Whatsapp

Radônio

Química

O radônio é um elemento químico que pertence à família dos gases nobres, sendo muito aplicado no tratamento contra o câncer.
PUBLICIDADE

O radônio é um elemento químico de símbolo Rn e de número atômico igual a 86 (86 prótons e 86 elétrons), com massa atômica de aproximadamente 222 u. É pertencente à família dos gases nobres, encontrado no grupo 18 ou 8A da tabela periódica dos elementos. Como a própria localização na tabela já diz, o radônio encontra-se no estado gasoso e é inerte, ou seja, não reage com outros elementos.

Características físicas do Radônio: Em temperatura ambiente é um gás incolor, mas quando submetido ao resfriamento abaixo do ponto de solidificação, passa a exibir uma fosforescência brilhante de tom amarelado quando está com a temperatura reduzida e vermelha alaranjada quando começa a atingir o estado de ar liquefeito.

Aplicações do Radônio: é usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer. Para esta última finalidade o gás é obtido a partir do elemento químico radioativo: Rádio (Ra).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Radônio no tratamento contra o câncer
Radônio no tratamento contra o câncer

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Radônio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/radonio.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Os gases nobres são os únicos elementos encontrados na forma isolada na natureza. Saiba mais sobre eles aqui neste artigo!