Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Pontos extremos do Brasil

O Brasil se estende do Caburaí ao Chuí e da ponta do Seixas à serra de Contamana. O conhecimento dos pontos extremos é importante para a demarcação dos limites territoriais.

Mapa do IBGE indicando os quatro pontos extremos do Brasil.
Os pontos extremos do Brasil indicam os limites norte, sul, leste e oeste do território nacional. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os pontos extremos do Brasil correspondem àquelas localidades situadas nos limites norte, sul, leste e oeste do país. O espaço entre elas, que é de mais de 4 mil quilômetros tanto de norte a sul quanto de leste a oeste, representa as maiores distâncias que podem ser percorridas dentro do território nacional. A identificação e demarcação dos pontos extremos do Brasil é importante para a delimitação dos limites do território brasileiro, além de agregar valor turístico para as localidades correspondentes.

Leia também: Mapa do Brasil — a representação cartográfica do país

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os pontos extremos do Brasil

  • Os pontos extremos do Brasil são as localidades situadas nos limites norte (nascente do rio Ailã), sul (Arroio Chuí), leste (ponta do Seixas) e oeste (nascente do rio Moa) do território nacional.

  • O espaço entre eles representa as maiores distâncias que podem ser percorridas tanto de norte a sul quanto de leste a oeste dentro dos limites do território brasileiro.

  • De norte a sul, essa distância é de 4.378,41 km, enquanto a medida leste-oeste é de 4.326,63 km.

  • Sua demarcação é importante para a determinação dos limites territoriais do Brasil e o consequente estabelecimento das fronteiras nacionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os pontos extremos do Brasil?

Os pontos extremos do Brasil são aqueles situados nas extremidades norte, sul, leste e oeste do território nacional. A distância medida entre eles, de norte a sul e de leste a oeste, são as maiores distâncias possíveis de ser mensuradas dentro das fronteiras do país. A demarcação dos pontos extremos do Brasil foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Extremo norte: nascente do rio Ailã


O ponto mais setentrional, isto é, mais ao norte do território brasileiro é a nascente do rio Ailã. Ele se encontra no município de Uiramutã, pertencente ao estado de Roraima e próximo à fronteira com a Guiana. Suas coordenadas são as seguintes:

  • Latitude: 05° 16'19" S

  • Longitude: 60° 12'45" O

A nascente do rio Ailã fica no monte Caburaí, que se encontra a uma altitude de 1465 metros acima do nível do mar. Esse ponto nem sempre foi considerado um dos extremos do Brasil. O monte Caburaí foi oficializado como extremo norte do país somente no ano de 1998, após a confirmação feita mediante o uso de Sistema de Posicionamento Global (GPS). Até então, dizia-se que o território brasileiro se estendia do Oiapoque, extremo norte do estado do Amapá, até o Chuí, atual extremo sul do Brasil.

Extremo sul: Arroio Chuí


O ponto mais ao sul do Brasil, ou mais meridional, está localizado no município de Chuí, pertencente ao estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o Uruguai. Trata-se do Arroio Chuí, um rio que faz as vezes de fronteira natural entre ambos os países. De acordo com o IBGE, as coordenadas desse ponto são:

  • Latitude: 33° 45'07" S

  • Longitude: 53° 23'50" O

É importante considerar que o ponto correspondente ao extremo sul do Brasil está situado no leito do rio, e a sua localização exata pode sofrer variações periódicas.

Extremo leste: ponta do Seixas


O ponto localizado mais ao leste no território nacional, chamado também de ponto oriental, é a ponta do Seixas. Ela fica situada na cidade de João Pessoa, que é a capital do estado da Paraíba, no Nordeste do país. Suas coordenadas geográficas são as seguintes:

  • Latitude: 07° 09'18" S

  • Longitude: 34° 47'35" O

Extremo oeste: nascente do rio Moa


O ponto mais ocidental ou mais a oeste do território brasileiro está situado no município de Mâncio Lima, no estado do Acre, na divisa com o Peru. Trata-se da nascente do rio Moa, que fica na serra de Contamana ou serra do Divisor, a uma altitude de 158 metros. Suas coordenadas geográficas são as seguintes:

  • Latitude: 07° 32'09" S

  • Longitude: 73° 59'26" O

Como vimos, o distanciamento entre os extremos norte e sul e oeste e leste são os maiores encontrados no território brasileiro. Evidenciamos abaixo quais são essas medidas:

Distância norte-sul: 4.378,41 km

Distância leste-oeste: 4.326,63 km


Veja também: Localização do Brasil no mundo

Qual a importância dos pontos extremos do Brasil?

A demarcação dos pontos extremos do Brasil é importante para a determinação oficial dos limites territoriais do país e, por conseguinte, a definição de suas fronteiras. Além disso, muitas dessas localidades recebem marcos físicos que indicam que aquele é um dos pontos extremos do território nacional, o que pode ser utilizado como uma maneira de fomentar a atividade turística nessas áreas.

Exercícios resolvidos sobre os pontos extremos do Brasil

Questão 1

(UFT) De acordo com a figura, marque a alternativa que representa corretamente os pontos extremos do Brasil e suas respectivas localizações.

Mapa do IBGE de 2002 dos pontos extremos do Brasil.

A) Ao norte, cabo Orange, em Roraima; ao leste, a ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Acre.

B) Ao norte, a serra do Caburaí, em Roraima; ao leste, a ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Acre.

C) Ao norte, o cabo Orange, no Amapá; ao leste, a ponta do Seixas, em Pernambuco; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Acre.

D) Ao norte, a serra do Caburaí, no Amapá; ao leste, a ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao oeste, a serra da Contamana, no Amazonas.

Resolução:

Alternativa B

A segunda alternativa é a única que apresenta a localização e a identificação correta dos pontos extremos do território brasileiro.

Questão 2

O Brasil apresenta mais de 8 milhões de km² de extensão territorial, sendo por isso caracterizado como um país de dimensões continentais. Seus pontos extremos estão situados a mais de 4 mil km de distância em ambos os sentidos (norte-sul e leste-oeste), e a sua delimitação é de grande importância, pois:

A) atrai maior aporte de investimentos para os municípios.

B) estabelece grandes polos turísticos nacionais.

C) determina os limites do território e auxilia na demarcação das fronteiras.

D) renova os marcos geodésicos do território.

Resolução:

Alternativa C

A maior importância atribuída aos pontos extremos diz respeito ao seu papel na identificação dos limites do território nacional e auxílio na delimitação das fronteiras terrestres do país.

Crédito de imagem

[1] IBGE (reprodução)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Pontos extremos do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/pontos-extremos-do-brasil.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...

Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...