande Metrópole Nacional: nível que compreende somente a metrópole de São Paulo.

  • Metrópole Nacional: nível que compreende o grupo formado pelas metrópoles do Rio de Janeiro e Brasília.

  • Metrópole: nível que é ocupado por um total de 12 cidades brasileiras, dentre as quais se encontram Recife e Belo Horizonte.

Leia também: As 20 cidades mais populosas do mundo — as grandes aglomerações urbanas

Características das cinco maiores metrópoles brasileiras

As cinco maiores metrópoles do Brasil formam um amplo e complexo arranjo populacional, o qual compreende pouco mais de 47 milhões de habitantes, o equivalente a cerca de 20% de todos os habitantes do país. Levando em consideração a principal cidade na hierarquia urbana brasileira, a rede de influência das maiores metrópoles brasileiras supera os 49 milhões de habitantes e quase 680 municípios.

Cabe ressaltar aqui que uma rede não acontece de maneira independente da outra, havendo assim a sobreposição dessas áreas. Esse caso fica mais fácil de compreender quando tomamos como exemplo as metrópoles nacionais, cujo grau de polarização é extrapolado para todo o Brasil.

→ São Paulo (São Paulo)

 Vista do Edifício Copan, localizado no centro da cidade de São Paulo, no Brasil.
Vista do Edifício Copan, localizado no centro da cidade de São Paulo, que se tornou um dos símbolos da capital paulista.

A cidade de São Paulo é a capital do estado homônimo, localizado na região Sudeste do Brasil. Trata-se da maior metrópole do país, cuja região de influência é formada por uma população de 49.295.747 habitantes, ao passo que a sua região metropolitana compreende de forma direta 21,5 milhões de pessoas.

São Paulo é a maior cidade brasileira e uma das maiores do mundo, desempenhando a função de centro financeiro e econômico do país. Ela abriga a sede de importantes bancos internacionais e grandes empresas transnacionais de diferentes ramos produtivos, além de alocar a Bolsa de Valores brasileira. A capital paulista apresenta hoje um Produto Interno Bruto (PIB) de 763 bilhões de reais, respondendo assim por uma fatia equivalente a 10% da economia brasileira.

A metrópole, que é uma das duas cidades brasileiras a receberem a alcunha de cidade global, representa um importante polo atrativo para migrantes de todas as regiões do país e do mundo, o que lhe confere uma grande pluralidade cultural, que é expressa na sua paisagem urbana e composição de bairros. A cidade de São Paulo é reconhecida ainda pela ampla oferta de atividades culturais e de lazer, como teatros, museus, shows, exposições, cinemas e parques.

→ Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

 Vista do morro do Pão de Açúcar, localizado no Rio de Janeiro, no Brasil.
Vista do morro do Pão de Açúcar, uma das paisagens naturais mais conhecidas do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é uma das duas metrópoles nacionais e apresenta uma região de influência com 17.296.239 habitantes. Na sua região metropolitana, hoje vivem 13,1 milhões de pessoas. A sua economia municipal é a segunda maior do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 354 bilhões de reais.

O município é sede de uma das principais empresas estatais brasileiras, a Petrobras, sendo ainda um dos maiores produtores de petróleo do país. Graças às suas belezas naturais, que contempla as praias e o relevo único, marcado por feições como o Corcovado e o Pão de Açúcar e festas populares como o Carnaval, o Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Nesse sentido, as atividades terciárias apresentam grande importância na composição da economia carioca.

→ Brasília (Distrito Federal)

Vista aérea da cidade de Brasília, localizada no Distrito Federal, no Brasil.
Vista da cidade de Brasília, em que é possível observar a Catedral, o Museu Nacional Honestino Guimarães e prédios de órgãos do governo federal. [1]

Brasília é a segunda metrópole nacional brasileira junto do Rio de Janeiro, fechando esse nível hierárquico. Ela compreende uma região de influência de 11.649.359 de habitantes, de acordo com os dados da Regic.

A cidade de Brasília é o principal centro de gestão do Brasil. Ela foi projetada para desempenhar a função de capital federal ainda na década de 1950. Quanto à construção de Brasília, o projeto dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer foi posto em prática entre 1957 e 1960, ano em que a cidade foi inaugurada e houve a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro, no litoral sudeste, para a região Centro-Oeste do país. O PIB brasiliense é de 273,6 bilhões de reais, com uma economia altamente centrada nos serviços e nas atividades do setor de turismo.

→ Recife (Pernambuco)

 Vista aérea da praia de Boa Viagem, localizada em Recife, no Brasil.
Praia de Boa Viagem, em Recife. [2]

Recife é a capital do estado de Pernambuco, localizado na região Nordeste do Brasil. Dentro do escopo das metrópoles brasileiras, considerando o terceiro nível hierárquico do IBGE, é aquela que contém o maior número de pessoas na sua região de influência, totalizando 23.601.254 habitantes.

A cidade é um dos mais importantes polos econômicos do estado e da região a que ele pertence, sediando um parque industrial diversificado, formado por indústrias automobilísticas, farmacêuticas, têxteis, de construção naval e muitas outras. O PIB recifense é da ordem de 54,6 bilhões de reais e é composto em grande parte também por atividades terciárias como o turismo. Recife tem uma grande tradição de festejos populares, como o Carnaval, além de belezas naturais que atraem visitantes de todo o país.

→ Belo Horizonte (Minas Gerais)

Vista da Lagoa da Pampulha, localizada em Belo Horizonte, no Brasil.
 Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do país. Ela apresenta 21.069.799 habitantes em sua região de influência e uma região metropolitana que compreende 5,9 milhões de pessoas. A cidade de Belo Horizonte é também uma cidade planejada, com inauguração realizada no ano de 1897.

Ela representa hoje o principal centro econômico do estado de Minas Gerais e uma das maiores economias municipais brasileiras, com PIB que supera os 97 bilhões de reais. Empresas de tecnologia e comunicação, eletrônica e da moda se instalaram no município, e ele também abriga importantes instituições financeiras e comerciais.

Créditos de imagem

[1] 061 Filmes / Shutterstock

[2] Antonio Salaverry / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Cinco maiores metrópoles brasileiras"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cinco-maiores-metropoles-brasileiras.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


os estados unidos e o canada são grandes consumidores de carvão e petroleo como esse fato se relaciona com alto nivel de desenvolvimento industrial e tecnologico desses paises?

Por Jessica Neves
Responder
Ver respostas

A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Estude agora


O Estado para Karl Marx

O que é o Estado para Marx? Aprenda tudo sobre a ideia de Estado para o filósofo alemão que contribuiu para uma...

Empuxo

Na aula de hoje, o professor Rafael Helerbrock explica o que é empuxo e como funciona o princípio de Arquimedes. Que...