Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
Essa relação pode ser expressa pela fórmula:
d = m
V
No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL.
A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias. Por exemplo, a densidade da água nas condições ambientes é igual a 1,00 g/cm3, o que quer dizer que em 1 cm3 ou em 1 mL, há 1,0 g de água.
Já a densidade de uma mistura varia de acordo com as quantidades das substâncias envolvidas. Um exemplo é se prepararmos meio litro de uma solução, misturando 50 gramas de um sal em 500 g de água. A densidade dessa solução será dada por:
d = m
v
d = 550 g → (massa do sal + massa da água)
500 mL
d = 1,1 g/mL
A densidade também varia conforme a temperatura. Por exemplo, ao se tornar gelo a uma temperatura abaixo de 0ºC, a densidade da água fica menor do que no estado líquido, passando para 0,92 g/cm3. É inclusive por isso que o gelo flutua na água, pois ele é menos denso. Já no álcool, o gelo afunda, pois a densidade do etanol é menor que a do gelo (0,79 g/cm3).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Densidade do gelo em comparação com a da água e do etanol
O conceito de densidade é muito importante no cotidiano. Um exemplo disso é que por meio dela é possível verificar se houve alguma adulteração em determinados produtos que são comercializados. Isso acontece com o leite e com o etanol combustível, em que a adulteração mais frequente é a adição de água, e também com a gasolina, quando é adicionado mais etanol do que o permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é de 25% em volume.
O uso de um aparelho, denominado densímetro, permite verificar se a densidade dos líquidos mudou em razão da adição de algum produto diferente.
O densímetro é usado para medir densidade de líquidos
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química